O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Martinho Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gropp, Maria Eduarda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415
Resumo: A ideia deste trabalho é pesquisar o “movimento” do Superior Tribunal de Justiça – STJ, no tocante a efetividade da proteção dos direitos das relações de consumo sob a perspectiva do atendimento ao princípio da vulnerabilidade do consumidor. Isto porque, desde o início da vigência do Código de Defesa do Consumidor – CDC, há 30 anos, notou-se um movimento de ampliação da proteção ao consumidor, nos primeiros anos de vigência do CDC, seguido de um período de inversão protetiva que vem se agravando, refletindo as súmulas estudadas a minoração na proteção aos consumidores nos Tribunais brasileiros e em especial, no órgão ora estudado. Assim, se pretendeu analisar as súmulas editadas pelo STJ pró consumidor em uma linha de corte temporal, a fim de avaliar os avanços e retrocessos na proteção dos direitos do consumidor. Para tanto, através do levantamento de dados numéricos se buscou a inclinação das súmulas editadas pelo STJ. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, sendo utilizado o método dedutivo, partindo-se de levantamento de informações na literatura, base de dados do Superior Tribunal de Justiça, através do sítio eletrônico do Tribunal e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
id UFMA-4_ae571b19f3752ee7c0f455cb0ef86994
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16415
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.A ideia deste trabalho é pesquisar o “movimento” do Superior Tribunal de Justiça – STJ, no tocante a efetividade da proteção dos direitos das relações de consumo sob a perspectiva do atendimento ao princípio da vulnerabilidade do consumidor. Isto porque, desde o início da vigência do Código de Defesa do Consumidor – CDC, há 30 anos, notou-se um movimento de ampliação da proteção ao consumidor, nos primeiros anos de vigência do CDC, seguido de um período de inversão protetiva que vem se agravando, refletindo as súmulas estudadas a minoração na proteção aos consumidores nos Tribunais brasileiros e em especial, no órgão ora estudado. Assim, se pretendeu analisar as súmulas editadas pelo STJ pró consumidor em uma linha de corte temporal, a fim de avaliar os avanços e retrocessos na proteção dos direitos do consumidor. Para tanto, através do levantamento de dados numéricos se buscou a inclinação das súmulas editadas pelo STJ. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, sendo utilizado o método dedutivo, partindo-se de levantamento de informações na literatura, base de dados do Superior Tribunal de Justiça, através do sítio eletrônico do Tribunal e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.Universidade Federal do Maranhão2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415/9547Copyright (c) 2021 Revista Húmusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Martinho MartinsGropp, Maria Eduarda2021-08-28T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16415Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:53:53.547864Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
title O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
spellingShingle O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
Botelho, Martinho Martins
title_short O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
title_full O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
title_fullStr O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
title_full_unstemmed O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
title_sort O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.
author Botelho, Martinho Martins
author_facet Botelho, Martinho Martins
Gropp, Maria Eduarda
author_role author
author2 Gropp, Maria Eduarda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Martinho Martins
Gropp, Maria Eduarda
description A ideia deste trabalho é pesquisar o “movimento” do Superior Tribunal de Justiça – STJ, no tocante a efetividade da proteção dos direitos das relações de consumo sob a perspectiva do atendimento ao princípio da vulnerabilidade do consumidor. Isto porque, desde o início da vigência do Código de Defesa do Consumidor – CDC, há 30 anos, notou-se um movimento de ampliação da proteção ao consumidor, nos primeiros anos de vigência do CDC, seguido de um período de inversão protetiva que vem se agravando, refletindo as súmulas estudadas a minoração na proteção aos consumidores nos Tribunais brasileiros e em especial, no órgão ora estudado. Assim, se pretendeu analisar as súmulas editadas pelo STJ pró consumidor em uma linha de corte temporal, a fim de avaliar os avanços e retrocessos na proteção dos direitos do consumidor. Para tanto, através do levantamento de dados numéricos se buscou a inclinação das súmulas editadas pelo STJ. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, sendo utilizado o método dedutivo, partindo-se de levantamento de informações na literatura, base de dados do Superior Tribunal de Justiça, através do sítio eletrônico do Tribunal e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415/9547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Húmus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 11 n. 33 (2021): DOSSIÊ: Reforma do Ensino Médio
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874898951143424