A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matter, Fabiana Alfing
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015gzz
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2204
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015
id UFSM_08fe10720e3007f71e9ad2f5721238d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2204
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolarThe democratic management and educational guidance in the school contentOrientador educacionalGestão escolar democráticaEquipe pedagógicaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015This article aims to investigate the actions of the School Counselor, in the school environment, in the perspective of a democratic educational administration. This professional was always related to everyday occurrences, since everything that happens at school or in the family, reflected in learning or behavior of students. Throughout the history of educational guidance, many areas influenced their practices. This, on the other hand, is characterized by a comprehensive work on the pedagogical dimension, possessing mediator character, together with the other school segments. The professional school counselor in public schools is part of the pedagogical team. But in municipally public, does not have this performance. This study aimed to make a critical reflection of the educational reality and possible contributions of this professional. The research was conducted in an exploratory way, qualitative, case study and multiple theoretical referentials. Structured questionnaires were applied to the school community: school counselor, teachers, parents and students. And from the data analyzed, it is concluded that the counselor should participate in the planning and characterization of the school and community. Currently this professional works to intermediate school conflicts and help teachers treat with students that have learning disabilities. However, it was evidenced although the contribution of the counselor becomes important because it is a mediator professional who advises, assists and coordinates the action of the significant elements of the school, promoting true integration towards a democratic management in school.A presente monografia visa investigar as ações do Orientador Educacional, no espaço escolar, na perspectiva de uma gestão educacional democrática. Este profissional sempre esteve relacionado às ocorrências do cotidiano, já que tudo o que acontece na escola ou na família, reflete na aprendizagem ou no comportamento dos alunos. No decorrer da história da orientação educacional, muitas áreas influenciaram suas práticas. Esta, por sua vez, caracteriza-se por um trabalho abrangente, na dimensão pedagógica, possuindo caráter mediador, junto aos demais segmentos da escola. O profissional orientador educacional na rede pública estadual faz parte da equipe pedagógica. Porém, na rede pública de ensino municipal, ainda não tem essa atuação. Este trabalho buscou realizar uma reflexão crítica da realidade educacional e possíveis contribuições deste profissional. A pesquisa foi realizada de forma exploratória, qualitativa, estudo de caso e com múltiplos referenciais teóricos. Foram aplicados questionários estruturados para a comunidade escolar: orientador educacional, professores, pais e alunos. E, a partir dos dados analisados, concluiu-se que o orientador educacional deve participar do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade. Atualmente este profissional trabalha para intermediar conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem. Contudo, evidenciou-se ainda que a contribuição do orientador educacional vem a ser importante, pois é um profissional mediador, que orienta, assiste e coordena a ação dos elementos significativos da escola, promovendo a verdadeira integração, em prol de uma gestão democrática na escola.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKoff, Lucia Bernadete FleigMatter, Fabiana Alfing2016-09-26T14:26:14Z2016-09-26T14:26:14Z2012-11-282015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2204ark:/26339/0013000015gzzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
The democratic management and educational guidance in the school content
title A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
spellingShingle A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
Matter, Fabiana Alfing
Orientador educacional
Gestão escolar democrática
Equipe pedagógica
title_short A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
title_full A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
title_fullStr A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
title_full_unstemmed A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
title_sort A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar
author Matter, Fabiana Alfing
author_facet Matter, Fabiana Alfing
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koff, Lucia Bernadete Fleig
dc.contributor.author.fl_str_mv Matter, Fabiana Alfing
dc.subject.por.fl_str_mv Orientador educacional
Gestão escolar democrática
Equipe pedagógica
topic Orientador educacional
Gestão escolar democrática
Equipe pedagógica
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-28
2015
2016-09-26T14:26:14Z
2016-09-26T14:26:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2204
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015gzz
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2204
identifier_str_mv ark:/26339/0013000015gzz
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172453339496448