A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi captar, na obra de Henri Wallon, o desenvolvimento da linguagem e as implicações da compreensão deste desenvolvimento para a educação das crianças em geral e daquelas com Necessidades Educativas Especiais. Assim, percorremos, especificamente, A Evolução Psicológica da Criança, obra de 1941, por ser considerado um livro que sintetiza o pensamento deste teórico. Portanto, construímos um artigo de revisão a partir da releitura da obra citada, enfocando: os fatores do desenvolvimento, localizando a linguagem neste processo; a relação entre o ato motor e a linguagem; e a relação entre esta função e o conhecimento. Para concluir, apresentamos algumas considerações, são elas: a linguagem origina-se no ato motor, e posteriormente, exerce sobre ele o seu controle; esta função estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; ter compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem, juntamente com a compreensão de outros fatores, contribui tanto para o entendimento de um desenvolvimento psicológico normal dos sujeitos, como dos seus retrocessos e desvios.Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. WALLONIAN PSYCHOGENETIC AND LANGUAGE DEVELOPMENT: implications for educationAbstract: The objective of this study was to capture, in the work of Henri Wallon, language development and understanding the implications of this development for the education of children in general and those with special educational needs. So we read the book The Psychological Development of the Child, a work of 1941 considereda book that synthesizes the thought of this author. Therefore, we constructed a review article of the reading of the cited work, focusing on: the factors of development, locating the language in this process; the relationship between the motor act and the language; and the relationship between this function and knowledge. To conclude, we presentsome considerations: language originates in the motor act and, subsequently exerts its control over it; this function establishes a reciprocal relationship with the thought and aim to support their progress, and the same time structuring it; have understanding of language development, along with the understanding of other factors, contributes to theunderstanding of normal psychological development of individuals, as their setbacks and detours.Keywords: Language. Development. Thought. PSICOGENÉTICA WALLONIANA Y DESARROLLO DEL LENGUAJE: implicaciones para la educaciónResumen: El objetivo de este estudio fue el de capturar, en la obra de Henri Wallon, el desarrollo del lenguaje y la comprensión de las implicaciones de este desarrollo para la educación de los niños en general y aquellos con necesidades educativas especiales. Así, que hemos utilizado, específicamente, El Desarrollo Psicológico del Niño,una obra de 1941, considerado como un libro que sintetiza el pensamiento de esta teoría. Por lo tanto, hemos construido un artículo de revisión de la relectura de la obra citada, centrándose en: los factores del desarrollo, la localización de la lenguaje en este proceso; la relación entre el acto motor y el lenguaje ; y la relación entre estafunción y el conocimiento. Para concluir, se presentan algunas consideraciones, que son: el lenguaje se origina en el acto motor, y, posteriormente, ejerce su control sobre él; Esta función establece una relación recíproca con el pensamiento y el objetivo de apoyar su progreso mientras su estructuración; tener conocimiento del desarrollo dellenguaje, así como la comprensión de otros factores , contribuye a la comprensión del desarrollo psicológico normal de los individuos y sus retrocesos y desvíos.Palabras clave: Lenguaje. Desarrollo. Pensamiento. |
id |
UFMA-5_751222058c8fb1a198cdf7d6e0f16577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3071 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educaçãoLinguagem. Desenvolvimento. PensamentoO objetivo deste trabalho foi captar, na obra de Henri Wallon, o desenvolvimento da linguagem e as implicações da compreensão deste desenvolvimento para a educação das crianças em geral e daquelas com Necessidades Educativas Especiais. Assim, percorremos, especificamente, A Evolução Psicológica da Criança, obra de 1941, por ser considerado um livro que sintetiza o pensamento deste teórico. Portanto, construímos um artigo de revisão a partir da releitura da obra citada, enfocando: os fatores do desenvolvimento, localizando a linguagem neste processo; a relação entre o ato motor e a linguagem; e a relação entre esta função e o conhecimento. Para concluir, apresentamos algumas considerações, são elas: a linguagem origina-se no ato motor, e posteriormente, exerce sobre ele o seu controle; esta função estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; ter compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem, juntamente com a compreensão de outros fatores, contribui tanto para o entendimento de um desenvolvimento psicológico normal dos sujeitos, como dos seus retrocessos e desvios.Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. WALLONIAN PSYCHOGENETIC AND LANGUAGE DEVELOPMENT: implications for educationAbstract: The objective of this study was to capture, in the work of Henri Wallon, language development and understanding the implications of this development for the education of children in general and those with special educational needs. So we read the book The Psychological Development of the Child, a work of 1941 considereda book that synthesizes the thought of this author. Therefore, we constructed a review article of the reading of the cited work, focusing on: the factors of development, locating the language in this process; the relationship between the motor act and the language; and the relationship between this function and knowledge. To conclude, we presentsome considerations: language originates in the motor act and, subsequently exerts its control over it; this function establishes a reciprocal relationship with the thought and aim to support their progress, and the same time structuring it; have understanding of language development, along with the understanding of other factors, contributes to theunderstanding of normal psychological development of individuals, as their setbacks and detours.Keywords: Language. Development. Thought. PSICOGENÉTICA WALLONIANA Y DESARROLLO DEL LENGUAJE: implicaciones para la educaciónResumen: El objetivo de este estudio fue el de capturar, en la obra de Henri Wallon, el desarrollo del lenguaje y la comprensión de las implicaciones de este desarrollo para la educación de los niños en general y aquellos con necesidades educativas especiales. Así, que hemos utilizado, específicamente, El Desarrollo Psicológico del Niño,una obra de 1941, considerado como un libro que sintetiza el pensamiento de esta teoría. Por lo tanto, hemos construido un artículo de revisión de la relectura de la obra citada, centrándose en: los factores del desarrollo, la localización de la lenguaje en este proceso; la relación entre el acto motor y el lenguaje ; y la relación entre estafunción y el conocimiento. Para concluir, se presentan algunas consideraciones, que son: el lenguaje se origina en el acto motor, y, posteriormente, ejerce su control sobre él; Esta función establece una relación recíproca con el pensamiento y el objetivo de apoyar su progreso mientras su estructuración; tener conocimiento del desarrollo dellenguaje, así como la comprensión de otros factores , contribuye a la comprensión del desarrollo psicológico normal de los individuos y sus retrocesos y desvíos.Palabras clave: Lenguaje. Desarrollo. Pensamiento.Universidade Federal do Maranhão2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/307110.18764/2178-2229.v21.n3.p.41-53Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 3, 2014; 41-532178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071/1577Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva-Perdigão, Marilete Geralda da2017-01-23T13:56:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3071Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:43.695529Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
title |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
spellingShingle |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação Silva-Perdigão, Marilete Geralda da Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento |
title_short |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
title_full |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
title_fullStr |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
title_full_unstemmed |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
title_sort |
A PSICOGENÉTICA WALLONIANA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: implicações à educação |
author |
Silva-Perdigão, Marilete Geralda da |
author_facet |
Silva-Perdigão, Marilete Geralda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva-Perdigão, Marilete Geralda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento |
topic |
Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento |
description |
O objetivo deste trabalho foi captar, na obra de Henri Wallon, o desenvolvimento da linguagem e as implicações da compreensão deste desenvolvimento para a educação das crianças em geral e daquelas com Necessidades Educativas Especiais. Assim, percorremos, especificamente, A Evolução Psicológica da Criança, obra de 1941, por ser considerado um livro que sintetiza o pensamento deste teórico. Portanto, construímos um artigo de revisão a partir da releitura da obra citada, enfocando: os fatores do desenvolvimento, localizando a linguagem neste processo; a relação entre o ato motor e a linguagem; e a relação entre esta função e o conhecimento. Para concluir, apresentamos algumas considerações, são elas: a linguagem origina-se no ato motor, e posteriormente, exerce sobre ele o seu controle; esta função estabelece uma relação de reciprocidade com o pensamento, servindo de suporte aos seus progressos e ao mesmo tempo estruturando-o; ter compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem, juntamente com a compreensão de outros fatores, contribui tanto para o entendimento de um desenvolvimento psicológico normal dos sujeitos, como dos seus retrocessos e desvios.Palavras-chave: Linguagem. Desenvolvimento. Pensamento. WALLONIAN PSYCHOGENETIC AND LANGUAGE DEVELOPMENT: implications for educationAbstract: The objective of this study was to capture, in the work of Henri Wallon, language development and understanding the implications of this development for the education of children in general and those with special educational needs. So we read the book The Psychological Development of the Child, a work of 1941 considereda book that synthesizes the thought of this author. Therefore, we constructed a review article of the reading of the cited work, focusing on: the factors of development, locating the language in this process; the relationship between the motor act and the language; and the relationship between this function and knowledge. To conclude, we presentsome considerations: language originates in the motor act and, subsequently exerts its control over it; this function establishes a reciprocal relationship with the thought and aim to support their progress, and the same time structuring it; have understanding of language development, along with the understanding of other factors, contributes to theunderstanding of normal psychological development of individuals, as their setbacks and detours.Keywords: Language. Development. Thought. PSICOGENÉTICA WALLONIANA Y DESARROLLO DEL LENGUAJE: implicaciones para la educaciónResumen: El objetivo de este estudio fue el de capturar, en la obra de Henri Wallon, el desarrollo del lenguaje y la comprensión de las implicaciones de este desarrollo para la educación de los niños en general y aquellos con necesidades educativas especiales. Así, que hemos utilizado, específicamente, El Desarrollo Psicológico del Niño,una obra de 1941, considerado como un libro que sintetiza el pensamiento de esta teoría. Por lo tanto, hemos construido un artículo de revisión de la relectura de la obra citada, centrándose en: los factores del desarrollo, la localización de la lenguaje en este proceso; la relación entre el acto motor y el lenguaje ; y la relación entre estafunción y el conocimiento. Para concluir, se presentan algunas consideraciones, que son: el lenguaje se origina en el acto motor, y, posteriormente, ejerce su control sobre él; Esta función establece una relación recíproca con el pensamiento y el objetivo de apoyar su progreso mientras su estructuración; tener conocimiento del desarrollo dellenguaje, así como la comprensión de otros factores , contribuye a la comprensión del desarrollo psicológico normal de los individuos y sus retrocesos y desvíos.Palabras clave: Lenguaje. Desarrollo. Pensamiento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071 10.18764/2178-2229.v21.n3.p.41-53 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v21.n3.p.41-53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3071/1577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 3, 2014; 41-53 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v21.n3 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874877851697152 |