COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Filho, Aldo Victorio, Campos, Luis Otávio Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade.
id UFMA-4_7f1659ec5ef41d5865b81679ef2c085b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9045
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomiO objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade.Universidade Federal do Maranhão2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade.2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045/5596Copyright (c) 2018 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Breno Felipe Araujo de OliveiraFilho, Aldo VictorioCampos, Luis Otávio Oliveira2019-05-25T19:24:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9045Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:41.133406Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
title COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
spellingShingle COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira
title_short COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
title_full COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
title_fullStr COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
title_full_unstemmed COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
title_sort COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
author Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira
author_facet Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira
Filho, Aldo Victorio
Campos, Luis Otávio Oliveira
author_role author
author2 Filho, Aldo Victorio
Campos, Luis Otávio Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira
Filho, Aldo Victorio
Campos, Luis Otávio Oliveira
description O objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045/5596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade.
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874898067193856