REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zannoni, Ricieri Carlini
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/520
Resumo: Resumo: O presente artigo propõe uma nova estrutura para a história do ensino de música no Brasil a partir de três pilares que constituem importantes áreas de pesquisa em música dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras. São elas: etnomusicologia; composição e performance; e educação musical. Esperamos reacender a discussão sobre a estrutura estanque adotada pelos livros de história da música que nos deixa a impressão de: os jesuítas foram expulsos e não se fala mais de música indígena; o regime escravocrata foi abolido e as bandas de negros deixaram de existir, etc.Palavras-chave: Educação musical. História. Ensino de música.RETHINKING THE STRUCTURE ON THE HISTORY OF MUSIC EDUCATION IN BRAZILAbstract: This paper proposes a new structure for the history of music education in Brazil based on three beams that represent important areas of research in music of the graduation programs of the Brazilian universities. They are: ethnomusicology, composition and performance, and music education. We hope to stimulate the discussion about the tight structure adopted by the books of the history of music that give the impression that: the Jesuits were expelled and no longer speaks of indigenous music, the slave system was abolished and the black bands no longer exist, etc.Keywords: Music education. History. Teaching of music.REPLANTEAMIENTO DE LA ESTRUCTURA SOBRE LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA MÚSICA EN BRASILResumen: Este trabajo propone una nueva estructura para la historia de la enseñanza de la música en Brasil sobre la base de tres pilares que representan áreas importantes de la investigación en la música en los programas de postgrado de las universidades. Ellos son: la etnomusicología, la composición y funcionamiento, y la educación musical. Esperamos volver a encender el debate sobre la estructura adoptada para los libros de historia de estanquidad de la música que sale de la impresión: los jesuitas fueron expulsados y ya no se habla mas de música indígena, el sistema de esclavitud fue abolido y las bandas de negro ya no existen, etc.Palabras clave: Educación musical. Historia. Escuela de música.
id UFMA-5_3166604160b4614e3ab1445bebef30d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASILResumo: O presente artigo propõe uma nova estrutura para a história do ensino de música no Brasil a partir de três pilares que constituem importantes áreas de pesquisa em música dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras. São elas: etnomusicologia; composição e performance; e educação musical. Esperamos reacender a discussão sobre a estrutura estanque adotada pelos livros de história da música que nos deixa a impressão de: os jesuítas foram expulsos e não se fala mais de música indígena; o regime escravocrata foi abolido e as bandas de negros deixaram de existir, etc.Palavras-chave: Educação musical. História. Ensino de música.RETHINKING THE STRUCTURE ON THE HISTORY OF MUSIC EDUCATION IN BRAZILAbstract: This paper proposes a new structure for the history of music education in Brazil based on three beams that represent important areas of research in music of the graduation programs of the Brazilian universities. They are: ethnomusicology, composition and performance, and music education. We hope to stimulate the discussion about the tight structure adopted by the books of the history of music that give the impression that: the Jesuits were expelled and no longer speaks of indigenous music, the slave system was abolished and the black bands no longer exist, etc.Keywords: Music education. History. Teaching of music.REPLANTEAMIENTO DE LA ESTRUCTURA SOBRE LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA MÚSICA EN BRASILResumen: Este trabajo propone una nueva estructura para la historia de la enseñanza de la música en Brasil sobre la base de tres pilares que representan áreas importantes de la investigación en la música en los programas de postgrado de las universidades. Ellos son: la etnomusicología, la composición y funcionamiento, y la educación musical. Esperamos volver a encender el debate sobre la estructura adoptada para los libros de historia de estanquidad de la música que sale de la impresión: los jesuitas fueron expulsados y ya no se habla mas de música indígena, el sistema de esclavitud fue abolido y las bandas de negro ya no existen, etc.Palabras clave: Educación musical. Historia. Escuela de música.Universidade Federal do Maranhão2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/520Cadernos de Pesquisa; v. 18, n. 2, 20112178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/520/288Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessZannoni, Ricieri Carlini2017-01-23T14:27:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:30.223208Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
title REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
spellingShingle REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
Zannoni, Ricieri Carlini
title_short REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
title_full REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
title_fullStr REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
title_full_unstemmed REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
title_sort REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL
author Zannoni, Ricieri Carlini
author_facet Zannoni, Ricieri Carlini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zannoni, Ricieri Carlini
description Resumo: O presente artigo propõe uma nova estrutura para a história do ensino de música no Brasil a partir de três pilares que constituem importantes áreas de pesquisa em música dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras. São elas: etnomusicologia; composição e performance; e educação musical. Esperamos reacender a discussão sobre a estrutura estanque adotada pelos livros de história da música que nos deixa a impressão de: os jesuítas foram expulsos e não se fala mais de música indígena; o regime escravocrata foi abolido e as bandas de negros deixaram de existir, etc.Palavras-chave: Educação musical. História. Ensino de música.RETHINKING THE STRUCTURE ON THE HISTORY OF MUSIC EDUCATION IN BRAZILAbstract: This paper proposes a new structure for the history of music education in Brazil based on three beams that represent important areas of research in music of the graduation programs of the Brazilian universities. They are: ethnomusicology, composition and performance, and music education. We hope to stimulate the discussion about the tight structure adopted by the books of the history of music that give the impression that: the Jesuits were expelled and no longer speaks of indigenous music, the slave system was abolished and the black bands no longer exist, etc.Keywords: Music education. History. Teaching of music.REPLANTEAMIENTO DE LA ESTRUCTURA SOBRE LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA MÚSICA EN BRASILResumen: Este trabajo propone una nueva estructura para la historia de la enseñanza de la música en Brasil sobre la base de tres pilares que representan áreas importantes de la investigación en la música en los programas de postgrado de las universidades. Ellos son: la etnomusicología, la composición y funcionamiento, y la educación musical. Esperamos volver a encender el debate sobre la estructura adoptada para los libros de historia de estanquidad de la música que sale de la impresión: los jesuitas fueron expulsados y ya no se habla mas de música indígena, el sistema de esclavitud fue abolido y las bandas de negro ya no existen, etc.Palabras clave: Educación musical. Historia. Escuela de música.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/520
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/520/288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 18, n. 2, 2011
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874876642689024