A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierini, Cláudio Robert
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683
Resumo: De que adiantam planos e projetos para determinadas políticas públicas se as decisões do Executivo nem sempre os consideram? Este trabalho busca demonstrar que os planos e os projetos para o setor de transporte têm sofrido com a priorização dos modais individuais. Desde as políticas de incentivos às indústrias automobilísticas até isenções fiscais. A existência de planos e projetos para o metrô de São Paulo e seu conseqüente abandono por longos períodos apontam para a supremacia do automóvel sobre o coletivo, principalmente no período de 1968 até 1983. Todo o planejamento, inclusive nos períodos de supremacia dos planos e projetos para o território urbano, cai por terra se estes instrumentos não vão ao encontro dos interesses político-econômicos do momento.
id UFMA-4_7d80b9d303d080ccf020a5f16599f027
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1683
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvelDe que adiantam planos e projetos para determinadas políticas públicas se as decisões do Executivo nem sempre os consideram? Este trabalho busca demonstrar que os planos e os projetos para o setor de transporte têm sofrido com a priorização dos modais individuais. Desde as políticas de incentivos às indústrias automobilísticas até isenções fiscais. A existência de planos e projetos para o metrô de São Paulo e seu conseqüente abandono por longos períodos apontam para a supremacia do automóvel sobre o coletivo, principalmente no período de 1968 até 1983. Todo o planejamento, inclusive nos períodos de supremacia dos planos e projetos para o território urbano, cai por terra se estes instrumentos não vão ao encontro dos interesses político-econômicos do momento.Universidade Federal do Maranhão2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683Revista Húmus; v. 3 n. 8 (2013): Educação e Cultura na Pós-modernidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683/1332Copyright (c) 2013 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPierini, Cláudio Robert2013-09-07T15:12:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1683Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:30.511545Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
title A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
spellingShingle A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
Pierini, Cláudio Robert
title_short A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
title_full A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
title_fullStr A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
title_full_unstemmed A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
title_sort A rede básica para o metrô de São Paulo e a priorização do automóvel
author Pierini, Cláudio Robert
author_facet Pierini, Cláudio Robert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierini, Cláudio Robert
description De que adiantam planos e projetos para determinadas políticas públicas se as decisões do Executivo nem sempre os consideram? Este trabalho busca demonstrar que os planos e os projetos para o setor de transporte têm sofrido com a priorização dos modais individuais. Desde as políticas de incentivos às indústrias automobilísticas até isenções fiscais. A existência de planos e projetos para o metrô de São Paulo e seu conseqüente abandono por longos períodos apontam para a supremacia do automóvel sobre o coletivo, principalmente no período de 1968 até 1983. Todo o planejamento, inclusive nos períodos de supremacia dos planos e projetos para o território urbano, cai por terra se estes instrumentos não vão ao encontro dos interesses político-econômicos do momento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1683/1332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 3 n. 8 (2013): Educação e Cultura na Pós-modernidade
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897303830528