Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338 |
Resumo: | ResumoO artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquecea discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contatomediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.AbstractThe present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches thediscussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts. |
id |
UFMA-3_fd737500a6c43a9fd83d91d75a6b08e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5338 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artesProcesso educativoPequenas históriasAteliê de artes.ResumoO artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquecea discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contatomediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.AbstractThe present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches thediscussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts.Universidade Federal do Maranhão2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 58-752358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338/3241Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRonconi, Ana Cristina AloiaAtihé, Eliana Braga Aloia2017-06-25T06:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5338Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:19:57Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
title |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
spellingShingle |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes Ronconi, Ana Cristina Aloia Processo educativo Pequenas histórias Ateliê de artes. |
title_short |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
title_full |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
title_fullStr |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
title_full_unstemmed |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
title_sort |
Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes |
author |
Ronconi, Ana Cristina Aloia |
author_facet |
Ronconi, Ana Cristina Aloia Atihé, Eliana Braga Aloia |
author_role |
author |
author2 |
Atihé, Eliana Braga Aloia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ronconi, Ana Cristina Aloia Atihé, Eliana Braga Aloia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo educativo Pequenas histórias Ateliê de artes. |
topic |
Processo educativo Pequenas histórias Ateliê de artes. |
description |
ResumoO artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquecea discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contatomediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.AbstractThe present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches thediscussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338/3241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 58-75 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320133599232 |