The secondary education reformand the professional identity of Federal Institute teachers: a study of systematical review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21131 |
Resumo: | Neste artigo, apresentaremos parte de um estudo de revisão sistemática que segue com o objetivo de cartografar a tipologia de pesquisas que investigam os impactos da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, e focalizam as discussões na figura do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT dos IFs, em especial para a configuração identitária profissional desse professorado. O estudo envolveu análise documental e bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, e no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2023. As 10 etapas de busca geraram 16 resultados, e, após a pré-análise, foram integralizados três trabalhos. A análise dos resultados evidencia a pertinência de que sejam realizadas pesquisas futuras sobre a temática, pois, até o momento, há carência de estudos publicados. E os escassos trabalhos publicados apresentam resultados divergentes: enquanto um trabalho afirma que a Reforma do Ensino Médio não impactou os Institutos Federais, outro relata a experiência de reformulação de um curso de Ensino Médio integrado ao ensino profissional, em uma unidade de um Instituto Federal - IF; e ainda, outro estudo indica resistência para a implementação da Reforma em outra unidade dessa instituição, em consonância com o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, de que a Reforma é contrária à identidade institucional dos Institutos Federais. |
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The secondary education reformand the professional identity of Federal Institute teachers: a study of systematical review Reforma de la escuela secundaria e identidad profesional de los docentes de Institutos Federales: un estudio de revisión sistemáticaReforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais: um estudo de revisão sistemáticareforma de la escuela secundariaeducación profesionalidentidad profesionalreforma do ensino médioeducação profissionalidentidade profissional docentePolítica pública educacionalsecondary education reformprofessional educationteacher professional identityNeste artigo, apresentaremos parte de um estudo de revisão sistemática que segue com o objetivo de cartografar a tipologia de pesquisas que investigam os impactos da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, e focalizam as discussões na figura do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT dos IFs, em especial para a configuração identitária profissional desse professorado. O estudo envolveu análise documental e bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, e no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2023. As 10 etapas de busca geraram 16 resultados, e, após a pré-análise, foram integralizados três trabalhos. A análise dos resultados evidencia a pertinência de que sejam realizadas pesquisas futuras sobre a temática, pois, até o momento, há carência de estudos publicados. E os escassos trabalhos publicados apresentam resultados divergentes: enquanto um trabalho afirma que a Reforma do Ensino Médio não impactou os Institutos Federais, outro relata a experiência de reformulação de um curso de Ensino Médio integrado ao ensino profissional, em uma unidade de um Instituto Federal - IF; e ainda, outro estudo indica resistência para a implementação da Reforma em outra unidade dessa instituição, em consonância com o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, de que a Reforma é contrária à identidade institucional dos Institutos Federais.In the present paper, we show part of a study of systematical review aiming to map the typology of researches that investigate the impacts of Secondary Education Reform (Law 13.145/17) of Federal Institutes of Education, Science and Technology – IFs, and focus the discussions on the Basic, Technical and Technological Education teacher – EBTT of the IFs, specially on the professional identity configuration of those teachers. The study involved document and bibliographical analysis from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD and the Portal of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES, from September, 2016 to February, 2023. Ten search stages generated 16 results, and after a pre-analysis, three works were integrated. The analysis of the results reveals the pertinence of conducting new future researches on that topic, since published studies have been scarce up to the moment. And such studies present divergent results; whereas some work states that the Secondary Education Reform did not cause impact on Federal Institutes, another reports the experience of reformulating a Middle School course integrated to professional education in one Federal Institute – IF; and also another study shows some resistance against the implementation of the Reform in another unit of that Institute, in accordance with the National Council of Federal Institutes of Professional, Scientific and Technological Education – CONIF, which claims that the Reform is contrary to the institutional identity of Federal Institutes.En este artículo, presentamos parte de un estudio de revisión sistemática con el objetivo de mapear la tipología de investigaciones que examinan los impactos de la Reforma de la Enseñanza Media (Ley 13.145/17) para los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología - IFs , y centrar las discusiones en la figura del Docente de Educación Básica, Técnica y Tecnológica - EBTT de las FI, en especial para la configuración de la identidad profesional de esta profesión docente. El estudio involucró análisis documental y bibliográfico, con búsquedas en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones – BDTD, y Portal de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior – CAPES, de septiembre de 2016 a febrero de 2023. Las búsquedas generaron 16 resultados, y , luego de un preanálisis, se terminaron tres obras. El análisis de los resultados muestra la pertinencia de realizar futuras investigaciones sobre el tema, ya que, hasta el momento, se carece de estudios publicados. Y los trabajos publicados muestran resultados divergentes: mientras un trabajo afirma que la Reforma de la Enseñanza Media no impactó en los Institutos Federales, otro relata la experiencia de reformulación de un curso de Enseñanza Media integrado a la formación profesional, en una unidad de un Instituto Federal - IF; y sin embargo, otro estudio señala resistencias a la implementación de la Reforma en otra unidad de esa institución en consonancia con la posición del Consejo Nacional de Instituciones de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica - CONIF, de que la Reforma es contraria a la identidad institucional de los Institutos Federales.Universidade Federal do Maranhão2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2113110.18764/2358-4319v16n2.2023.32Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 302-331Education and Emancipation; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 302-3312358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21131/11915Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValverde, Solema Sanches Silva, Maria de Lourdes Ramos da2023-07-13T22:20:46Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/21131Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-07-13T22:20:46Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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