Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400 |
Resumo: | O artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética. |
id |
UFMA-3_fc1c528b0849002a4cd48c41fcb403bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20400 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-BahiaTeaching work: what’s said and what’s not said by teachers at a public school in Salvador – BahiaTrabalho docente : ditos e não ditos de professoras em uma escola pública em Salvador-Bahia teaching workprofession and proletariatcontinuing educationEducationtrabajo docenteprofesión y proletariadoformación continuadaEducacióntrabalho docenteprofissão e proletariadoformação continuadaEducaçãoO artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética.El artículo que aquí se presenta es el resultado de una investigación de Maestría realizada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación y Contemporaneidad (PPGEDUC) de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), tuvo como locus una escuela de la red pública de Salvador-Bahía; trae como principal inquietud la comprensión de las maestras sobre el trabajo docente al tiempo en que se evidencia la complejidad que involucra la profesión docente y señala elementos que contribuyen a la comprensión de la importancia de la formación contínua desde el contexto vivido en la escuela. Se trata de un estudio de caso con enfoque cualitativo, a través de los dispositivos entrevistas y grupos de discusión y presenta los fundamentos teóricos asociados a los discursos de las profesoras. Los resultados, la voz y el turno de las profesoras, demuestran que se comprenden como profesionales, sujetas de una actividad compleja que se disponen al trabajo y que entienden el trabajo docente como una forma de registrarse en el mundo sumando competencia, conocimiento, responsabilidad y ética.The article presented here, whose locus is a public school in Salvador-Bahia, is the result of a Master's research carried out within the scope of the Graduate Education and Contemporary Program (PPGEDUC) at the State University of Bahia (UNEB). This research brings as its main concern the understanding of teachers about the teaching work while it highlights the complexity that involves their profession and points out, from the context experienced at school, elements that contribute to the understanding of the importance of continuing education. This is a case study with a qualitative approach, through interviews and discussion groups, and presents theoretical foundations associated with the teachers' speeches. The results, in their own voices, show that the teachers understand themselves as professionals, subjects of a complex activity that are willing to work and who understand teaching work as a way of making a difference in the world, adding competence, knowledge, responsibility and ethics.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040010.18764/2358-4319v15n2.2022.22Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400/11422http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Claudia UrpiaAndrade, Dídima Maria de Mello2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20400Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia Teaching work: what’s said and what’s not said by teachers at a public school in Salvador – Bahia Trabalho docente : ditos e não ditos de professoras em uma escola pública em Salvador-Bahia |
title |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia |
spellingShingle |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia Rosa, Claudia Urpia teaching work profession and proletariat continuing education Education trabajo docente profesión y proletariado formación continuada Educación trabalho docente profissão e proletariado formação continuada Educação |
title_short |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia |
title_full |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia |
title_fullStr |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia |
title_full_unstemmed |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia |
title_sort |
Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia |
author |
Rosa, Claudia Urpia |
author_facet |
Rosa, Claudia Urpia Andrade, Dídima Maria de Mello |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Dídima Maria de Mello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Claudia Urpia Andrade, Dídima Maria de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching work profession and proletariat continuing education Education trabajo docente profesión y proletariado formación continuada Educación trabalho docente profissão e proletariado formação continuada Educação |
topic |
teaching work profession and proletariat continuing education Education trabajo docente profesión y proletariado formación continuada Educación trabalho docente profissão e proletariado formação continuada Educação |
description |
O artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400 10.18764/2358-4319v15n2.2022.22 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v15n2.2022.22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400/11422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 2022 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322277937152 |