TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317 |
Resumo: | As medidas de isolamento social, amplamente adotadas para combater a propagação do novo coronavírus, levaram à aplicação imediata de modalidades de ensino não presencial em todo o país. Em um contexto de ensino e aprendizagem remoto/virtual em música, em que o caráter tátil do processo pedagógico é ainda mais evidente, torna-se essencial refletir sobre o papel desempenhado pelas tecnologias da educação como dispositivos atenuadores das distâncias e das barreiras para o aprendizado em música. O presente trabalho é, portanto, uma revisão bibliográfica com objetivo de apresentar as tecnologias da educação como suporte e estratégias aos educadores e de refletir sobre sua importância para a educação e para a sociedade como todo. Dessa forma, será exposto um breve panorama sobre metodologias ativas existentes, tais como a “Sala de Aula Invertida”, a “Gamificação” e ferramentas digitais como Google Meet, em uso no atual momento. Nessa discussão, será dada especial ênfase à proposta dos softwares como mecanismo facilitador do ensino e da aprendizagem musical, sua aplicabilidade no contexto educacional e suas principais características, entendendo que esses programas apresentam imensas vantagens para o ensino e para a continuidade do ensino de música no momento atual. |
id |
UFMA-5_6c16fa97a6bcfb3bfba10c0932e00215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18317 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender músicaMUSIC EDUCATION TECHNOLOGY:: software and digital tools for teaching and learning musicTECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: : o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da músicaeducación musicaltecnologías educativas metodologías activasSoftwareseducação musicaltecnologias educacionaismetodologias ativassoftwares.musical education educational technologiesactive methodologiessoftwareAs medidas de isolamento social, amplamente adotadas para combater a propagação do novo coronavírus, levaram à aplicação imediata de modalidades de ensino não presencial em todo o país. Em um contexto de ensino e aprendizagem remoto/virtual em música, em que o caráter tátil do processo pedagógico é ainda mais evidente, torna-se essencial refletir sobre o papel desempenhado pelas tecnologias da educação como dispositivos atenuadores das distâncias e das barreiras para o aprendizado em música. O presente trabalho é, portanto, uma revisão bibliográfica com objetivo de apresentar as tecnologias da educação como suporte e estratégias aos educadores e de refletir sobre sua importância para a educação e para a sociedade como todo. Dessa forma, será exposto um breve panorama sobre metodologias ativas existentes, tais como a “Sala de Aula Invertida”, a “Gamificação” e ferramentas digitais como Google Meet, em uso no atual momento. Nessa discussão, será dada especial ênfase à proposta dos softwares como mecanismo facilitador do ensino e da aprendizagem musical, sua aplicabilidade no contexto educacional e suas principais características, entendendo que esses programas apresentam imensas vantagens para o ensino e para a continuidade do ensino de música no momento atual.Las políticas de autoaislamiento que se han adoptado para combatir la propagación del nuevocoronavirus han llevado a que las escuelas y universidades asuman la educación a distancia en todo el país. En contextos de enseñanza y aprendizaje a distancia de la música, en los que el contacto físico es una parte integral del proceso pedagógico, es fundamental reflexionar sobre el papel que desarrollan las tecnologías educativas como dispositivos facilitadores para el aprendizaje de la música. Este artículo es, por tanto, una revisión de la literatura que tiene como objetivos 1) presentar las tecnologías educativas como apoyo y estrategia para los educadores y 2) reflexionar sobre su importancia para la educación y para la sociedad. Así, presentamos una visión general de las metodologías activas existentes como “Aula Invertida”, “Gamificación” y herramientas digitales como Google Meet, actualmente en uso. Dentro de esta revisión de la literatura, prestamos mucha atención a los softwares musicales como una estrategia para facilitar la enseñanza y el aprendizaje de la música. También identificamos las principales características de algunos softwares musicales y parte de sus aplicaciones en el contexto educativo. Concluimos que esos softwares tienen enormes ventajaspara la enseñanza y el aprendizaje a distancia de la música y seguirán siendo importantes para la educación musical en el futuro próximoEnforced self-isolation policies, which have been largely adopted to fight the spread of the newcoronavirus, have led to schools and universities taking on remote education across the country. In remote music teaching and learning contexts, where haptic feedbacks are an integral part of the pedagogical process, it is essential to reflect upon the role played by education technologies as facilitating devices for learning music. This paper is, therefore, a literature review aiming at 1) presenting education technologies as support and strategy for educators and 2) reflecting on their importance for education and society. Thus, we present an overview of existing active methodologies such as “Inverted Classroom”, “Gamification” and digital tools such as Google Meet currently in use. Within this literature review, we pay close attention to music-related software as a strategy to smooth music teaching and learning. We also identify music-related software main characteristics and some of its applications in the educational context. We conclude that these pieces of software have huge advantages for remote music teaching and learning and will be still important for music education in the foreseeable future.Universidade Federal do Maranhão2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1831710.18764/2178-2229v30n2.2023.33Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 2, abr./jun. 2023; 343-3692178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317/12170Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Adriana Rodrigues de Zorzal, Ricieri Carlini2023-12-14T21:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18317Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:21.494675Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música MUSIC EDUCATION TECHNOLOGY:: software and digital tools for teaching and learning music TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: : o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música |
title |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música |
spellingShingle |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música Sousa, Adriana Rodrigues de educación musical tecnologías educativas metodologías activas Softwares educação musical tecnologias educacionais metodologias ativas softwares. musical education educational technologies active methodologies software |
title_short |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música |
title_full |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música |
title_fullStr |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música |
title_sort |
TECNOLOGÍA EM LA EDUCACIÓN MUSICAL: : software y herramientas digitales para enseñar y aprender música |
author |
Sousa, Adriana Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Adriana Rodrigues de Zorzal, Ricieri Carlini |
author_role |
author |
author2 |
Zorzal, Ricieri Carlini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Adriana Rodrigues de Zorzal, Ricieri Carlini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educación musical tecnologías educativas metodologías activas Softwares educação musical tecnologias educacionais metodologias ativas softwares. musical education educational technologies active methodologies software |
topic |
educación musical tecnologías educativas metodologías activas Softwares educação musical tecnologias educacionais metodologias ativas softwares. musical education educational technologies active methodologies software |
description |
As medidas de isolamento social, amplamente adotadas para combater a propagação do novo coronavírus, levaram à aplicação imediata de modalidades de ensino não presencial em todo o país. Em um contexto de ensino e aprendizagem remoto/virtual em música, em que o caráter tátil do processo pedagógico é ainda mais evidente, torna-se essencial refletir sobre o papel desempenhado pelas tecnologias da educação como dispositivos atenuadores das distâncias e das barreiras para o aprendizado em música. O presente trabalho é, portanto, uma revisão bibliográfica com objetivo de apresentar as tecnologias da educação como suporte e estratégias aos educadores e de refletir sobre sua importância para a educação e para a sociedade como todo. Dessa forma, será exposto um breve panorama sobre metodologias ativas existentes, tais como a “Sala de Aula Invertida”, a “Gamificação” e ferramentas digitais como Google Meet, em uso no atual momento. Nessa discussão, será dada especial ênfase à proposta dos softwares como mecanismo facilitador do ensino e da aprendizagem musical, sua aplicabilidade no contexto educacional e suas principais características, entendendo que esses programas apresentam imensas vantagens para o ensino e para a continuidade do ensino de música no momento atual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317 10.18764/2178-2229v30n2.2023.33 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v30n2.2023.33 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317/12170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 2, abr./jun. 2023; 343-369 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881709408256 |