A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva-Perdigão, Marilete Geralda da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071
Resumo: O objetivo deste trabalho foi captar, na obra de Henri Wallon, o desenvolvimento da linguagem e as implicações da compreensão deste desenvolvimento para a educação das crianças em geral e daquelas com Necessidades Educativas Especiais. Assim, percorremos, especificamente, A Evolução Psicológica da Criança, obra de 1941, por ser considerado um livro que sintetiza o pensamento deste teórico. Portanto, construímos um artigo de revisão a partir da releitura da obra citada, enfocando: os fatores do desenvolvimento, localizando a linguagem neste processo; a relação entre o ato motor e a linguagem; e a relação entre esta função e o conhecimento. Para concluir, apresentamos algumas considerações, são elas: a linguagem origina-se no ato motor, e posteriormente, exerce sobre ele o seu controle; esta função estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; ter compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem, juntamente com a compreensão de outros fatores, contribui tanto para o entendimento de um desenvolvimento psicológico normal dos sujeitos, como dos seus retrocessos e desvios.Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. WALLONIAN PSYCHOGENETIC AND LANGUAGE DEVELOPMENT: implications for educationAbstract: The objective of this study was to capture, in the work of Henri Wallon, language development and understanding the implications of this development for the education of children in general and those with special educational needs. So we read the book The Psychological Development of the Child, a work of 1941 considereda book that synthesizes the thought of this author. Therefore, we constructed a review article of the reading of the cited work, focusing on: the factors of development, locating the language in this process; the relationship between the motor act and the language; and the relationship between this function and knowledge. To conclude, we presentsome considerations: language originates in the motor act and, subsequently exerts its control over it; this function establishes a reciprocal relationship with the thought and aim to support their progress, and the same time structuring it; have understanding of language development, along with the understanding of other factors, contributes to theunderstanding of normal psychological development of individuals, as their setbacks and detours.Keywords: Language. Development. Thought. PSICOGENÉTICA WALLONIANA Y DESARROLLO DEL LENGUAJE: implicaciones para la educaciónResumen: El objetivo de este estudio fue el de capturar, en la obra de Henri Wallon, el desarrollo del lenguaje y la comprensión de las implicaciones de este desarrollo para la educación de los niños en general y aquellos con necesidades educativas especiales. Así, que hemos utilizado, específicamente, El Desarrollo Psicológico del Niño,una obra de 1941, considerado como un libro que sintetiza el pensamiento de esta teoría. Por lo tanto, hemos construido un artículo de revisión de la relectura de la obra citada, centrándose en: los factores del desarrollo, la localización de la lenguaje en este proceso; la relación entre el acto motor y el lenguaje ; y la relación entre estafunción y el conocimiento. Para concluir, se presentan algunas consideraciones, que son: el lenguaje se origina en el acto motor, y, posteriormente, ejerce su control sobre él; Esta función establece una relación recíproca con el pensamiento y el objetivo de apoyar su progreso mientras su estructuración; tener conocimiento del desarrollo dellenguaje, así como la comprensión de otros factores , contribuye a la comprensión del desarrollo psicológico normal de los individuos y sus retrocesos y desvíos.Palabras clave: Lenguaje. Desarrollo. Pensamiento.
id UFMA-5_751222058c8fb1a198cdf7d6e0f16577
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3071
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educaçãoLinguagem. Desenvolvimento. PensamentoO objetivo deste trabalho foi captar, na obra de Henri Wallon, o desenvolvimento da linguagem e as implicações da compreensão deste desenvolvimento para a educação das crianças em geral e daquelas com Necessidades Educativas Especiais. Assim, percorremos, especificamente, A Evolução Psicológica da Criança, obra de 1941, por ser considerado um livro que sintetiza o pensamento deste teórico. Portanto, construímos um artigo de revisão a partir da releitura da obra citada, enfocando: os fatores do desenvolvimento, localizando a linguagem neste processo; a relação entre o ato motor e a linguagem; e a relação entre esta função e o conhecimento. Para concluir, apresentamos algumas considerações, são elas: a linguagem origina-se no ato motor, e posteriormente, exerce sobre ele o seu controle; esta função estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; ter compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem, juntamente com a compreensão de outros fatores, contribui tanto para o entendimento de um desenvolvimento psicológico normal dos sujeitos, como dos seus retrocessos e desvios.Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. WALLONIAN PSYCHOGENETIC AND LANGUAGE DEVELOPMENT: implications for educationAbstract: The objective of this study was to capture, in the work of Henri Wallon, language development and understanding the implications of this development for the education of children in general and those with special educational needs. So we read the book The Psychological Development of the Child, a work of 1941 considereda book that synthesizes the thought of this author. Therefore, we constructed a review article of the reading of the cited work, focusing on: the factors of development, locating the language in this process; the relationship between the motor act and the language; and the relationship between this function and knowledge. To conclude, we presentsome considerations: language originates in the motor act and, subsequently exerts its control over it; this function establishes a reciprocal relationship with the thought and aim to support their progress, and the same time structuring it; have understanding of language development, along with the understanding of other factors, contributes to theunderstanding of normal psychological development of individuals, as their setbacks and detours.Keywords: Language. Development. Thought. PSICOGENÉTICA WALLONIANA Y DESARROLLO DEL LENGUAJE: implicaciones para la educaciónResumen: El objetivo de este estudio fue el de capturar, en la obra de Henri Wallon, el desarrollo del lenguaje y la comprensión de las implicaciones de este desarrollo para la educación de los niños en general y aquellos con necesidades educativas especiales. Así, que hemos utilizado, específicamente, El Desarrollo Psicológico del Niño,una obra de 1941, considerado como un libro que sintetiza el pensamiento de esta teoría. Por lo tanto, hemos construido un artículo de revisión de la relectura de la obra citada, centrándose en: los factores del desarrollo, la localización de la lenguaje en este proceso; la relación entre el acto motor y el lenguaje ; y la relación entre estafunción y el conocimiento. Para concluir, se presentan algunas consideraciones, que son: el lenguaje se origina en el acto motor, y, posteriormente, ejerce su control sobre él; Esta función establece una relación recíproca con el pensamiento y el objetivo de apoyar su progreso mientras su estructuración; tener conocimiento del desarrollo dellenguaje, así como la comprensión de otros factores , contribuye a la comprensión del desarrollo psicológico normal de los individuos y sus retrocesos y desvíos.Palabras clave: Lenguaje. Desarrollo. Pensamiento.Universidade Federal do Maranhão2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/307110.18764/2178-2229.v21.n3.p.41-53Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 3, 2014; 41-532178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071/1577Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva-Perdigão, Marilete Geralda da2017-01-23T13:56:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3071Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:43.695529Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
title A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
spellingShingle A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
Silva-Perdigão, Marilete Geralda da
Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento
title_short A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
title_full A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
title_fullStr A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
title_full_unstemmed A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
title_sort A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
author Silva-Perdigão, Marilete Geralda da
author_facet Silva-Perdigão, Marilete Geralda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva-Perdigão, Marilete Geralda da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento
topic Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento
description O objetivo deste trabalho foi captar, na obra de Henri Wallon, o desenvolvimento da linguagem e as implicações da compreensão deste desenvolvimento para a educação das crianças em geral e daquelas com Necessidades Educativas Especiais. Assim, percorremos, especificamente, A Evolução Psicológica da Criança, obra de 1941, por ser considerado um livro que sintetiza o pensamento deste teórico. Portanto, construímos um artigo de revisão a partir da releitura da obra citada, enfocando: os fatores do desenvolvimento, localizando a linguagem neste processo; a relação entre o ato motor e a linguagem; e a relação entre esta função e o conhecimento. Para concluir, apresentamos algumas considerações, são elas: a linguagem origina-se no ato motor, e posteriormente, exerce sobre ele o seu controle; esta função estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; ter compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem, juntamente com a compreensão de outros fatores, contribui tanto para o entendimento de um desenvolvimento psicológico normal dos sujeitos, como dos seus retrocessos e desvios.Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. WALLONIAN PSYCHOGENETIC AND LANGUAGE DEVELOPMENT: implications for educationAbstract: The objective of this study was to capture, in the work of Henri Wallon, language development and understanding the implications of this development for the education of children in general and those with special educational needs. So we read the book The Psychological Development of the Child, a work of 1941 considereda book that synthesizes the thought of this author. Therefore, we constructed a review article of the reading of the cited work, focusing on: the factors of development, locating the language in this process; the relationship between the motor act and the language; and the relationship between this function and knowledge. To conclude, we presentsome considerations: language originates in the motor act and, subsequently exerts its control over it; this function establishes a reciprocal relationship with the thought and aim to support their progress, and the same time structuring it; have understanding of language development, along with the understanding of other factors, contributes to theunderstanding of normal psychological development of individuals, as their setbacks and detours.Keywords: Language. Development. Thought. PSICOGENÉTICA WALLONIANA Y DESARROLLO DEL LENGUAJE: implicaciones para la educaciónResumen: El objetivo de este estudio fue el de capturar, en la obra de Henri Wallon, el desarrollo del lenguaje y la comprensión de las implicaciones de este desarrollo para la educación de los niños en general y aquellos con necesidades educativas especiales. Así, que hemos utilizado, específicamente, El Desarrollo Psicológico del Niño,una obra de 1941, considerado como un libro que sintetiza el pensamiento de esta teoría. Por lo tanto, hemos construido un artículo de revisión de la relectura de la obra citada, centrándose en: los factores del desarrollo, la localización de la lenguaje en este proceso; la relación entre el acto motor y el lenguaje ; y la relación entre estafunción y el conocimiento. Para concluir, se presentan algunas consideraciones, que son: el lenguaje se origina en el acto motor, y, posteriormente, ejerce su control sobre él; Esta función establece una relación recíproca con el pensamiento y el objetivo de apoyar su progreso mientras su estructuración; tener conocimiento del desarrollo dellenguaje, así como la comprensión de otros factores , contribuye a la comprensión del desarrollo psicológico normal de los individuos y sus retrocesos y desvíos.Palabras clave: Lenguaje. Desarrollo. Pensamiento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071
10.18764/2178-2229.v21.n3.p.41-53
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n3.p.41-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071/1577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 3, 2014; 41-53
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877851697152