Periferia em protagonismo : experiências docentes em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Renata Behrens de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236508
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pelos professores de matemática que atuaram no bairro Restinga em contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Especificamente, pretende-se entender as percepções e reflexões dos professores de matemática a partir de suas práticas de ensino e recursos didáticos utilizados. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três professores de Matemática que atuaram no bairro em 2020 ou 2021, buscando identificar o que os professores percebem de suas próprias experiências e quais as possíveis contribuições para as suas vivências. Neste aspecto, a pesquisa aqui realizada é de caráter qualitativo, o qual entendemos como imprescindível as possíveis intervenções da pesquisadora na produção e interpretação dos dados coletados neste estudo, visto que ele trata de percepções e vivências individuais e passíveis de interpretações. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para então serem analisadas de forma indutiva, categorizando os dados a partir de assuntos oriundos da coleta. Os tópicos encontrados e analisados compreendem a chegada dos professores nas instituições de ensino, as percepções territoriais, as turmas em que se desenvolveram as atividades docentes, os processos de adaptação ao Ensino Remoto Emergencial, as aulas e seus planejamentos didáticos, o ensino de matemática, as relações entre os estudantes das turmas, as relações dos professores com os alunos, e os possíveis aprendizados que os professores acreditam terem construído nessa experiência. A partir da análise destes dados, foi possível constatar diferentes saberes e reflexões para a realização da prática docente desenvolvida no bairro Restinga em contexto do ERE, proporcionando a visão das potencialidades de aprendizagem nestas circunstâncias. Tais resultados apontam para a singularidade das experiências de cada professor com um certo olhar otimista referente às práticas pedagógicas desenvolvidas, além de apresentar um debate acalorado perante as desigualdades sociais potencializadas com o advento da pandemia do Sars-Cov-2 e seus possíveis impactos no ensino público.
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Neste aspecto, a pesquisa aqui realizada é de caráter qualitativo, o qual entendemos como imprescindível as possíveis intervenções da pesquisadora na produção e interpretação dos dados coletados neste estudo, visto que ele trata de percepções e vivências individuais e passíveis de interpretações. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para então serem analisadas de forma indutiva, categorizando os dados a partir de assuntos oriundos da coleta. Os tópicos encontrados e analisados compreendem a chegada dos professores nas instituições de ensino, as percepções territoriais, as turmas em que se desenvolveram as atividades docentes, os processos de adaptação ao Ensino Remoto Emergencial, as aulas e seus planejamentos didáticos, o ensino de matemática, as relações entre os estudantes das turmas, as relações dos professores com os alunos, e os possíveis aprendizados que os professores acreditam terem construído nessa experiência. A partir da análise destes dados, foi possível constatar diferentes saberes e reflexões para a realização da prática docente desenvolvida no bairro Restinga em contexto do ERE, proporcionando a visão das potencialidades de aprendizagem nestas circunstâncias. Tais resultados apontam para a singularidade das experiências de cada professor com um certo olhar otimista referente às práticas pedagógicas desenvolvidas, além de apresentar um debate acalorado perante as desigualdades sociais potencializadas com o advento da pandemia do Sars-Cov-2 e seus possíveis impactos no ensino público.This work aims to analyze the practices and methodologies used by mathematics teachers who worked in the Restinga neighborhood in the context of Emergency Remote Teaching (ERT). Specifically, it is intended to understand the perceptions and reflections of mathematics teachers from their teaching practices and teaching resources used. For this, semi-structured interviews were conducted with three Mathematics teachers who worked in the neighborhood in 2020 or 2021, seeking to identify what teachers perceive from their own experiences and what possible contributions to their experiences. In this aspect, the research carried out here is of a qualitative nature, which we understand as essential the possible interventions of the researcher in the production and interpretation of the data collected in this study, as it deals with individual perceptions and experiences that can be interpreted. The interviews were recorded and transcribed, and then analyzed in an inductive way, categorizing the data based on issues arising from the collection. The topics found and analyzed include the arrival of teachers in educational institutions, territorial perceptions, the classes in which the teaching activities were developed, the adaptation processes to Emergency Remote Teaching, the classes and their didactic planning, the teaching of mathematics, the relationships between students in the classes, the relationships between teachers and students, and the possible learning that teachers believe they have built in this experience. From the analysis of these data, it was possible to observe different knowledge and reflections for the realization of the teaching practice developed in the Restinga neighborhood in the context of the ERT, providing a vision of the potential for learning in these circumstances. These results point to the uniqueness of the experiences of each teacher with a certain optimistic view regarding the pedagogical practices developed, in addition to presenting a heated debate in the face of social inequalities enhanced by the advent of the Sars-Cov-2 pandemic and its possible impacts in public education institutions.application/pdfporExperiência docenteEnsino Remoto Emergencial (ERE)Educação MatemáticaTeaching experiencesVulnerability territoriesEmergency remote teachingCovid-19 pandemicMathematical educationPeriferia em protagonismo : experiências docentes em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139109.pdf.txt001139109.pdf.txtExtracted Texttext/plain195609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236508/2/001139109.pdf.txt47ed91d5bfa587edffc8a20381615158MD52ORIGINAL001139109.pdfTexto completoapplication/pdf588676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236508/1/001139109.pdfaaf01e5b9ba47360453a75baeca11030MD5110183/2365082022-04-20 04:45:59.790547oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:45:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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