PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Laura Godinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre o valor das narrativas autobiográficas para a compreensão do desenvolvimento humano, a partir do livro Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, em que autora apresenta as suas memórias de infância, vivida no contexto de segregação racial nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. As considerações apresentadas buscam problematizar os discursos normativos da psicologia do desenvolvimento, desafiando o que há neles de determinismo. Sem pretender negar a importância das condições ambientais, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao crescimento e à formação das pessoas, de modo que se deve buscar assegurar as melhores condições possíveis para o seu bem-estar, recusa a ideia de que não há o que esperar  de bom para as crianças que tiveram um mau começo. À sua própria maneira, muitas crianças encontram modos de obter o que precisam nos ambientes onde vivem, mesmo em condições adversas, valendo-se dos recursos e das oportunidades que encontram, inclusive das relações com pessoas que se tornam significativas para elas, para resistir e viver sua própria vida. Palavras-chave: desenvolvimento humano; literatura; autobiografia.TO LEARN WITH A DISTANT MASTER: read I know why the caged bird sings, by Maya AngelouAbstractThis article presents a reflection on the value of autobiographical narratives for the understanding of human development, based on the book I know why thE caged bird sings, by Maya Angelou, in which the author presents her childhood memories, lived in the context of racial  segregation in the United States in the first half of the 20th century. The considerations presented seek to problematize the normative discourses of developmental psychology, challenging which seems deterministic in them. Without intending to deny the importance of environmental conditions, which can be favourable or unfavourable to the growth and training of people, nor that one should seek to guarantee the best possible conditions for their well-being, it rejects the idea thar there is nothing good to expect from kids who had a rough start. In their own way, many children find ways to get what they need in the environments where they live, even in adverse conditions, making use of the resources and opportunities they find, including relationships with people who become meaningful to them, to resist and live your own life.Keywords: human development; literature; autobiography.PARA APRENDER CON UNA MAESTRA DISTANTE: leer Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, por Maya AngelouResumenEste artículo presenta una reflexión sobre el valor de las narrativas autobiográficas para la comprensión del desarrollo humano, a partir del libro Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, de Maya Angelou, en el que la autora presenta sus recuerdos de infancia, vividos en el contexto de segregación racial en los Estados Unidos en la primera mitad del siglo XX. Las consideraciones presentadas buscan problematizar los discursos normativos de la psicologia del desarrollo, cuestionando su determinismo. Sin pretender negar la importancia de las condiciones ambientales, que pueden ser favorables o desfavorables para el crecimiento y la formación de las personas, por lo que se debe buscar asegurar las mejores condiciones posibles para su bienestar, rechaza la idea de que no hay nada de bueno que esperar de los niños que empezaron mal. A su manera, muchos niños encuentran formas de obtener lo que necesitan en los entornos donde viven, incluso en condiciones adversas, haciendo uso de los recursos y oportunidades que encuentran, incluidas las relaciones con personas que les resultan significativas, para resistir y vivir su propia vida.Palabras clave: desarrollo humano; literatura; autobiografía.
id UFMA-5_1790c8d697e3d3ac7d5a39bbd69eb128
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18280
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya AngelouDesenvolvimento humanoLiteraturaAutobiografiaEste artigo apresenta uma reflexão sobre o valor das narrativas autobiográficas para a compreensão do desenvolvimento humano, a partir do livro Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, em que autora apresenta as suas memórias de infância, vivida no contexto de segregação racial nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. As considerações apresentadas buscam problematizar os discursos normativos da psicologia do desenvolvimento, desafiando o que há neles de determinismo. Sem pretender negar a importância das condições ambientais, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao crescimento e à formação das pessoas, de modo que se deve buscar assegurar as melhores condições possíveis para o seu bem-estar, recusa a ideia de que não há o que esperar  de bom para as crianças que tiveram um mau começo. À sua própria maneira, muitas crianças encontram modos de obter o que precisam nos ambientes onde vivem, mesmo em condições adversas, valendo-se dos recursos e das oportunidades que encontram, inclusive das relações com pessoas que se tornam significativas para elas, para resistir e viver sua própria vida. Palavras-chave: desenvolvimento humano; literatura; autobiografia.TO LEARN WITH A DISTANT MASTER: read I know why the caged bird sings, by Maya AngelouAbstractThis article presents a reflection on the value of autobiographical narratives for the understanding of human development, based on the book I know why thE caged bird sings, by Maya Angelou, in which the author presents her childhood memories, lived in the context of racial  segregation in the United States in the first half of the 20th century. The considerations presented seek to problematize the normative discourses of developmental psychology, challenging which seems deterministic in them. Without intending to deny the importance of environmental conditions, which can be favourable or unfavourable to the growth and training of people, nor that one should seek to guarantee the best possible conditions for their well-being, it rejects the idea thar there is nothing good to expect from kids who had a rough start. In their own way, many children find ways to get what they need in the environments where they live, even in adverse conditions, making use of the resources and opportunities they find, including relationships with people who become meaningful to them, to resist and live your own life.Keywords: human development; literature; autobiography.PARA APRENDER CON UNA MAESTRA DISTANTE: leer Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, por Maya AngelouResumenEste artículo presenta una reflexión sobre el valor de las narrativas autobiográficas para la comprensión del desarrollo humano, a partir del libro Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, de Maya Angelou, en el que la autora presenta sus recuerdos de infancia, vividos en el contexto de segregación racial en los Estados Unidos en la primera mitad del siglo XX. Las consideraciones presentadas buscan problematizar los discursos normativos de la psicologia del desarrollo, cuestionando su determinismo. Sin pretender negar la importancia de las condiciones ambientales, que pueden ser favorables o desfavorables para el crecimiento y la formación de las personas, por lo que se debe buscar asegurar las mejores condiciones posibles para su bienestar, rechaza la idea de que no hay nada de bueno que esperar de los niños que empezaron mal. A su manera, muchos niños encuentran formas de obtener lo que necesitan en los entornos donde viven, incluso en condiciones adversas, haciendo uso de los recursos y oportunidades que encuentran, incluidas las relaciones con personas que les resultan significativas, para resistir y vivir su propia vida.Palabras clave: desarrollo humano; literatura; autobiografía.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1828010.18764/2178-2229v28n4.202178Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 549-5682178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/9979http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10936http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10937http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10938http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10939http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10940Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Laura Godinho2022-01-12T15:53:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18280Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.045288Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
title PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
spellingShingle PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
Lima, Ana Laura Godinho
Desenvolvimento humano
Literatura
Autobiografia
title_short PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
title_full PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
title_fullStr PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
title_full_unstemmed PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
title_sort PARA APRENDER COM UMA MESTRA DISTANTE: ler Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
author Lima, Ana Laura Godinho
author_facet Lima, Ana Laura Godinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Laura Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Literatura
Autobiografia
topic Desenvolvimento humano
Literatura
Autobiografia
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre o valor das narrativas autobiográficas para a compreensão do desenvolvimento humano, a partir do livro Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou, em que autora apresenta as suas memórias de infância, vivida no contexto de segregação racial nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. As considerações apresentadas buscam problematizar os discursos normativos da psicologia do desenvolvimento, desafiando o que há neles de determinismo. Sem pretender negar a importância das condições ambientais, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao crescimento e à formação das pessoas, de modo que se deve buscar assegurar as melhores condições possíveis para o seu bem-estar, recusa a ideia de que não há o que esperar  de bom para as crianças que tiveram um mau começo. À sua própria maneira, muitas crianças encontram modos de obter o que precisam nos ambientes onde vivem, mesmo em condições adversas, valendo-se dos recursos e das oportunidades que encontram, inclusive das relações com pessoas que se tornam significativas para elas, para resistir e viver sua própria vida. Palavras-chave: desenvolvimento humano; literatura; autobiografia.TO LEARN WITH A DISTANT MASTER: read I know why the caged bird sings, by Maya AngelouAbstractThis article presents a reflection on the value of autobiographical narratives for the understanding of human development, based on the book I know why thE caged bird sings, by Maya Angelou, in which the author presents her childhood memories, lived in the context of racial  segregation in the United States in the first half of the 20th century. The considerations presented seek to problematize the normative discourses of developmental psychology, challenging which seems deterministic in them. Without intending to deny the importance of environmental conditions, which can be favourable or unfavourable to the growth and training of people, nor that one should seek to guarantee the best possible conditions for their well-being, it rejects the idea thar there is nothing good to expect from kids who had a rough start. In their own way, many children find ways to get what they need in the environments where they live, even in adverse conditions, making use of the resources and opportunities they find, including relationships with people who become meaningful to them, to resist and live your own life.Keywords: human development; literature; autobiography.PARA APRENDER CON UNA MAESTRA DISTANTE: leer Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, por Maya AngelouResumenEste artículo presenta una reflexión sobre el valor de las narrativas autobiográficas para la comprensión del desarrollo humano, a partir del libro Yo sé por qué canta el pájaro enjaulado, de Maya Angelou, en el que la autora presenta sus recuerdos de infancia, vividos en el contexto de segregación racial en los Estados Unidos en la primera mitad del siglo XX. Las consideraciones presentadas buscan problematizar los discursos normativos de la psicologia del desarrollo, cuestionando su determinismo. Sin pretender negar la importancia de las condiciones ambientales, que pueden ser favorables o desfavorables para el crecimiento y la formación de las personas, por lo que se debe buscar asegurar las mejores condiciones posibles para su bienestar, rechaza la idea de que no hay nada de bueno que esperar de los niños que empezaron mal. A su manera, muchos niños encuentran formas de obtener lo que necesitan en los entornos donde viven, incluso en condiciones adversas, haciendo uso de los recursos y oportunidades que encuentran, incluidas las relaciones con personas que les resultan significativas, para resistir y vivir su propia vida.Palabras clave: desarrollo humano; literatura; autobiografía.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280
10.18764/2178-2229v28n4.202178
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/9979
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10936
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10937
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10938
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10939
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18280/10940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 549-568
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881683193856