Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronconi, Ana Cristina Aloia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Atihé, Eliana Braga Aloia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338
Resumo: ResumoO artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquecea discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contatomediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.AbstractThe present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches thediscussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts.
id UFMA-3_fd737500a6c43a9fd83d91d75a6b08e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5338
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artesProcesso educativoPequenas históriasAteliê de artes.ResumoO artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquecea discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contatomediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.AbstractThe present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches thediscussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts.Universidade Federal do Maranhão2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 58-752358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338/3241Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRonconi, Ana Cristina AloiaAtihé, Eliana Braga Aloia2017-06-25T06:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5338Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:19:57Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
title Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
spellingShingle Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
Ronconi, Ana Cristina Aloia
Processo educativo
Pequenas histórias
Ateliê de artes.
title_short Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
title_full Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
title_fullStr Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
title_full_unstemmed Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
title_sort Trabalhando para chegar ao significado: pequenas histórias do ateliê de artes
author Ronconi, Ana Cristina Aloia
author_facet Ronconi, Ana Cristina Aloia
Atihé, Eliana Braga Aloia
author_role author
author2 Atihé, Eliana Braga Aloia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ronconi, Ana Cristina Aloia
Atihé, Eliana Braga Aloia
dc.subject.por.fl_str_mv Processo educativo
Pequenas histórias
Ateliê de artes.
topic Processo educativo
Pequenas histórias
Ateliê de artes.
description ResumoO artigo discute o papel do ateliê de artes no contexto da educação, compreendida em sua dimensão integral e existencial, e não apenas reduzida ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no âmbito da educação formal. A experiência dos ateliês de artes para crianças coordenadas por uma arte-educadora, na cidade de São Paulo, enriquecea discussão, no sentido de tratar o espaço e o tempo dedicados à atividade como um continente para o desenvolvimento da subjetividade dos participantes, no sentido de uma educação do fazer alma. No contatomediado, pela arte, entre a materialidade do mundo e a subjetividade dos participantes, o ateliê de artes enseja a busca do significado como finalidade de todo processo educativo. Palavras-chave: Processo educativo. Pequenas histórias. Ateliê de artes.AbstractThe present article discusses the role of the “atelier of Arts” in the context of the education understood from its integral and existential dimension, and not only reduced to the teaching-learning process that takes place at formal school. The living experience of the “ateliers of Arts” for children, coordinated by an Art-educator in the city of Sao Paulo, enriches thediscussion, when treats the space and time dedicated to the activity as a continent for the development of the pupils’ subjectivity, in the sense of soul-making. In the contact, mediated by the Art, between the world’s materiality and the subjectivity of the pupils, the “atelier of Arts” proposes the searching of meaning as the goal of all educative process.Keywords: Educative process. Short stories. Atelier of arts.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5338/3241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.5, n.1, jan./jun. 2012; p. 58-75
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711320133599232