GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school projectAbstractThis article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democraticmanagement. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in theconnection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolarResumenEste artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una delas escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principalesobstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa. |
id |
UFMA-5_697f52bb29554de0ddaac5cf118bff26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17543 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escolaprojeto político-pedagógicotrabalho pedagógicoequipe gestora e professoresgestão educacionalO presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school projectAbstractThis article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democraticmanagement. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in theconnection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolarResumenEste artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una delas escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principalesobstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Pesquisa de Campo; Entrevistaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1754310.18764/2178-2229v28n4.202157Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 41-662178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10022http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10913http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10914http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10915http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10925http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10926http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10927http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10928Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Daianny MadalenaPierozan, Sandra Simone Höpner2022-01-19T23:03:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17543Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.379343Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
title |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
spellingShingle |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola Costa, Daianny Madalena projeto político-pedagógico trabalho pedagógico equipe gestora e professores gestão educacional |
title_short |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
title_full |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
title_fullStr |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
title_full_unstemmed |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
title_sort |
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola |
author |
Costa, Daianny Madalena |
author_facet |
Costa, Daianny Madalena Pierozan, Sandra Simone Höpner |
author_role |
author |
author2 |
Pierozan, Sandra Simone Höpner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daianny Madalena Pierozan, Sandra Simone Höpner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projeto político-pedagógico trabalho pedagógico equipe gestora e professores gestão educacional |
topic |
projeto político-pedagógico trabalho pedagógico equipe gestora e professores gestão educacional |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school projectAbstractThis article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democraticmanagement. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in theconnection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolarResumenEste artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una delas escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principalesobstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa; Pesquisa de Campo; Entrevista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543 10.18764/2178-2229v28n4.202157 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v28n4.202157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10022 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10913 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10914 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10915 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10925 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10926 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10927 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543/10928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 41-66 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881243840512 |