Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Wilson Alves de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ghamoun, Ali Kalil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4983
Resumo: RESUMOO artigo resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi um estudo da Contradança de Santa Cruz de Goiás, buscando refletir sobre sua importância nas aulas de educação física. Para isso foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa empírica, com abordagem quali-quantitiva, em forma de pesquisa etnográfica-participante na referida cidade, durante a festividade, e no Colégio Estadual Antônio de Ramos Caiado. Para a abordagem teórica, foram usados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólio e Bonetti, dentre os autores que pesquisam dança, cultura e educação física, além dos culturalistas Brandão, Geertz, McLaren e Giroux. Os resultados mais relevantes encontrados dizem que: a contradança é um evento significativo para a cidade e para a educação, sendo possível inserir a mesma no currículoescolar. Conclui-se que mudanças significativas na educação só serão possíveis na medida em que, além de outros fatores, o profissional de educação física perceba a importância de realizar mudanças em sua prática a partir da proposta de inserção das Contradanças – assim comooutras manifestações culturais - nas referidas aulas.Palavras-chave: Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.ABSTRACTThe article results from a research whose objective has been studying the folk dance of Santa Cruz de Goiás town, seeking to reflect on its importance in physical education classes. To accomplish this, a literature review has been done, as well as an empirical research, in a quali-quantitative approach in the form of ethnographic participant research in that city during the cultural festival, at the Antonio Caiado Ramos School. For the theoretical basis, among the authors researching dance, texts written by Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólioand Bonetti were used, along with texts by the culturalists as Brandão, Geertz, McLaren and Giroux. The most relevant findings have been: the folk dance is a significant event for the city and for education. We conclude that changes on education so to value those events will be possible only when physical education teachers realize the importance of making changes in their practice in order to include the Folk dance -as well as other cultural popular manifestations - in their classes.Keywords: Corporeity. Culture and physical education. Folklore and education.RESUMENEl artículo resulta de una investigación cuyo objetivo fue un estudio de la Contradanza de Santa Cruz de Goiás, en que se busca reflexionar su importancia en las clases de Educación Física. Para esto, se hizo, además de la búsqueda bibliográfica, una investigación empírica, con enfoque cualitativo y cuantitativo en forma de investigación etnográfica participante en la dicha ciudad durante la festividade, y en la escuela pública estatal Antônio de Ramos Caiado. Para el enfoque teórico fueron utilizados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daolio y Bonetti, entre otros autores que investigan la Danza, la Cultura y la Educación Física, además de los culturalistas Brandão, Geertz, McLaren y Giroux. Los resultados más relevantes encontrados indican que: la contradanza es un hecho significativo para la ciudad y para la educación, y se puede insertarla en el programa escolar. Se concluye que cambios significativos en la educación sólo serán posibles en la medida que, además de otros factores, los profesionales de Educación Física perceban la importancia de hacer cambios en su práctica a partir de la propuesta de inserción de las Contradanzas -, así como otras manifestaciones culturales en las dichas clases.Palabras clave: Corporeidad. Educación Física y cultura. Folclore educación.
id UFMA-3_fb5bccc82029aeae66c392e6873d287f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4983
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa CruzCorporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.RESUMOO artigo resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi um estudo da Contradança de Santa Cruz de Goiás, buscando refletir sobre sua importância nas aulas de educação física. Para isso foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa empírica, com abordagem quali-quantitiva, em forma de pesquisa etnográfica-participante na referida cidade, durante a festividade, e no Colégio Estadual Antônio de Ramos Caiado. Para a abordagem teórica, foram usados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólio e Bonetti, dentre os autores que pesquisam dança, cultura e educação física, além dos culturalistas Brandão, Geertz, McLaren e Giroux. Os resultados mais relevantes encontrados dizem que: a contradança é um evento significativo para a cidade e para a educação, sendo possível inserir a mesma no currículoescolar. Conclui-se que mudanças significativas na educação só serão possíveis na medida em que, além de outros fatores, o profissional de educação física perceba a importância de realizar mudanças em sua prática a partir da proposta de inserção das Contradanças – assim comooutras manifestações culturais - nas referidas aulas.Palavras-chave: Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.ABSTRACTThe article results from a research whose objective has been studying the folk dance of Santa Cruz de Goiás town, seeking to reflect on its importance in physical education classes. To accomplish this, a literature review has been done, as well as an empirical research, in a quali-quantitative approach in the form of ethnographic participant research in that city during the cultural festival, at the Antonio Caiado Ramos School. For the theoretical basis, among the authors researching dance, texts written by Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólioand Bonetti were used, along with texts by the culturalists as Brandão, Geertz, McLaren and Giroux. The most relevant findings have been: the folk dance is a significant event for the city and for education. We conclude that changes on education so to value those events will be possible only when physical education teachers realize the importance of making changes in their practice in order to include the Folk dance -as well as other cultural popular manifestations - in their classes.Keywords: Corporeity. Culture and physical education. Folklore and education.RESUMENEl artículo resulta de una investigación cuyo objetivo fue un estudio de la Contradanza de Santa Cruz de Goiás, en que se busca reflexionar su importancia en las clases de Educación Física. Para esto, se hizo, además de la búsqueda bibliográfica, una investigación empírica, con enfoque cualitativo y cuantitativo en forma de investigación etnográfica participante en la dicha ciudad durante la festividade, y en la escuela pública estatal Antônio de Ramos Caiado. Para el enfoque teórico fueron utilizados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daolio y Bonetti, entre otros autores que investigan la Danza, la Cultura y la Educación Física, además de los culturalistas Brandão, Geertz, McLaren y Giroux. Los resultados más relevantes encontrados indican que: la contradanza es un hecho significativo para la ciudad y para la educación, y se puede insertarla en el programa escolar. Se concluye que cambios significativos en la educación sólo serán posibles en la medida que, además de otros factores, los profesionales de Educación Física perceban la importancia de hacer cambios en su práctica a partir de la propuesta de inserción de las Contradanzas -, así como otras manifestaciones culturales en las dichas clases.Palabras clave: Corporeidad. Educación Física y cultura. Folclore educación.Universidade Federal do Maranhão2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/498310.18764/2358-4319.v9n1p140-166Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 140-1662358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4983/3063Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Wilson Alves deGhamoun, Ali Kalil2017-06-25T06:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4983Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:08:55Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
title Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
spellingShingle Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
Paiva, Wilson Alves de
Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.
title_short Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
title_full Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
title_fullStr Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
title_full_unstemmed Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
title_sort Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
author Paiva, Wilson Alves de
author_facet Paiva, Wilson Alves de
Ghamoun, Ali Kalil
author_role author
author2 Ghamoun, Ali Kalil
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Wilson Alves de
Ghamoun, Ali Kalil
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.
topic Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.
description RESUMOO artigo resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi um estudo da Contradança de Santa Cruz de Goiás, buscando refletir sobre sua importância nas aulas de educação física. Para isso foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa empírica, com abordagem quali-quantitiva, em forma de pesquisa etnográfica-participante na referida cidade, durante a festividade, e no Colégio Estadual Antônio de Ramos Caiado. Para a abordagem teórica, foram usados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólio e Bonetti, dentre os autores que pesquisam dança, cultura e educação física, além dos culturalistas Brandão, Geertz, McLaren e Giroux. Os resultados mais relevantes encontrados dizem que: a contradança é um evento significativo para a cidade e para a educação, sendo possível inserir a mesma no currículoescolar. Conclui-se que mudanças significativas na educação só serão possíveis na medida em que, além de outros fatores, o profissional de educação física perceba a importância de realizar mudanças em sua prática a partir da proposta de inserção das Contradanças – assim comooutras manifestações culturais - nas referidas aulas.Palavras-chave: Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.ABSTRACTThe article results from a research whose objective has been studying the folk dance of Santa Cruz de Goiás town, seeking to reflect on its importance in physical education classes. To accomplish this, a literature review has been done, as well as an empirical research, in a quali-quantitative approach in the form of ethnographic participant research in that city during the cultural festival, at the Antonio Caiado Ramos School. For the theoretical basis, among the authors researching dance, texts written by Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólioand Bonetti were used, along with texts by the culturalists as Brandão, Geertz, McLaren and Giroux. The most relevant findings have been: the folk dance is a significant event for the city and for education. We conclude that changes on education so to value those events will be possible only when physical education teachers realize the importance of making changes in their practice in order to include the Folk dance -as well as other cultural popular manifestations - in their classes.Keywords: Corporeity. Culture and physical education. Folklore and education.RESUMENEl artículo resulta de una investigación cuyo objetivo fue un estudio de la Contradanza de Santa Cruz de Goiás, en que se busca reflexionar su importancia en las clases de Educación Física. Para esto, se hizo, además de la búsqueda bibliográfica, una investigación empírica, con enfoque cualitativo y cuantitativo en forma de investigación etnográfica participante en la dicha ciudad durante la festividade, y en la escuela pública estatal Antônio de Ramos Caiado. Para el enfoque teórico fueron utilizados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daolio y Bonetti, entre otros autores que investigan la Danza, la Cultura y la Educación Física, además de los culturalistas Brandão, Geertz, McLaren y Giroux. Los resultados más relevantes encontrados indican que: la contradanza es un hecho significativo para la ciudad y para la educación, y se puede insertarla en el programa escolar. Se concluye que cambios significativos en la educación sólo serán posibles en la medida que, además de otros factores, los profesionales de Educación Física perceban la importancia de hacer cambios en su práctica a partir de la propuesta de inserción de las Contradanzas -, así como otras manifestaciones culturales en las dichas clases.Palabras clave: Corporeidad. Educación Física y cultura. Folclore educación.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4983
10.18764/2358-4319.v9n1p140-166
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4983
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v9n1p140-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4983/3063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.9, n.1, jan./jun. 2016; p. 140-166
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320116822016