A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bissoni, Estefania
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moretto, Milena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571
Resumo: O presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional.  
id UFMA-5_297e1f23a5826305e2bc06d9b584cc06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17571
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivoTHE MONITOR-TEACHER PARTNERSHIP IN PROGRAMMING LITERACY CLASSES: the constitutive other LA RELACIÓN MONITOR-PROFESOR EN LAS CLASSES DE ALFABETIZACIÓN EM PROGRAMACIÓN: el otro constitutivoFormação docenteentrevistas narrativasletramento em programaçãoScratchEducação digitalTeacher trainingnarrative interviewsprogramming literacyScratchO presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional.  Este artículo, resultado de un proyecto de investigación de doctorado, trae el análisis de algunos fragmentos de las entrevistas narrativas que fueron realizadas a profesores de la red municipal de enseñanza de una ciudad de la región metropolitana de Campinas, que participaron de un Curso de Capacitación titulado “Alfabetización en Programación”, ofrecido por el municipio en asociación con el Instituto Ayrton Senna. Teniendo en cuenta lo anterior, pretendemos analizar, a partir de las narrativas de los profesores, cómo la asociación establecida entre profesores y monitores de informática puede contribuir a la alfabetización de losprofesores en programación y de qué manera se están apropiando del lenguaje computacional a partir de las diferentes relaciones dialógicas establecidas entre ellos. Nuestros resultados apuntan a que los profesores se estaban apropiando de los conceptos a partir de su relación con el/los otro/s, en el intenso movimientodialéctico y dialógico que se producía en la relación con el monitor de informática y otros agentes implicados en el proceso educativo.This article, the result of a doctoral research, presents the analysis of some excerpts, based on narrative interviews that were carried out with teachers from the municipal education network of a city in the metropolitan region of Campinas, who participated in a training course entitled “Literacy in Programming” off ered by the municipality in partnership with the Ayrton Senna Institute. The aim of this article is to analyze, from the teachers’ narratives, how the partnership established between teachers and computer monitors can contribute to teachers´ literacy in programming and how they are appropriating the computational language from the diff erent dialogical relationships established among them. Our results that the teachers were appropriating the concepts from their relationships with the other(s), in the intense dialectical and dialogic movement that occurred in the relationship with the computer monitor and other people involved in the educational process.Universidade Federal do Maranhão2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1757110.18764/2178-2229v29n4.2022.69Cadernos de Pesquisa; v. 29 n. 4 (2022): Inclui o dossiê "Edgar Morin nas tramas decolonial planetária"; 325-3492178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571/11773Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBissoni, EstefaniaMoretto, Milena2023-01-03T17:28:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17571Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.447376Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
THE MONITOR-TEACHER PARTNERSHIP IN PROGRAMMING LITERACY CLASSES: the constitutive other
LA RELACIÓN MONITOR-PROFESOR EN LAS CLASSES DE ALFABETIZACIÓN EM PROGRAMACIÓN: el otro constitutivo
title A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
spellingShingle A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
Bissoni, Estefania
Formação docente
entrevistas narrativas
letramento em programação
Scratch
Educação digital
Teacher training
narrative interviews
programming literacy
Scratch
title_short A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
title_full A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
title_fullStr A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
title_full_unstemmed A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
title_sort A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO: o outro constitutivo
author Bissoni, Estefania
author_facet Bissoni, Estefania
Moretto, Milena
author_role author
author2 Moretto, Milena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bissoni, Estefania
Moretto, Milena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
entrevistas narrativas
letramento em programação
Scratch
Educação digital
Teacher training
narrative interviews
programming literacy
Scratch
topic Formação docente
entrevistas narrativas
letramento em programação
Scratch
Educação digital
Teacher training
narrative interviews
programming literacy
Scratch
description O presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571
10.18764/2178-2229v29n4.2022.69
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n4.2022.69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17571/11773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29 n. 4 (2022): Inclui o dossiê "Edgar Morin nas tramas decolonial planetária"; 325-349
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881251180544