COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade. |
id |
UFMA-4_7f1659ec5ef41d5865b81679ef2c085b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9045 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomiO objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade.Universidade Federal do Maranhão2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade.2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045/5596Copyright (c) 2018 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Breno Felipe Araujo de OliveiraFilho, Aldo VictorioCampos, Luis Otávio Oliveira2019-05-25T19:24:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9045Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:41.133406Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
title |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
spellingShingle |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira |
title_short |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
title_full |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
title_fullStr |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
title_full_unstemmed |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
title_sort |
COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi |
author |
Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira Filho, Aldo Victorio Campos, Luis Otávio Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Aldo Victorio Campos, Luis Otávio Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Breno Felipe Araujo de Oliveira Filho, Aldo Victorio Campos, Luis Otávio Oliveira |
description |
O objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045/5596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Húmus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Húmus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 8 n. 23 (2018): DOSSIÊ: A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade. 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1814256593619910656 |