ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biembengut, Thais Mariane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pacheco, Patrícia Sanez, Coninck, José Carlos Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8756
Resumo: ResumoNeste artigo, apresenta-se análise do desempenho acadêmico dos ingressantes cotistas e não cotistas entre os anos 2013-2015 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba, matriculados regularmente em 15 cursos. A razão da escolha desse período é devida ao processo seletivo de 2013 atender à Lei no 12. 711/2012, sobre adoção do sistema de cotas em todas as Universidades públicas do país. Por meio de teste estatístico de comparação de médias, verificou-se que em nove dos 15 cursos analisados não houve diferença significativa nos coeficientes de rendimentos médios entre cotistas e não cotistas. Diferenças significativas ocorreram em cursos “mais valorizados”, isto é, naqueles em que a nota média de ingresso na Universidade é mais alta. Nesses cursos, como os de engenharias, observou-se que a defasagem na formação anterior do estudante cotista, implicou menor rendimento acadêmico.ANALYSIS OF THE ACADEMIC PERFORMANCE OF QUOTA AND NON-QUOTA STUDENTS AT UTFPR – CURITIBA, BRAZILAbstractIn this article, we present an analysis of the academic performance of students who entered the Federal University of Technology – Parana, campus Curitiba, Brazil, through the quota system in  the years 2013-2015 and that are currently enrolled regularly in 15 courses. The reason for this period is due to the 2013 selective process that met Law number 12.711/2012, on the adoption of the quota system in all public universities in the country. By means of statistical tests of comparison of means, it was verified that in nine of the 15 analyzed course there was no significant difference in the coefficients between quota students and non-quota students. However, significant differences appeared in ‘more valued’ courses, in those the average grade of entrance is higher. In these courses, as in the Engineering ones, we observed that the discrepancy in the previous education of the quota student implies lower academic performance in the university.ANÁLISIS DEL DESEMPEÑO ACADÉMICO  DE COTISTAS  Y NO COTISTAS EN LA UTFPR – CURITIBAResumenEn este trabajo se presenta un análisis del desempeño académico de alumnos cotistas y no cotistas entre los años 2013-2015 en la Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba”, matriculado regularmente en 15 cursos. El motivo de este período es justificado ya que el proceso de selección a partir de 2013 atiende la Lei no 12.711/2012, sobre la adopción del sistema de ingreso entre modalidades generales y provenientes de colegios públicos en todas las Universidades públicas del país. Por medio de una análisis estadística de comparación de medias, fue verificado que en nueve de las quince carreras analizadas no hubo diferencia significativa en los coeficientes de rendimiento medio  entre ambos grupos, sin embargo, diferencias significativas ocurrieron entre las carreras más valorizadas, aquellos en que la nota media de ingreso en la universidad es más alta. En estos cursos, como los de ingenierías se observó una brecha en la formación previa del estudiante cotista implicó menor rendimiento académico.
id UFMA-5_08a968a5f8563ab690987c39cfd25dc2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8756
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBASistema de CotasDesempenho AcadêmicoEnsino SuperiorResumoNeste artigo, apresenta-se análise do desempenho acadêmico dos ingressantes cotistas e não cotistas entre os anos 2013-2015 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba, matriculados regularmente em 15 cursos. A razão da escolha desse período é devida ao processo seletivo de 2013 atender à Lei no 12. 711/2012, sobre adoção do sistema de cotas em todas as Universidades públicas do país. Por meio de teste estatístico de comparação de médias, verificou-se que em nove dos 15 cursos analisados não houve diferença significativa nos coeficientes de rendimentos médios entre cotistas e não cotistas. Diferenças significativas ocorreram em cursos “mais valorizados”, isto é, naqueles em que a nota média de ingresso na Universidade é mais alta. Nesses cursos, como os de engenharias, observou-se que a defasagem na formação anterior do estudante cotista, implicou menor rendimento acadêmico.ANALYSIS OF THE ACADEMIC PERFORMANCE OF QUOTA AND NON-QUOTA STUDENTS AT UTFPR – CURITIBA, BRAZILAbstractIn this article, we present an analysis of the academic performance of students who entered the Federal University of Technology – Parana, campus Curitiba, Brazil, through the quota system in  the years 2013-2015 and that are currently enrolled regularly in 15 courses. The reason for this period is due to the 2013 selective process that met Law number 12.711/2012, on the adoption of the quota system in all public universities in the country. By means of statistical tests of comparison of means, it was verified that in nine of the 15 analyzed course there was no significant difference in the coefficients between quota students and non-quota students. However, significant differences appeared in ‘more valued’ courses, in those the average grade of entrance is higher. In these courses, as in the Engineering ones, we observed that the discrepancy in the previous education of the quota student implies lower academic performance in the university.ANÁLISIS DEL DESEMPEÑO ACADÉMICO  DE COTISTAS  Y NO COTISTAS EN LA UTFPR – CURITIBAResumenEn este trabajo se presenta un análisis del desempeño académico de alumnos cotistas y no cotistas entre los años 2013-2015 en la Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba”, matriculado regularmente en 15 cursos. El motivo de este período es justificado ya que el proceso de selección a partir de 2013 atiende la Lei no 12.711/2012, sobre la adopción del sistema de ingreso entre modalidades generales y provenientes de colegios públicos en todas las Universidades públicas del país. Por medio de una análisis estadística de comparación de medias, fue verificado que en nueve de las quince carreras analizadas no hubo diferencia significativa en los coeficientes de rendimiento medio  entre ambos grupos, sin embargo, diferencias significativas ocurrieron entre las carreras más valorizadas, aquellos en que la nota media de ingreso en la universidad es más alta. En estos cursos, como los de ingenierías se observó una brecha en la formación previa del estudiante cotista implicó menor rendimiento académico.Universidade Federal do Maranhão2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8756Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 35-482178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8756/5304Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBiembengut, Thais MarianePacheco, Patrícia SanezConinck, José Carlos Pereira2021-01-18T12:34:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8756Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:56.044800Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
title ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
spellingShingle ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
Biembengut, Thais Mariane
Sistema de Cotas
Desempenho Acadêmico
Ensino Superior
title_short ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
title_full ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
title_fullStr ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
title_sort ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS NA UTFPR - CURITIBA
author Biembengut, Thais Mariane
author_facet Biembengut, Thais Mariane
Pacheco, Patrícia Sanez
Coninck, José Carlos Pereira
author_role author
author2 Pacheco, Patrícia Sanez
Coninck, José Carlos Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biembengut, Thais Mariane
Pacheco, Patrícia Sanez
Coninck, José Carlos Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Cotas
Desempenho Acadêmico
Ensino Superior
topic Sistema de Cotas
Desempenho Acadêmico
Ensino Superior
description ResumoNeste artigo, apresenta-se análise do desempenho acadêmico dos ingressantes cotistas e não cotistas entre os anos 2013-2015 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba, matriculados regularmente em 15 cursos. A razão da escolha desse período é devida ao processo seletivo de 2013 atender à Lei no 12. 711/2012, sobre adoção do sistema de cotas em todas as Universidades públicas do país. Por meio de teste estatístico de comparação de médias, verificou-se que em nove dos 15 cursos analisados não houve diferença significativa nos coeficientes de rendimentos médios entre cotistas e não cotistas. Diferenças significativas ocorreram em cursos “mais valorizados”, isto é, naqueles em que a nota média de ingresso na Universidade é mais alta. Nesses cursos, como os de engenharias, observou-se que a defasagem na formação anterior do estudante cotista, implicou menor rendimento acadêmico.ANALYSIS OF THE ACADEMIC PERFORMANCE OF QUOTA AND NON-QUOTA STUDENTS AT UTFPR – CURITIBA, BRAZILAbstractIn this article, we present an analysis of the academic performance of students who entered the Federal University of Technology – Parana, campus Curitiba, Brazil, through the quota system in  the years 2013-2015 and that are currently enrolled regularly in 15 courses. The reason for this period is due to the 2013 selective process that met Law number 12.711/2012, on the adoption of the quota system in all public universities in the country. By means of statistical tests of comparison of means, it was verified that in nine of the 15 analyzed course there was no significant difference in the coefficients between quota students and non-quota students. However, significant differences appeared in ‘more valued’ courses, in those the average grade of entrance is higher. In these courses, as in the Engineering ones, we observed that the discrepancy in the previous education of the quota student implies lower academic performance in the university.ANÁLISIS DEL DESEMPEÑO ACADÉMICO  DE COTISTAS  Y NO COTISTAS EN LA UTFPR – CURITIBAResumenEn este trabajo se presenta un análisis del desempeño académico de alumnos cotistas y no cotistas entre los años 2013-2015 en la Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba”, matriculado regularmente en 15 cursos. El motivo de este período es justificado ya que el proceso de selección a partir de 2013 atiende la Lei no 12.711/2012, sobre la adopción del sistema de ingreso entre modalidades generales y provenientes de colegios públicos en todas las Universidades públicas del país. Por medio de una análisis estadística de comparación de medias, fue verificado que en nueve de las quince carreras analizadas no hubo diferencia significativa en los coeficientes de rendimiento medio  entre ambos grupos, sin embargo, diferencias significativas ocurrieron entre las carreras más valorizadas, aquellos en que la nota media de ingreso en la universidad es más alta. En estos cursos, como los de ingenierías se observó una brecha en la formación previa del estudiante cotista implicó menor rendimiento académico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8756
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8756/5304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 35-48
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879114182656