TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna Dias, Bruna Nunes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gabriel, Carmen Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696
Resumo: O texto analisa alguns fragmentos narrativos produzidos por uma professora iniciante das séries iniciais da educação básica durante as reuniões do seu grupo de pesquisa do doutorado. Ao tomar como campo empírico tais fragmentos nosso objetivo foi explorar pistas que nos permitam refletir sobre como indivíduos tornam-se professores/as quando estão inseridos simultaneamente em dois contextos cuja articulação tende a ser marcada por relações conflituosas e de subordinação: a escola e a academia. A aposta que fazemos é a de que a experiência de biografização que resultou nessa escrita contribua para se pensar outros caminhos teóricos possíveis para a interface pesquisa científica - docência na educação básica, contribuindo, assim, para desestabilizar binarismos enraizados no campo educacional. Palavras-chave: Professor iniciante; Experiência docente; Narrativas (auto)biográficas; Educação básica; Pesquisa acadêmica.Becoming a teacher: between academic research and basic educationAbstractThis text analysis some narratives fragments produced by a beginner teacher of basic education, during her doctoral research team meetings. By the time we set such fragments as empirical field, we intended to exploit traces that allow us to reflect on how individuals become teachers when they are inserted simultaneously into two contexts whose articulation tends to be marked by conflicted and subordinated relations: the school and the university. We defend that the biography’s experience, which came out in this written text, contributes to think other theoretical ways to the interface scientific research-teaching in the elementary education, providing, therefore, the destabilization of binarism grounded in the educational field.Keywords: Beginning teacher; Teaching experience; Self-biographical narratives; Basic education. Academic research.Convirtiéndose en profesora: entre la investigación académica y la educación básicaResumenEl texto analiza algunos fragmentos narrativos producidos por una profesora novel de los primeros grados de la educación básica durante las reuniones de su grupo de investigación de doctorado. Al tomar como campo empírico tales fragmentos, nuestro objetivo fue encontrar pistas que nos permitan reflexionar sobre cómo los individuos se convierten en profesores/as cuando están insertos simultáneamente en dos contextos cuya articulación tiende a estar marcada por relaciones conflictivas y de subordinación: la escuela y la academia. La apuesta que hacemos es que la experiencia de biografización que generó el presente trabajo sirva para que se piensen otros caminos teóricos posibles para la interfaz investigación científica – docencia en la educación básica, contribuyendo así a desestabilizar binomios enraizados  en el campo educativoPalabras clave: Profesor novel; Experiencia docente; Narrativas (auto) biográficas; Educación básica; Investigación académica.
id UFMA-5_182667efb47c331725a52c39f6c7b541
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10696
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básicaProfessor inicianteExperiência docenteNarrativas (auto)biográficasEducação básicaPesquisa acadêmicaFormação de ProfessoresO texto analisa alguns fragmentos narrativos produzidos por uma professora iniciante das séries iniciais da educação básica durante as reuniões do seu grupo de pesquisa do doutorado. Ao tomar como campo empírico tais fragmentos nosso objetivo foi explorar pistas que nos permitam refletir sobre como indivíduos tornam-se professores/as quando estão inseridos simultaneamente em dois contextos cuja articulação tende a ser marcada por relações conflituosas e de subordinação: a escola e a academia. A aposta que fazemos é a de que a experiência de biografização que resultou nessa escrita contribua para se pensar outros caminhos teóricos possíveis para a interface pesquisa científica - docência na educação básica, contribuindo, assim, para desestabilizar binarismos enraizados no campo educacional. Palavras-chave: Professor iniciante; Experiência docente; Narrativas (auto)biográficas; Educação básica; Pesquisa acadêmica.Becoming a teacher: between academic research and basic educationAbstractThis text analysis some narratives fragments produced by a beginner teacher of basic education, during her doctoral research team meetings. By the time we set such fragments as empirical field, we intended to exploit traces that allow us to reflect on how individuals become teachers when they are inserted simultaneously into two contexts whose articulation tends to be marked by conflicted and subordinated relations: the school and the university. We defend that the biography’s experience, which came out in this written text, contributes to think other theoretical ways to the interface scientific research-teaching in the elementary education, providing, therefore, the destabilization of binarism grounded in the educational field.Keywords: Beginning teacher; Teaching experience; Self-biographical narratives; Basic education. Academic research.Convirtiéndose en profesora: entre la investigación académica y la educación básicaResumenEl texto analiza algunos fragmentos narrativos producidos por una profesora novel de los primeros grados de la educación básica durante las reuniones de su grupo de investigación de doctorado. Al tomar como campo empírico tales fragmentos, nuestro objetivo fue encontrar pistas que nos permitan reflexionar sobre cómo los individuos se convierten en profesores/as cuando están insertos simultáneamente en dos contextos cuya articulación tiende a estar marcada por relaciones conflictivas y de subordinación: la escuela y la academia. La apuesta que hacemos es que la experiencia de biografización que generó el presente trabajo sirva para que se piensen otros caminos teóricos posibles para la interfaz investigación científica – docencia en la educación básica, contribuyendo así a desestabilizar binomios enraizados  en el campo educativoPalabras clave: Profesor novel; Experiencia docente; Narrativas (auto) biográficas; Educación básica; Investigación académica.Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNarrativa (auto)biográficaapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1069610.18764/2178-2229v28n3.202149Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 321-3462178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696/9647http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696/10491http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696/10493Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSenna Dias, Bruna Nunes deGabriel, Carmen Teresa2021-12-15T13:42:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10696Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:01.866649Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
title TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
spellingShingle TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
Senna Dias, Bruna Nunes de
Professor iniciante
Experiência docente
Narrativas (auto)biográficas
Educação básica
Pesquisa acadêmica
Formação de Professores
title_short TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
title_full TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
title_fullStr TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
title_full_unstemmed TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
title_sort TORNANDO-SE PROFESSORA: entre a pesquisa acadêmica e a educação básica
author Senna Dias, Bruna Nunes de
author_facet Senna Dias, Bruna Nunes de
Gabriel, Carmen Teresa
author_role author
author2 Gabriel, Carmen Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senna Dias, Bruna Nunes de
Gabriel, Carmen Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Professor iniciante
Experiência docente
Narrativas (auto)biográficas
Educação básica
Pesquisa acadêmica
Formação de Professores
topic Professor iniciante
Experiência docente
Narrativas (auto)biográficas
Educação básica
Pesquisa acadêmica
Formação de Professores
description O texto analisa alguns fragmentos narrativos produzidos por uma professora iniciante das séries iniciais da educação básica durante as reuniões do seu grupo de pesquisa do doutorado. Ao tomar como campo empírico tais fragmentos nosso objetivo foi explorar pistas que nos permitam refletir sobre como indivíduos tornam-se professores/as quando estão inseridos simultaneamente em dois contextos cuja articulação tende a ser marcada por relações conflituosas e de subordinação: a escola e a academia. A aposta que fazemos é a de que a experiência de biografização que resultou nessa escrita contribua para se pensar outros caminhos teóricos possíveis para a interface pesquisa científica - docência na educação básica, contribuindo, assim, para desestabilizar binarismos enraizados no campo educacional. Palavras-chave: Professor iniciante; Experiência docente; Narrativas (auto)biográficas; Educação básica; Pesquisa acadêmica.Becoming a teacher: between academic research and basic educationAbstractThis text analysis some narratives fragments produced by a beginner teacher of basic education, during her doctoral research team meetings. By the time we set such fragments as empirical field, we intended to exploit traces that allow us to reflect on how individuals become teachers when they are inserted simultaneously into two contexts whose articulation tends to be marked by conflicted and subordinated relations: the school and the university. We defend that the biography’s experience, which came out in this written text, contributes to think other theoretical ways to the interface scientific research-teaching in the elementary education, providing, therefore, the destabilization of binarism grounded in the educational field.Keywords: Beginning teacher; Teaching experience; Self-biographical narratives; Basic education. Academic research.Convirtiéndose en profesora: entre la investigación académica y la educación básicaResumenEl texto analiza algunos fragmentos narrativos producidos por una profesora novel de los primeros grados de la educación básica durante las reuniones de su grupo de investigación de doctorado. Al tomar como campo empírico tales fragmentos, nuestro objetivo fue encontrar pistas que nos permitan reflexionar sobre cómo los individuos se convierten en profesores/as cuando están insertos simultáneamente en dos contextos cuya articulación tiende a estar marcada por relaciones conflictivas y de subordinación: la escuela y la academia. La apuesta que hacemos es que la experiencia de biografización que generó el presente trabajo sirva para que se piensen otros caminos teóricos posibles para la interfaz investigación científica – docencia en la educación básica, contribuyendo así a desestabilizar binomios enraizados  en el campo educativoPalabras clave: Profesor novel; Experiencia docente; Narrativas (auto) biográficas; Educación básica; Investigación académica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Narrativa (auto)biográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696
10.18764/2178-2229v28n3.202149
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696/9647
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696/10491
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696/10493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 321-346
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879728648192