ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA DE UNIDADE PRISIONAL: impactos sobre a identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Alisson José Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8763
Resumo: O presente artigo buscou descrever como as especificidades da prática docente no interior das unidades prisionais podem conferir características singulares de identidade profissional sobre o comportamento docente. A pesquisa contou com a participação voluntária de uma diretora e cinco professores da educação escolar de uma instituição prisional do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram utilizados entrevistas abertas e registros em diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Os resultados sugerem que escolas inseridas em unidades prisionais podem oferecer aos profissionais docentes experiências que, frequentemente, não são observadas em outros espaços educativos, tornando-os profissionais com características e modos peculiares na Educação de Jovens e Adultos e no campo educacional como um todo. Muitos estudos têm ressaltado o valor e a importância da educação para as pessoas em situação de privação de liberdade, no entanto, pouco tem se investido em estudos específicos em torno da constituição da identidade profissional dos professores que atuam anonimamente no interior das “celas de aula”.SPECIFICITIES OF TEACHING IN A PRISON UNIT: impacts on teaching identityAbstractThe present article sought to describe how the specificities of teaching practice inside the prison units can generate on teacher behavior unique characteristics of professional identity. The research had the voluntary participation of a director and five teachers of school education of a prison institution in the state of Minas Gerais. In order to do so, it was used as instruments of data collection: open interviews and field journal records. The results suggest that schools in prison units can provide teachers with experiences that are often not observed in other educational settings, making them professionals with particular characteristics and modes in young and adult education and in the field of educational as a whole. Many studies have emphasized the value and importance of education for people in situations of deprivation of liberty, however, little has been invested in specific studies around the constitution of the professional identity of these teachers who act anonymously inside the prison classrooms.ESPECIFICIDADES DE LA DOCENCIA EN UNA ESCUELA DE UNIDAD PRISIONAL: impactos sobre la identidad docenteResumenEl presente artículo buscó describir cómo las especificidades de la práctica docente en el interior de las unidades penitenciarias pueden conferir características singulares de identidad profesional sobre el comportamiento docente La investigación contó con la participación voluntaria de una directora y de cinco profesores de la educación escolar de una institución penitenciaria del estado de Minas Gerais. Para ello, se utilizaron como instrumentos de recolección de datos: entrevistas abiertas y registros en diario de campo. Los resultados sugieren que las escuelas insertadas en unidades penitentes pueden ofrecer a los profesionales docentes experiencias que a menudo no se observan en otros espacios educativos, haciéndolos profesionales con características y modos peculiares en la Educación de Jóvenes y Adultos y en el campo de la educación como un todo. Muchos estudios han resaltado el valor y la importancia de la educación para las personas en situación de privación de libertad, sin embargo, poco se ha invertido en estudios específicos en torno de la constitución de la identidad profesional de esos profesores que actúan anónimamente en el interior de las “celdas de clase”. 
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Duarte, Alisson José Oliveira
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