THE OBSTACLES FOR IMPLEMENTATION OF HUMAN RIGHTS EDUCATION IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15316 |
Resumo: | Este artigo trata da educação em direitos humanos e dos documentos nacionais para a sua implantação no Brasil, e considera-se relevante, pois a educação, enquanto ferramenta eficaz reconhecida para a formação de um indivíduo, é meio efetivo para a plena concretização da dignidade da pessoa humana, haja vista que auxilia o ser humano a compreender suas causas e oferece material para a análise, tomada de decisões e atitudes que certamente contribuirão para amenizar as mazelas sociais contemporâneas. Neste sentido, a educação em direitos humanos contribui na criação de uma cultura de prevenção, fundamental para a erradicação da violação destes, bem como é o meio para efetivamente dar a conhecer e distinguir os referidos direitos para que seja possível atuar a seu favor e, sobretudo, desfrutá-los. Desta maneira, é imprescindível analisar os documentos nacionais para se analisar como é a previsão dentro do ordenamento brasileira da modalidade de ensino em comento. O problema enfoca em responder quais são os documentos nacionais que prevêem a implantação da educação voltada aos direitos humanos. O objetivo geral é apontar os documentos nacionais no Brasil que estabelecem a implantação da educação em direitos humanos e os objetivos específicos são: a) abordar o direito humano à educação; b) apresentar a educação em direitos humanos e os seus objetivos; e c) apontar os documentos nacionais nos quais consta a previsão para a implantação da educação em Direitos Humanos no Brasil. O método de abordagem é de investigação dedutivo e de pesquisa o bibliográfico, através do procedimento de artigo científico para que ao final sejam apresentados os documentos nos quais conste a previsão da implantação da educação em direitos humanos. |
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THE OBSTACLES FOR IMPLEMENTATION OF HUMAN RIGHTS EDUCATION IN BRAZILOs obstáculos para a implantação da Educação em Direitos Humanos no Brasildireitos humanosdireito humano à educaçãoeducação em direitos humanoshuman rightshuman right to educationhuman rights educationEste artigo trata da educação em direitos humanos e dos documentos nacionais para a sua implantação no Brasil, e considera-se relevante, pois a educação, enquanto ferramenta eficaz reconhecida para a formação de um indivíduo, é meio efetivo para a plena concretização da dignidade da pessoa humana, haja vista que auxilia o ser humano a compreender suas causas e oferece material para a análise, tomada de decisões e atitudes que certamente contribuirão para amenizar as mazelas sociais contemporâneas. Neste sentido, a educação em direitos humanos contribui na criação de uma cultura de prevenção, fundamental para a erradicação da violação destes, bem como é o meio para efetivamente dar a conhecer e distinguir os referidos direitos para que seja possível atuar a seu favor e, sobretudo, desfrutá-los. Desta maneira, é imprescindível analisar os documentos nacionais para se analisar como é a previsão dentro do ordenamento brasileira da modalidade de ensino em comento. O problema enfoca em responder quais são os documentos nacionais que prevêem a implantação da educação voltada aos direitos humanos. O objetivo geral é apontar os documentos nacionais no Brasil que estabelecem a implantação da educação em direitos humanos e os objetivos específicos são: a) abordar o direito humano à educação; b) apresentar a educação em direitos humanos e os seus objetivos; e c) apontar os documentos nacionais nos quais consta a previsão para a implantação da educação em Direitos Humanos no Brasil. O método de abordagem é de investigação dedutivo e de pesquisa o bibliográfico, através do procedimento de artigo científico para que ao final sejam apresentados os documentos nos quais conste a previsão da implantação da educação em direitos humanos.This article deals with human rights education and the obstacles to its implementation in Brazil, and is considered relevant, since education, as an effective recognized tool for the formation of an individual, is an effective means for the full realization of the dignity of the person human, given that it helps human beings to understand its causes and offers material for analysis, decision-making and attitudes that will certainly contribute to alleviate contemporary social ills. In this sense, human rights education contributes to the creation of a culture of prevention, fundamental for the eradication of their violation, as well as the means to effectively make known and distinguish these rights so that it is possible to act in their favor and, above all, enjoy them. However, the implementation of this education in school banks, regardless of level, comes up against certain practical and political agenda obstacles. The problem focuses on answering what are the obstacles to the implementation of education focused on human rights. The general objective is to point out the obstacles found in Brazil for the implementation of human rights education and the specific objectives are: a) to address the human right to education; b) present human rights education and its objectives; and c) to point out the main obstacles to the implementation of human rights education in Brazil. The approach method is deductive research and bibliographic research, through the scientific article procedure so that at the end the obstacles to the implementation of human rights education are presented. The research points out that the implementation of Human Rights Education in Brazil has four obstacles to be faced.Universidade Federal do Maranhão2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1531610.18764/2236-4358v12n35.2022.5Revista Húmus; v. 12 n. 35 (2022): Desenvolvimento, Envolvimento e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15316/59Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Tiales JúniorGorczevski, Clóvis2022-05-12T11:37:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15316Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:51.617311Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
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