A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571 |
Resumo: | O presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional. |
id |
UFMA-5_297e1f23a5826305e2bc06d9b584cc06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17571 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivoTHE MONITOR-TEACHER PARTNERSHIP IN PROGRAMMING LITERACY CLASSES: the constitutive other LA RELACIÓN MONITOR-PROFESOR EN LAS CLASSES DE ALFABETIZACIÓN EM PROGRAMACIÓN: el otro constitutivoFormação docenteentrevistas narrativasletramento em programaçãoScratchEducação digitalTeacher trainingnarrative interviewsprogramming literacyScratchO presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional. Este artículo, resultado de un proyecto de investigación de doctorado, trae el análisis de algunos fragmentos de las entrevistas narrativas que fueron realizadas a profesores de la red municipal de enseñanza de una ciudad de la región metropolitana de Campinas, que participaron de un Curso de Capacitación titulado “Alfabetización en Programación”, ofrecido por el municipio en asociación con el Instituto Ayrton Senna. Teniendo en cuenta lo anterior, pretendemos analizar, a partir de las narrativas de los profesores, cómo la asociación establecida entre profesores y monitores de informática puede contribuir a la alfabetización de losprofesores en programación y de qué manera se están apropiando del lenguaje computacional a partir de las diferentes relaciones dialógicas establecidas entre ellos. Nuestros resultados apuntan a que los profesores se estaban apropiando de los conceptos a partir de su relación con el/los otro/s, en el intenso movimientodialéctico y dialógico que se producía en la relación con el monitor de informática y otros agentes implicados en el proceso educativo.This article, the result of a doctoral research, presents the analysis of some excerpts, based on narrative interviews that were carried out with teachers from the municipal education network of a city in the metropolitan region of Campinas, who participated in a training course entitled “Literacy in Programming” off ered by the municipality in partnership with the Ayrton Senna Institute. The aim of this article is to analyze, from the teachers’ narratives, how the partnership established between teachers and computer monitors can contribute to teachers´ literacy in programming and how they are appropriating the computational language from the diff erent dialogical relationships established among them. Our results that the teachers were appropriating the concepts from their relationships with the other(s), in the intense dialectical and dialogic movement that occurred in the relationship with the computer monitor and other people involved in the educational process.Universidade Federal do Maranhão2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1757110.18764/2178-2229v29n4.2022.69Cadernos de Pesquisa; v. 29 n. 4 (2022): Inclui o dossiê "Edgar Morin nas tramas decolonial planetária"; 325-3492178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571/11773Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBissoni, EstefaniaMoretto, Milena2023-01-03T17:28:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17571Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.447376Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo THE MONITOR-TEACHER PARTNERSHIP IN PROGRAMMING LITERACY CLASSES: the constitutive other LA RELACIÓN MONITOR-PROFESOR EN LAS CLASSES DE ALFABETIZACIÓN EM PROGRAMACIÓN: el otro constitutivo |
title |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo |
spellingShingle |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo Bissoni, Estefania Formação docente entrevistas narrativas letramento em programação Scratch Educação digital Teacher training narrative interviews programming literacy Scratch |
title_short |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo |
title_full |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo |
title_fullStr |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo |
title_full_unstemmed |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo |
title_sort |
A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo |
author |
Bissoni, Estefania |
author_facet |
Bissoni, Estefania Moretto, Milena |
author_role |
author |
author2 |
Moretto, Milena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bissoni, Estefania Moretto, Milena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente entrevistas narrativas letramento em programação Scratch Educação digital Teacher training narrative interviews programming literacy Scratch |
topic |
Formação docente entrevistas narrativas letramento em programação Scratch Educação digital Teacher training narrative interviews programming literacy Scratch |
description |
O presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571 10.18764/2178-2229v29n4.2022.69 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n4.2022.69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571/11773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29 n. 4 (2022): Inclui o dossiê "Edgar Morin nas tramas decolonial planetária"; 325-349 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881251180544 |