INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677 |
Resumo: | A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo. |
id |
UFMA-4_ed151c3cef0efde285d763e4791a7735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19677 |
network_acronym_str |
UFMA-4 |
network_name_str |
Revista Húmus |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolartecnologia na educaçãopráticas pedagógicasmetodologias ativasCovid-19technology in educationpedagogical practicesactive methodologiesCovid-19A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1967710.18764/2236-4358v12n36.2022.24Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação2236-4358reponame:Revista Húmusinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677/11242Copyright (c) 2022 Revista Húmushttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVillalba, Mara Regina GularteSilva, Everaldo daPetris, Juliana Patrícia2022-08-18T14:34:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19677Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumusPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/oai||wellington.amorim@gmail.com2236-43582236-4358opendoar:2024-05-21T19:54:00.118899Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
title |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
spellingShingle |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar Villalba, Mara Regina Gularte tecnologia na educação práticas pedagógicas metodologias ativas Covid-19 technology in education pedagogical practices active methodologies Covid-19 |
title_short |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
title_full |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
title_fullStr |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
title_sort |
INOVAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um diferencial no ambiente escolar |
author |
Villalba, Mara Regina Gularte |
author_facet |
Villalba, Mara Regina Gularte Silva, Everaldo da Petris, Juliana Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Everaldo da Petris, Juliana Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villalba, Mara Regina Gularte Silva, Everaldo da Petris, Juliana Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia na educação práticas pedagógicas metodologias ativas Covid-19 technology in education pedagogical practices active methodologies Covid-19 |
topic |
tecnologia na educação práticas pedagógicas metodologias ativas Covid-19 technology in education pedagogical practices active methodologies Covid-19 |
description |
A tecnologia vem tomando conta cada vez mais do dia a dia das pessoas, e no ambiente escolar se faz necessário o uso de tecnologia, bem como o uso de metodologias que façam com que os alunos utilizem diferentes ferramentas e interajam uns com os outros. Com o início da pandemia da Covid-19, no ano de 2020 no Brasil, os docentes tiveram que de forma repentina se adaptar ao uso das tecnologias, inovar em suas aulas virtuais e utilizar as metodologias ativas, transformando de forma urgente o modo de ensinar. A presente pesquisa bibliográfica buscou embasamento teórico para afirmar a importância do uso efetivo das metodologias ativas para as escolas da rede pública municipal e estadual de Brusque/SC. Partindo-se da hipótese de que as novas metodologias e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho de professores, gestores, estudantes de licenciaturas e os diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, foi possível constatar a importância do uso das tecnologias, aliada as metodologias ativas na rotina diária da sala de aula, tornando o ensino e aprendizagem mais atrativos aos alunos, tendo uma maior efetividade na proposta de ensino e buscando aliar o mundo moderno ao ambiente escolar, em que professor e estudante são parceiros na construção do conhecimento sendo o estudante mobilizado para a autonomia e autoria neste processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677 10.18764/2236-4358v12n36.2022.24 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4358v12n36.2022.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/19677/11242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Húmus http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Húmus; v. 12 n. 36 (2022): Modernismo, Cultura e Educação 2236-4358 reponame:Revista Húmus instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Húmus |
collection |
Revista Húmus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Húmus - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||wellington.amorim@gmail.com |
_version_ |
1799874899355893760 |