INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villalba, Mara Regina Gularte
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Everaldo da, Petris, Juliana Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Húmus
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677
Resumo: A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.
id UFMA-4_ed151c3cef0efde285d763e4791a7735
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19677
network_acronym_str UFMA-4
network_name_str Revista Húmus
repository_id_str
spelling INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolartecnologia na educaçãopráticas pedagógicasmetodologias ativasCovid-19technology in educationpedagogical practicesactive methodologiesCovid-19A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1967710.18764/2236-4358v12n36.2022.24Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677/11242Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillalba, Mara Regina GularteSilva, Everaldo daPetris, Juliana Patrícia2022-08-18T14:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19677Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:54:00.118899Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
title INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
spellingShingle INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
Villalba, Mara Regina Gularte
tecnologia na educação
práticas pedagógicas
metodologias ativas
Covid-19
technology in education
pedagogical practices
active methodologies
Covid-19
title_short INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
title_full INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
title_fullStr INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
title_full_unstemmed INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
title_sort INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
author Villalba, Mara Regina Gularte
author_facet Villalba, Mara Regina Gularte
Silva, Everaldo da
Petris, Juliana Patrícia
author_role author
author2 Silva, Everaldo da
Petris, Juliana Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villalba, Mara Regina Gularte
Silva, Everaldo da
Petris, Juliana Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia na educação
práticas pedagógicas
metodologias ativas
Covid-19
technology in education
pedagogical practices
active methodologies
Covid-19
topic tecnologia na educação
práticas pedagógicas
metodologias ativas
Covid-19
technology in education
pedagogical practices
active methodologies
Covid-19
description A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677
10.18764/2236-4358v12n36.2022.24
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677
identifier_str_mv 10.18764/2236-4358v12n36.2022.24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677/11242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Húmus
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação
2236-4358
reponame:Revista Húmus
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Húmus
collection Revista Húmus
repository.name.fl_str_mv Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||wellington.amorim@gmail.com
_version_ 1799874899355893760