FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roberlandia Evangelista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Andréa da Costa, Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3393
Resumo: O estudo se ancora nos fundamentos da abordagem reflexiva de Donald Schön. Objetivamos refletiracerca dos conceitos abordados por Schön e sua contribuição no processo de reflexão da formação do enfermeiro.Assumimos o movimento renovador e reflexivo da enfermagem, subsidiando-a a romper os obstáculos epistemológicosque reduzem a sua prática a um fazer técnico e dissociado de uma prática científica e humana. Trata-sede um estudo bibliográfico. Não temos a pretensão de resolver todos os desafios do ensino na formação em enfermagem,entretanto, compreendemos que a anunciação dessa nova ou não tão nova identidade epistemológicana enfermagem, pressupõe sistematização da dialeticidade no fazer do enfermeiro. Schön aborda o conceito desujeito reflexivo inspirado nas concepções de Dewey e nos imbui a refletir sobre três níveis de reflexão. Entretanto,situamos nossa preocupação no ensino em enfermagem, ou seja, pautar-se apenas em um conhecimento tácito.A visão não ampliada dessa concepção pode nos direcionar à “velha” racionalidade técnica, epistemologia da qualSchön intentava combater.Palavras-chave: Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön. REFLECTIVE TRAINING IN NURSING ECUCATION: discussion based on Schön’sconceptsAbstract: The study is supported in the fundamentals of Donald Schön’s reflective approach. We aim to reflecton the concepts covered by Schön and his contribution to the reflection process of nursing education. We assumethe renewal and reflexive movement of nursing, supporting it to break the epistemological obstacles that reduce theirpractice to a technical task and dissociated from a scientific and human practice. This is a bibliographic study. We donot claim to solve all the challenges of teaching in nursing education, however, understand that the announcementof this new or not so new epistemological identity in nursing requires systematization of dialectics in the nursing task.Schön addresses the concept of reflective subject inspired by Dewey’s conceptions and takes us to three levels ofreflection. However we place our emphasis in teaching nursing, in other words guided only in a tacit knowledge. Thenonzoomed vision of this conception can direct us to “old” technical rationality, epistemology which Schön aimed tocombat.Keywords: Nursing Education. Reflective training. Donald Schön. FORMACIÓN REFLEXIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA ENFERMERÍA: análisis ala luz de SchönResumen: El estudio se ampara en los fundamentos del enfoque reflexivo de Donald Schön. Nuestro objetivo esreflexionar sobre los conceptos tratados por Schon y su contribución al proceso de reflexión de la educación deenfermería. Asumimos el movimiento renovador y reflexivo de la enfermería, subsidiando la misma para romperlos obstáculos epistemológicos que reducen su práctica a un hacer técnico y disociado de una práctica científicay humana. Se trata de un estudio bibliográfico. No tenemos la pretensión de solucionar todos los desafíos de laenseñanza en la formación en enfermería, sin embargo, comprendemos que la anunciación de esa nueva o no tannueva identidad epistemológica en la enfermería requiere la sistematización de la dialecticidad en lo hacer de loenfermero. Schön aborda el concepto de sujeto reflexivo inspirado en las concepciones de Dewey y nos imbuye areflexionar sobre tres niveles. Sin embargo situamos nuestra preocupación en la enseñanza en enfermería, es decir,guiarse sólo en un conocimiento tácito. La visión no expandida de esa concepción puede nos direccionar para“vieja” racionalidad técnica, epistemología de la cuál Schön intentaba combatir.Palabras clave: Enseñanza en Enfermería. Formación Reflexiva. Donald Schön.
id UFMA-5_4e888a60e4d13da7c694fda913373454
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3393
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de SchönEnsino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön.O estudo se ancora nos fundamentos da abordagem reflexiva de Donald Schön. Objetivamos refletiracerca dos conceitos abordados por Schön e sua contribuição no processo de reflexão da formação do enfermeiro.Assumimos o movimento renovador e reflexivo da enfermagem, subsidiando-a a romper os obstáculos epistemológicosque reduzem a sua prática a um fazer técnico e dissociado de uma prática científica e humana. Trata-sede um estudo bibliográfico. Não temos a pretensão de resolver todos os desafios do ensino na formação em enfermagem,entretanto, compreendemos que a anunciação dessa nova ou não tão nova identidade epistemológicana enfermagem, pressupõe sistematização da dialeticidade no fazer do enfermeiro. Schön aborda o conceito desujeito reflexivo inspirado nas concepções de Dewey e nos imbui a refletir sobre três níveis de reflexão. Entretanto,situamos nossa preocupação no ensino em enfermagem, ou seja, pautar-se apenas em um conhecimento tácito.A visão não ampliada dessa concepção pode nos direcionar à “velha” racionalidade técnica, epistemologia da qualSchön intentava combater.Palavras-chave: Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön. REFLECTIVE TRAINING IN NURSING ECUCATION: discussion based on Schön’sconceptsAbstract: The study is supported in the fundamentals of Donald Schön’s reflective approach. We aim to reflecton the concepts covered by Schön and his contribution to the reflection process of nursing education. We assumethe renewal and reflexive movement of nursing, supporting it to break the epistemological obstacles that reduce theirpractice to a technical task and dissociated from a scientific and human practice. This is a bibliographic study. We donot claim to solve all the challenges of teaching in nursing education, however, understand that the announcementof this new or not so new epistemological identity in nursing requires systematization of dialectics in the nursing task.Schön addresses the concept of reflective subject inspired by Dewey’s conceptions and takes us to three levels ofreflection. However we place our emphasis in teaching nursing, in other words guided only in a tacit knowledge. Thenonzoomed vision of this conception can direct us to “old” technical rationality, epistemology which Schön aimed tocombat.Keywords: Nursing Education. Reflective training. Donald Schön. FORMACIÓN REFLEXIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA ENFERMERÍA: análisis ala luz de SchönResumen: El estudio se ampara en los fundamentos del enfoque reflexivo de Donald Schön. Nuestro objetivo esreflexionar sobre los conceptos tratados por Schon y su contribución al proceso de reflexión de la educación deenfermería. Asumimos el movimiento renovador y reflexivo de la enfermería, subsidiando la misma para romperlos obstáculos epistemológicos que reducen su práctica a un hacer técnico y disociado de una práctica científicay humana. Se trata de un estudio bibliográfico. No tenemos la pretensión de solucionar todos los desafíos de laenseñanza en la formación en enfermería, sin embargo, comprendemos que la anunciación de esa nueva o no tannueva identidad epistemológica en la enfermería requiere la sistematización de la dialecticidad en lo hacer de loenfermero. Schön aborda el concepto de sujeto reflexivo inspirado en las concepciones de Dewey y nos imbuye areflexionar sobre tres niveles. Sin embargo situamos nuestra preocupación en la enseñanza en enfermería, es decir,guiarse sólo en un conocimiento tácito. La visión no expandida de esa concepción puede nos direccionar para“vieja” racionalidad técnica, epistemología de la cuál Schön intentaba combatir.Palabras clave: Enseñanza en Enfermería. Formación Reflexiva. Donald Schön.Universidade Federal do Maranhão2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/339310.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 1, 2015; 47-582178-22290102-417510.18764/2178-2229.v22.n1reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3393/1442Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Roberlandia EvangelistaSilva, Andréa da CostaNóbrega-Therrien, Silvia Maria2016-08-19T13:11:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3393Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:44.672069Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
title FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
spellingShingle FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
Lopes, Roberlandia Evangelista
Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön.
title_short FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
title_full FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
title_fullStr FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
title_full_unstemmed FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
title_sort FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
author Lopes, Roberlandia Evangelista
author_facet Lopes, Roberlandia Evangelista
Silva, Andréa da Costa
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
author_role author
author2 Silva, Andréa da Costa
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Roberlandia Evangelista
Silva, Andréa da Costa
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön.
topic Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön.
description O estudo se ancora nos fundamentos da abordagem reflexiva de Donald Schön. Objetivamos refletiracerca dos conceitos abordados por Schön e sua contribuição no processo de reflexão da formação do enfermeiro.Assumimos o movimento renovador e reflexivo da enfermagem, subsidiando-a a romper os obstáculos epistemológicosque reduzem a sua prática a um fazer técnico e dissociado de uma prática científica e humana. Trata-sede um estudo bibliográfico. Não temos a pretensão de resolver todos os desafios do ensino na formação em enfermagem,entretanto, compreendemos que a anunciação dessa nova ou não tão nova identidade epistemológicana enfermagem, pressupõe sistematização da dialeticidade no fazer do enfermeiro. Schön aborda o conceito desujeito reflexivo inspirado nas concepções de Dewey e nos imbui a refletir sobre três níveis de reflexão. Entretanto,situamos nossa preocupação no ensino em enfermagem, ou seja, pautar-se apenas em um conhecimento tácito.A visão não ampliada dessa concepção pode nos direcionar à “velha” racionalidade técnica, epistemologia da qualSchön intentava combater.Palavras-chave: Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön. REFLECTIVE TRAINING IN NURSING ECUCATION: discussion based on Schön’sconceptsAbstract: The study is supported in the fundamentals of Donald Schön’s reflective approach. We aim to reflecton the concepts covered by Schön and his contribution to the reflection process of nursing education. We assumethe renewal and reflexive movement of nursing, supporting it to break the epistemological obstacles that reduce theirpractice to a technical task and dissociated from a scientific and human practice. This is a bibliographic study. We donot claim to solve all the challenges of teaching in nursing education, however, understand that the announcementof this new or not so new epistemological identity in nursing requires systematization of dialectics in the nursing task.Schön addresses the concept of reflective subject inspired by Dewey’s conceptions and takes us to three levels ofreflection. However we place our emphasis in teaching nursing, in other words guided only in a tacit knowledge. Thenonzoomed vision of this conception can direct us to “old” technical rationality, epistemology which Schön aimed tocombat.Keywords: Nursing Education. Reflective training. Donald Schön. FORMACIÓN REFLEXIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA ENFERMERÍA: análisis ala luz de SchönResumen: El estudio se ampara en los fundamentos del enfoque reflexivo de Donald Schön. Nuestro objetivo esreflexionar sobre los conceptos tratados por Schon y su contribución al proceso de reflexión de la educación deenfermería. Asumimos el movimiento renovador y reflexivo de la enfermería, subsidiando la misma para romperlos obstáculos epistemológicos que reducen su práctica a un hacer técnico y disociado de una práctica científicay humana. Se trata de un estudio bibliográfico. No tenemos la pretensión de solucionar todos los desafíos de laenseñanza en la formación en enfermería, sin embargo, comprendemos que la anunciación de esa nueva o no tannueva identidad epistemológica en la enfermería requiere la sistematización de la dialecticidad en lo hacer de loenfermero. Schön aborda el concepto de sujeto reflexivo inspirado en las concepciones de Dewey y nos imbuye areflexionar sobre tres niveles. Sin embargo situamos nuestra preocupación en la enseñanza en enfermería, es decir,guiarse sólo en un conocimiento tácito. La visión no expandida de esa concepción puede nos direccionar para“vieja” racionalidad técnica, epistemología de la cuál Schön intentaba combatir.Palabras clave: Enseñanza en Enfermería. Formación Reflexiva. Donald Schön.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3393
10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3393
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3393/1442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 22, n. 1, 2015; 47-58
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v22.n1
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877889445888