GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daianny Madalena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pierozan, Sandra Simone Höpner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school projectAbstractThis article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democraticmanagement. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in theconnection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolarResumenEste artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una delas escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principalesobstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa.
id UFMA-5_697f52bb29554de0ddaac5cf118bff26
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17543
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escolaprojeto político-pedagógicotrabalho pedagógicoequipe gestora e professoresgestão educacionalO presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school projectAbstractThis article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democraticmanagement. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in theconnection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolarResumenEste artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una delas escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principalesobstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Pesquisa de Campo; Entrevistaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1754310.18764/2178-2229v28n4.202157Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 41-662178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10022http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10913http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10914http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10915http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10925http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10926http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10927http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10928Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Daianny MadalenaPierozan, Sandra Simone Höpner2022-01-19T23:03:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17543Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.379343Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
title GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
spellingShingle GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
Costa, Daianny Madalena
projeto político-pedagógico
trabalho pedagógico
equipe gestora e professores
gestão educacional
title_short GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
title_full GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
title_fullStr GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
title_full_unstemmed GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
title_sort GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
author Costa, Daianny Madalena
author_facet Costa, Daianny Madalena
Pierozan, Sandra Simone Höpner
author_role author
author2 Pierozan, Sandra Simone Höpner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daianny Madalena
Pierozan, Sandra Simone Höpner
dc.subject.por.fl_str_mv projeto político-pedagógico
trabalho pedagógico
equipe gestora e professores
gestão educacional
topic projeto político-pedagógico
trabalho pedagógico
equipe gestora e professores
gestão educacional
description O presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school projectAbstractThis article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democraticmanagement. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in theconnection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolarResumenEste artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una delas escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principalesobstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa de Campo; Entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543
10.18764/2178-2229v28n4.202157
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10022
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10913
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10914
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10915
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10925
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10926
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10927
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 41-66
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881243840512