Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves da Costa, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Francisco Mário Carneiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024
Resumo: A pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais.
id UFMA-4_28b0fc163f043264d471f1bc051896d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16024
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CEA pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024/9576Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Costa, Maria AparecidaSilva, Francisco Mário Carneiro da2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16024Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:52.621495Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
title Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
spellingShingle Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
Alves da Costa, Maria Aparecida
title_short Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
title_full Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
title_fullStr Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
title_full_unstemmed Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
title_sort Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
author Alves da Costa, Maria Aparecida
author_facet Alves da Costa, Maria Aparecida
Silva, Francisco Mário Carneiro da
author_role author
author2 Silva, Francisco Mário Carneiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves da Costa, Maria Aparecida
Silva, Francisco Mário Carneiro da
description A pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024/9576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1814256595203260416