Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Claudia Urpia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Dídima Maria de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400
Resumo: O artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética.
id UFMA-3_fc1c528b0849002a4cd48c41fcb403bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20400
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-BahiaTeaching work: what’s said and what’s not said by teachers at a public school in Salvador – BahiaTrabalho docente : ditos e não ditos de professoras em uma escola pública em Salvador-Bahia teaching workprofession and proletariatcontinuing educationEducationtrabajo docenteprofesión y proletariadoformación continuadaEducacióntrabalho docenteprofissão e proletariadoformação continuadaEducaçãoO artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética.El artículo que aquí se presenta es el resultado de una investigación de Maestría realizada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación y Contemporaneidad (PPGEDUC) de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), tuvo como locus una escuela de la red pública de Salvador-Bahía; trae como principal inquietud la comprensión de las maestras sobre el trabajo docente al tiempo en que se evidencia la complejidad que involucra la profesión docente y señala elementos que contribuyen a la comprensión de la importancia de la formación contínua desde el contexto vivido en la escuela. Se trata de un estudio de caso con enfoque cualitativo, a través de los dispositivos entrevistas y grupos de discusión y presenta los fundamentos teóricos asociados a los discursos de las profesoras. Los resultados, la voz y el turno de las profesoras, demuestran que se comprenden como profesionales, sujetas de una actividad compleja que se disponen al trabajo y que entienden el trabajo docente como una forma de registrarse en el mundo sumando competencia, conocimiento, responsabilidad y ética.The article presented here, whose locus is a public school in Salvador-Bahia, is the result of a Master's research carried out within the scope of the Graduate Education and Contemporary Program (PPGEDUC) at the State University of Bahia (UNEB). This research brings as its main concern the understanding of teachers about the teaching work while it highlights the complexity that involves their profession and points out, from the context experienced at school, elements that contribute to the understanding of the importance of continuing education. This is a case study with a qualitative approach, through interviews and discussion groups, and presents theoretical foundations associated with the teachers' speeches. The results, in their own voices, show that the teachers understand themselves as professionals, subjects of a complex activity that are willing to work and who understand teaching work as a way of making a difference in the world, adding competence, knowledge, responsibility and ethics.Universidade Federal do Maranhão2022-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2040010.18764/2358-4319v15n2.2022.22Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 20222358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400/11422http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Claudia UrpiaAndrade, Dídima Maria de Mello2022-11-24T19:55:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20400Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2022-11-24T19:55:20Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
Teaching work: what’s said and what’s not said by teachers at a public school in Salvador – Bahia
Trabalho docente : ditos e não ditos de professoras em uma escola pública em Salvador-Bahia
title Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
spellingShingle Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
Rosa, Claudia Urpia
teaching work
profession and proletariat
continuing education
Education
trabajo docente
profesión y proletariado
formación continuada
Educación
trabalho docente
profissão e proletariado
formação continuada
Educação
title_short Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
title_full Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
title_fullStr Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
title_full_unstemmed Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
title_sort Trabajo docente: dichos y no dichos de profesoras en una escuela pública en Salvador-Bahia
author Rosa, Claudia Urpia
author_facet Rosa, Claudia Urpia
Andrade, Dídima Maria de Mello
author_role author
author2 Andrade, Dídima Maria de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Claudia Urpia
Andrade, Dídima Maria de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv teaching work
profession and proletariat
continuing education
Education
trabajo docente
profesión y proletariado
formación continuada
Educación
trabalho docente
profissão e proletariado
formação continuada
Educação
topic teaching work
profession and proletariat
continuing education
Education
trabajo docente
profesión y proletariado
formación continuada
Educación
trabalho docente
profissão e proletariado
formação continuada
Educação
description O artigo ora apresentado é fruto de uma pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Teve como lócus uma escola da rede pública de Salvador-Bahia; traz como principal inquietação a compreensão das professoras acerca do trabalho docente, ao tempo em que evidencia a complexidade que envolve a profissão docente e aponta elementos que contribuam para a compreensão da importância da formação contínua a partir do contexto vivido na escola. Trata-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, por meio dos dispositivos entrevistas e grupo de discussão, e apresenta fundamentos teóricos associados às falas das professoras. Os resultados, a voz e a vez das professoras apontam compreenderem-se profissionais, sujeitas de uma atividade complexa, que se dispõem ao trabalho e que compreendem trabalho docente como forma de inscrição no mundo, agregando competência, conhecimento, responsabilidade e ética.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400
10.18764/2358-4319v15n2.2022.22
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v15n2.2022.22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20400/11422
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 15, n. 2, maio/ago. 2022
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322277937152