REFLEXIVIDADE E PRÁTICA EDUCATIVA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE ROUSSEAU E SCHÖN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Wilma Aparecida da Silva Trajano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1116
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, objetivou estudar a teoria da reflexividade desenvolvida pelo pedagogo estadunidense Donald Schön - especificamente na ação do professor que desenvolve a prática reflexiva no projeto de ateliê - em comparação com as ideias pedagógicas desenvolvidas pelo filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, nas obras que evidenciam a autorreflexão, tais como as Confissões, o Projeto para educação dos filhos do Senhor Mably e no Emílio ou da Educação, numa leitura pedagógica de ação e reflexão, contidas nas referidas obras. A partir daí, o trabalho buscou refletir sobre a importância da reflexão e da autorreflexão na formação inicial de professores. Foram elencadas algumas questões norteadoras como: O projeto pedagógico de Rousseau resgata a essência da reflexão? A autorreflexão contida em as Confissões servem de parâmetros para pensarmos a autorreflexão da ação educativa no Emílio? É possível perceber nas reflexões pedagógicas de Rousseau a prática reflexiva abordada por Donald Schön? A prática reflexiva contribui na produção dos saberes do professor referenciando a reflexão como meio de ressignificar a prática de ensino? A abordagem é de um estudo teórico de caráter bibliográfico, comparando o tema reflexividade nas concepções teóricas de Rousseau e Schön. Os resultados deste estudo indicaram que as ideias pedagógicas dos autores mais se aproximam do que se distanciam, pois em ambos há a preocupação com o conhecimento a partir da vivência do aluno e reflexão sobre o objeto de ensino, pela dimensão interacional entre preceptor e o aluno em Rousseau e o instrutor e o aluno em Schön. Nesse aspecto observou-se um diálogo reflexivo e interativo, principalmente em busca da solução de um problema. Ambos os autores corroboram a preocupação com o conhecimento, com suas finalidades e possibilidades do conhecimento ser utilizado como instrumento de transformação da pessoa que conhece, da sua ação sobre os outros e dos outros sobre o contexto. Portanto, ao relacionar os princípios pedagógicos de Rousseau e os saberes necessários à prática reflexiva de Schön, foram observados alguns pontos em comum. As concepções pedagógicas de ambos os autores revelam-se atual e relevante para analisarmos as relações entre o professor e o aluno no processo de aquisição do conhecimento por meio do ensino-aprendizado, delineando vínculos com a práxis educativa na atualidade pertinente a qualquer contexto ou nível de ensino na concepção da formação humana por meio da realização pessoal e profissional.
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A partir daí, o trabalho buscou refletir sobre a importância da reflexão e da autorreflexão na formação inicial de professores. Foram elencadas algumas questões norteadoras como: O projeto pedagógico de Rousseau resgata a essência da reflexão? A autorreflexão contida em as Confissões servem de parâmetros para pensarmos a autorreflexão da ação educativa no Emílio? É possível perceber nas reflexões pedagógicas de Rousseau a prática reflexiva abordada por Donald Schön? A prática reflexiva contribui na produção dos saberes do professor referenciando a reflexão como meio de ressignificar a prática de ensino? A abordagem é de um estudo teórico de caráter bibliográfico, comparando o tema reflexividade nas concepções teóricas de Rousseau e Schön. Os resultados deste estudo indicaram que as ideias pedagógicas dos autores mais se aproximam do que se distanciam, pois em ambos há a preocupação com o conhecimento a partir da vivência do aluno e reflexão sobre o objeto de ensino, pela dimensão interacional entre preceptor e o aluno em Rousseau e o instrutor e o aluno em Schön. Nesse aspecto observou-se um diálogo reflexivo e interativo, principalmente em busca da solução de um problema. Ambos os autores corroboram a preocupação com o conhecimento, com suas finalidades e possibilidades do conhecimento ser utilizado como instrumento de transformação da pessoa que conhece, da sua ação sobre os outros e dos outros sobre o contexto. Portanto, ao relacionar os princípios pedagógicos de Rousseau e os saberes necessários à prática reflexiva de Schön, foram observados alguns pontos em comum. As concepções pedagógicas de ambos os autores revelam-se atual e relevante para analisarmos as relações entre o professor e o aluno no processo de aquisição do conhecimento por meio do ensino-aprendizado, delineando vínculos com a práxis educativa na atualidade pertinente a qualquer contexto ou nível de ensino na concepção da formação humana por meio da realização pessoal e profissional.This master dissertation consists on a theoretical study and is about the reflexive practitioner approach - elaborated by Donald Schön - and Jean-Jacques Rousseau s reflexive entrepreneurship, well explored in the book Confessions and on his experience as a teacher (exposed in the Project of education for Mr. Mably s sons as well as on the book Emile or on education). The study tried to highlight the importance of autoreflexion for those under teaching studies, since it was linked to the Theories of education and pedagogic processes as the Graduate Program s area of research. Then pointing to the following questions: Does the educational project of Rousseau really focus a reflexive practice? Can the autoreflexion of the book Confessions be compared to Emile? If so, in what extent? Is it possible to compare Rousseau s reflexion to the reflexive approach of Schön? Are those analysis a good contribution to teaching process and teachers pedagogic practices? According to the study conducted, the answer is affirmative. Moreover, the authors ideas are proximate, despite the distance of time, mainly on the importance of practical and personal experiences to knowledge development. They also agree that the interactional relationship is of key importance to a substantial learning through an interactive dialogue between the master and the disciple (teacher-student for Schön, and tutor and disciple for Rousseau) mainly in order to solve problems. This study also highlights both authors concern on the finalities of knowledge. Is it to be used as instrument of transformation? Something to ameliorate the conditions of everyone involved? To improve social relations to better? As those questions may be updated to our times, Rousseau s philosophy and Schön s reflexions are not without importance. By the contrary, they are extremely necessary to think about the education problems we face nowadays.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPaiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Vento, Marisa Alveshttp://lattes.cnpq.br/7554403715002683Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Andrade, Maria Wilma Aparecida da Silva Trajano2016-07-27T13:53:15Z2014-11-202014-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Maria Wilma Aparecida da Silva Trajano. Reflexivity and educational practice: an analysis of the contributions of Rousseau and Schön.. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T20:07:16Zoai:ambar:tede/1116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T20:07:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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