INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierini, Claudio Robert
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092
Resumo: O planejamento urbano das décadas de 1960 e 1970 se tornou ferramenta institucionalizada nas mãos do governo militar. A criação do SERFHAU, dos órgãos responsáveis pela elaboração de planos e projetos, além da contratação obrigatória de assistências técnicas colocaram os municípios em dependência do governo centralizador para os financiamentos. Porém, a ideia de planejamento enquanto ferramenta trouxe contribuições importantes para o campo do urbanismo, formou quadros e colocou em latência diversas demandas urbanas antes secundarizadas. Mas por outro lado, todo o arcabouço teórico-prático institucional serviu como uma forma de controle para que os rumos citadinos não fossem direcionados para outros que não a economia, o desenvolvimento e o bem durável mais importante para o governo autoritário: o automóvel. Os planos e projetos foram relegados às prateleiras logo após o período, não pela inefetividade dos mesmos, mas pela possibilidade de incongruência com os “interesses nacionais”.
id UFMA-4_6f3955c238bde2f5c861c0c1952ceceb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2092
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria AutomobilísticaO planejamento urbano das décadas de 1960 e 1970 se tornou ferramenta institucionalizada nas mãos do governo militar. A criação do SERFHAU, dos órgãos responsáveis pela elaboração de planos e projetos, além da contratação obrigatória de assistências técnicas colocaram os municípios em dependência do governo centralizador para os financiamentos. Porém, a ideia de planejamento enquanto ferramenta trouxe contribuições importantes para o campo do urbanismo, formou quadros e colocou em latência diversas demandas urbanas antes secundarizadas. Mas por outro lado, todo o arcabouço teórico-prático institucional serviu como uma forma de controle para que os rumos citadinos não fossem direcionados para outros que não a economia, o desenvolvimento e o bem durável mais importante para o governo autoritário: o automóvel. Os planos e projetos foram relegados às prateleiras logo após o período, não pela inefetividade dos mesmos, mas pela possibilidade de incongruência com os “interesses nacionais”.Universidade Federal do Maranhão2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092Revista Húmus; v. 3 n. 9 (2013): Liberdade e pós-modernidade2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092/2948Copyright (c) 2014 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessPierini, Claudio Robert2016-06-23T12:01:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2092Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:31.499518Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
title INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
spellingShingle INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
Pierini, Claudio Robert
title_short INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
title_full INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
title_fullStr INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
title_full_unstemmed INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
title_sort INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
author Pierini, Claudio Robert
author_facet Pierini, Claudio Robert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierini, Claudio Robert
description O planejamento urbano das décadas de 1960 e 1970 se tornou ferramenta institucionalizada nas mãos do governo militar. A criação do SERFHAU, dos órgãos responsáveis pela elaboração de planos e projetos, além da contratação obrigatória de assistências técnicas colocaram os municípios em dependência do governo centralizador para os financiamentos. Porém, a ideia de planejamento enquanto ferramenta trouxe contribuições importantes para o campo do urbanismo, formou quadros e colocou em latência diversas demandas urbanas antes secundarizadas. Mas por outro lado, todo o arcabouço teórico-prático institucional serviu como uma forma de controle para que os rumos citadinos não fossem direcionados para outros que não a economia, o desenvolvimento e o bem durável mais importante para o governo autoritário: o automóvel. Os planos e projetos foram relegados às prateleiras logo após o período, não pela inefetividade dos mesmos, mas pela possibilidade de incongruência com os “interesses nacionais”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092/2948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 3 n. 9 (2013): Liberdade e pós-modernidade
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874897321656320