As práticas inovadoras na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285 |
Resumo: | O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos. |
id |
UNIFEI_220a22e3411dbfd8a836ecf7eac0a732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38285 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas inovadoras na educaçãoInnovative practices in educationPráticas inovadoras en educaciónPrácticas innovadorasMetodologías activasAprendizajeBeneficios.Práticas inovadorasMetodologias ativasAprendizagemBenefícios.Innovative practicesActive methodologiesLearningBenefits.O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos.El objetivo principal del estudio es abordar el tema relacionado con las prácticas innovadoras y sus beneficios. El objetivo general es comprender cuán fundamental es adoptar prácticas innovadoras en educación. En consecuencia, se definieron los siguientes objetivos específicos, describiendo cuáles son las prácticas innovadoras y sus beneficios en la educación. Abordar las prácticas innovadoras y sus beneficios se justifica por la importancia que este tema aporta al campo educativo, y por los pocos estudios dirigidos con precisión a este tema. Consiste en una revisión bibliográfica descriptiva de enfoque cualitativo. La revisión de la literatura es una parte clave de la investigación exitosa. Así, se realizó una encuesta de datos en la base de datos computarizada en línea: Google Scholar, Scielo, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y Web of Science. Las palabras clave utilizadas fueron: prácticas innovadoras, metodologías activas, aprendizaje y beneficios. Los criterios de inclusión fueron: artículos encontrados sobre el tema. Se excluyeron los artículos que no se refieren al tema investigado, con años de publicación inferiores a 2017, y que no contenían las palabras clave en el texto. Con la encuesta de información a lo largo de la investigación, se encontró que existe un conjunto de prácticas innovadoras, entre ellas: el uso de aplicaciones, gamificación, estudiante protagonista, aula invertida, entre otras. En conclusión, fue difícil encontrar en la literatura sobre estas prácticas innovadoras, el contexto se centra en la educación universitaria. Lo que se encuentra son artículos en blogs que por cierto bien explicativos muestran casos de estudio en escuelas modelo.El objetivo principal del estudio es abordar el tema relacionado con las prácticas innovadoras y sus beneficios. El objetivo general es comprender cuán fundamental es adoptar prácticas innovadoras en educación. En consecuencia, se definieron los siguientes objetivos específicos, describiendo cuáles son las prácticas innovadoras y sus beneficios en la educación. Abordar las prácticas innovadoras y sus beneficios se justifica por la importancia que este tema aporta al campo educativo, y por los pocos estudios dirigidos con precisión a este tema. Consiste en una revisión bibliográfica descriptiva de enfoque cualitativo. La revisión de la literatura es una parte clave de la investigación exitosa. Así, se realizó una encuesta de datos en la base de datos computarizada en línea: Google Scholar, SciELO, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y Web Of Science. Las palabras clave utilizadas fueron: prácticas innovadoras, metodologías activas, aprendizaje y beneficios. Los criterios de inclusión fueron: artículos encontrados sobre el tema. Se excluyeron los artículos que no se refieren al tema investigado, con años de publicación inferiores a 2017, y que no contenían las palabras clave en el texto. Con la encuesta de información a lo largo de la investigación, se encontró que existe un conjunto de prácticas innovadoras, entre ellas: el uso de aplicaciones, gamificación, estudiante protagonista, aula invertida, entre otras. En conclusión, fue difícil encontrar en la literatura sobre estas prácticas innovadoras, el contexto se centra en la educación universitaria. Lo que se encuentra son artículos en blogs que por cierto bien explicativos muestran casos de estudio en escuelas modelo.Research, Society and Development2022-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3828510.33448/rsd-v11i17.38285Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e03111738285Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e03111738285Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e031117382852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285/32201Copyright (c) 2022 Rita de Cassia Soares Duque; Taynan Alécio da Silva; Lívia Barbosa Pacheco Souza; Carlos Alberto Feitosa dos Santos; Eliéte Zanelato; Hellyegenes de Oliveira; Wellynton Rodrigues da Silva; Marcella Suarez Di Santo; Rayssa Cristina Veiga Campos; Renata Rocha Cardosohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuque, Rita de Cassia Soares Silva, Taynan Alécio daSouza, Lívia Barbosa Pacheco Santos, Carlos Alberto Feitosa dosZanelato, Eliéte Oliveira, Hellyegenes deSilva, Wellynton Rodrigues da Santo, Marcella Suarez DiCampos, Rayssa Cristina Veiga Cardoso, Renata Rocha 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38285Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:04.901862Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas inovadoras na educação Innovative practices in education Práticas inovadoras en educación |
title |
As práticas inovadoras na educação |
spellingShingle |
As práticas inovadoras na educação Duque, Rita de Cassia Soares Prácticas innovadoras Metodologías activas Aprendizaje Beneficios. Práticas inovadoras Metodologias ativas Aprendizagem Benefícios. Innovative practices Active methodologies Learning Benefits. |
title_short |
As práticas inovadoras na educação |
title_full |
As práticas inovadoras na educação |
title_fullStr |
As práticas inovadoras na educação |
title_full_unstemmed |
As práticas inovadoras na educação |
title_sort |
As práticas inovadoras na educação |
author |
Duque, Rita de Cassia Soares |
author_facet |
Duque, Rita de Cassia Soares Silva, Taynan Alécio da Souza, Lívia Barbosa Pacheco Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Zanelato, Eliéte Oliveira, Hellyegenes de Silva, Wellynton Rodrigues da Santo, Marcella Suarez Di Campos, Rayssa Cristina Veiga Cardoso, Renata Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Taynan Alécio da Souza, Lívia Barbosa Pacheco Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Zanelato, Eliéte Oliveira, Hellyegenes de Silva, Wellynton Rodrigues da Santo, Marcella Suarez Di Campos, Rayssa Cristina Veiga Cardoso, Renata Rocha |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Rita de Cassia Soares Silva, Taynan Alécio da Souza, Lívia Barbosa Pacheco Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Zanelato, Eliéte Oliveira, Hellyegenes de Silva, Wellynton Rodrigues da Santo, Marcella Suarez Di Campos, Rayssa Cristina Veiga Cardoso, Renata Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prácticas innovadoras Metodologías activas Aprendizaje Beneficios. Práticas inovadoras Metodologias ativas Aprendizagem Benefícios. Innovative practices Active methodologies Learning Benefits. |
topic |
Prácticas innovadoras Metodologías activas Aprendizaje Beneficios. Práticas inovadoras Metodologias ativas Aprendizagem Benefícios. Innovative practices Active methodologies Learning Benefits. |
description |
O estudo tem como principal foco abordar o tema referente as práticas inovadoras e seus benefícios. O objetivo geral é compreender o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação. Consequentemente, definiram-se os seguintes objetivos específicos, descrever quais são as práticas inovadoras e seus benefícios na educação. Abordar sobre essa temática justifica-se pela importância que esse tema traz para o campo educacional, e pelas poucas pesquisas direcionadas com exatidão sobre esse assunto. Este consiste em uma revisão bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa. A revisão da literatura é uma parte fundamental para uma pesquisa bem-sucedida. Assim foi realizado um levantamento na base de dados informatizados Online: Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e Web Of Science. As palavras-chave usadas foram: práticas inovadoras, metodologias ativas, aprendizagem e benefícios. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados sobre o tema. Foram excluídos artigos que não fazem referência à temática pesquisada, com os anos de publicação inferior a 2017, e que não continham as palavras-chave no texto. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa, verificou-se que existe um conjunto de práticas inovadoras. Diante das pesquisas realizadas foi possível concluir que esse tema é complexo e que em muitas literaturas tem sido confundido ou comparado com as metodologias ativas, alguns textos direcionam as literaturas sobre as práticas inovadoras, para o contexto da formação universitária. O que se encontram são matérias em blogs que por sinal bem explicativas mostrando estudo de casos em escolas modelos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285 10.33448/rsd-v11i17.38285 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i17.38285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38285/32201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e03111738285 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e03111738285 Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e03111738285 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052801089536000 |