Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024 |
Resumo: | A pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais. |
id |
UFMA-4_28b0fc163f043264d471f1bc051896d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16024 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CEA pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024/9576Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Costa, Maria AparecidaSilva, Francisco Mário Carneiro da2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16024Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:52.621495Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
title |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
spellingShingle |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE Alves da Costa, Maria Aparecida |
title_short |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
title_full |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
title_fullStr |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
title_sort |
Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE |
author |
Alves da Costa, Maria Aparecida |
author_facet |
Alves da Costa, Maria Aparecida Silva, Francisco Mário Carneiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francisco Mário Carneiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves da Costa, Maria Aparecida Silva, Francisco Mário Carneiro da |
description |
A pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024/9576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1814256595203260416 |