POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ESCOLA: formação de conceitos científicos de alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Inês Bacellar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Ana Paula de, Jorge, Luísa Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8760
Resumo: Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, este texto trata do ensino de alunos com deficiência. O objetivo é analisar, por meio da intersubjetividade presente nas relações de ensino, as condições concretas para o processo de formação de conceitos científicos em alunos com deficiência intelectual. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma escola pública, localizada em um município do interior paulista, tendo como foco as relações de ensino entre um aluno com diagnóstico de deficiência intelectual, matriculado no 8º ano do ensino fundamental, sua professora de Língua Portuguesa e a pesquisadora. Os dados foram registrados em diário de campo e gravados em áudio, com posterior transcrição. As análises buscam os sentidos que vão sendo construídos durante a dinâmica dialógica, a fim de compreender as condições concretas para o processo de formação de conceitos científicos. Os resultados apontam para os desafios e as possibilidades encontrados no trabalho com a elaboração de conhecimentos em sala de aula, revelando a importância de viabilizar práticas pedagógicas orientadas para as relações interfuncionais entre palavra, cognição e imaginação.POSSIBILITIES AND CHALLENGES OF THE SCHOOL: the formation of scientific concepts of intellectually disabled studentsAbstractBased on the cultural-historical perspective of human development, this text addresses the teaching of students with disabilities. The objective is to analyze the concrete conditions for the process of scientific concepts formation in intellectually disabled students through the intersubjectivity found in teaching relationships. The empirical work was developed in a public school, located in a city in the countryside of São Paulo, focusing on the teaching relationships between an 8th-grade student with a diagnosis of intellectual disability, his Portuguese teacher, and the researcher. Data were recorded in field diary and audio, with subsequent transcription. The analyzes seeks to find the meanings that are being built during the dialogic dynamics, in order to understand the concrete conditions for the process of formation scientific concepts. The results point to the challenges and possibilities found in the work of knowledge elaboration in the classroom, revealing the importance of enabling educational practices oriented towards the inter-functional relations between word, cognition, and imagination.POSIBILIDADES Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA: formación de conceptos científicos de alumnos con  discapacidad intelectualResumenCon base en la perspectiva histórica y cultural del desarrollo humano, este documento se refiere a la enseñanza de los estudiantes con discapacidades. El objetivo es analizar, a través de la intersubjetividad presente en las relaciones educativas, las condiciones concretas para el proceso de formación de los conceptos científicos en los estudiantes con discapacidad intelectual. El trabajo empírico fue desarrollado en una escuela pública, ubicada en un municipio de São Paulo, se centra en la relación educativa entre un estudiante con diagnostico de discapacidad intelectual, inscrito en el octavo grado de la escuela primaria, su profesora de lengua portuguesa y la investigadora. Los datos fueron registrados en un diario de campo y grabados en audio, con la transcripción posterior. Los analices buscan los sentidos que se están construyendo en la dinámica dialógica con el fin de entender las condiciones específicas para el proceso de formación de los conceptos científicos. Los resultados apuntan a los retos y posibilidades que se encuentran en el trabajo con el desarrollo del conocimiento en el aula, revelando la importancia de permitir las prácticas pedagógicas orientadas para las relaciones funcionales entre palabra, cognición y imaginación.
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As análises buscam os sentidos que vão sendo construídos durante a dinâmica dialógica, a fim de compreender as condições concretas para o processo de formação de conceitos científicos. Os resultados apontam para os desafios e as possibilidades encontrados no trabalho com a elaboração de conhecimentos em sala de aula, revelando a importância de viabilizar práticas pedagógicas orientadas para as relações interfuncionais entre palavra, cognição e imaginação.POSSIBILITIES AND CHALLENGES OF THE SCHOOL: the formation of scientific concepts of intellectually disabled studentsAbstractBased on the cultural-historical perspective of human development, this text addresses the teaching of students with disabilities. The objective is to analyze the concrete conditions for the process of scientific concepts formation in intellectually disabled students through the intersubjectivity found in teaching relationships. The empirical work was developed in a public school, located in a city in the countryside of São Paulo, focusing on the teaching relationships between an 8th-grade student with a diagnosis of intellectual disability, his Portuguese teacher, and the researcher. Data were recorded in field diary and audio, with subsequent transcription. The analyzes seeks to find the meanings that are being built during the dialogic dynamics, in order to understand the concrete conditions for the process of formation scientific concepts. The results point to the challenges and possibilities found in the work of knowledge elaboration in the classroom, revealing the importance of enabling educational practices oriented towards the inter-functional relations between word, cognition, and imagination.POSIBILIDADES Y DESAFÍOS DE LA ESCUELA: formación de conceptos científicos de alumnos con  discapacidad intelectualResumenCon base en la perspectiva histórica y cultural del desarrollo humano, este documento se refiere a la enseñanza de los estudiantes con discapacidades. El objetivo es analizar, a través de la intersubjetividad presente en las relaciones educativas, las condiciones concretas para el proceso de formación de los conceptos científicos en los estudiantes con discapacidad intelectual. El trabajo empírico fue desarrollado en una escuela pública, ubicada en un municipio de São Paulo, se centra en la relación educativa entre un estudiante con diagnostico de discapacidad intelectual, inscrito en el octavo grado de la escuela primaria, su profesora de lengua portuguesa y la investigadora. Los datos fueron registrados en un diario de campo y grabados en audio, con la transcripción posterior. Los analices buscan los sentidos que se están construyendo en la dinámica dialógica con el fin de entender las condiciones específicas para el proceso de formación de los conceptos científicos. Los resultados apuntan a los retos y posibilidades que se encuentran en el trabajo con el desarrollo del conocimiento en el aula, revelando la importancia de permitir las prácticas pedagógicas orientadas para las relaciones funcionales entre palabra, cognición y imaginación.Universidade Federal do Maranhão2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8760Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 79-942178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. 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