VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744 |
Resumo: | Este estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF. Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. |
id |
UFMA-5_8817c7929105a902f1e4e60a45162e20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15744 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO¿VAMOS A BAILAR? EL BAILE, LA EDUCACIÓN FÍSICA Y LA EDUCACIÓN SHALL WE DANCE? BALLROOM DANCES, PHYSICAL EDUCATION AND EDUCATIONBallroom DancesPhysical EducationState of the ArtEducationDanças de SalãoEducação FísicaRevisão de LiteraturaEducaçãoRelação dança de salão e educaçãoBaileEducación FísicaEstado del arteEducaciónEste estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF. Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. This study contextualizes the meanings attributed to ballroom dances an investigative theme in Brazilian periodicals specific to Physical Education, between 1979 and 2019, with special emphasis on the educational fi eld. This research presents a quantitative and qualitative approach that is structured in the correlation of bibliographic and documentary sources, theoretically anchored in the fi eld of Dance, Ballroom Dances, and Physical Education. In the 14 investigated journals, we found 22 articles that were organized into 05 categories: literature review, sports, leisure, health, and education. The most evident category was “education” with08 articles, which does not represent that the school context was the emphasis on the publications. Dancepresents itself timidly in the universe of Physical Education, indicating that this discussion represents a long trajectory that is still in its first steps.Este estudio contextualiza los significados atribuidos al baile como tema de investigación en periódicos brasileños específicos de la Educación Física, entre 1979 y 2019, con especial énfasis en el campo educativo. Es una investigación con un enfoque cuanti-cualitativo que está estructurada en la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, teóricamente anclada en el campo de la danza, el baile y la educación física. En los 14 periódicos investigados encontramos 22 artículos que se organizaron en 05 categorías:revisión de literatura, deportes, ocio, salud y educación. La categoría más evidente fue “educación” con 08 artículos, lo que no representa que el contexto escolar fuera el énfasis en las publicaciones. La danza se presenta tímidamente en el universo de la Educación Física, lo que indica que esta discusión representa una larga trayectoria que aún está en sus primeros pasos. Universidade Federal do Maranhão2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1574410.18764/2178-2229v29n3.2022.56Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744/11571Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, NeilSouza, Beatriz Gomes dePaiva, Annelise Gomes deOliveira, Anderson José de2022-12-29T04:06:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15744Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:15.714803Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ¿VAMOS A BAILAR? EL BAILE, LA EDUCACIÓN FÍSICA Y LA EDUCACIÓN SHALL WE DANCE? BALLROOM DANCES, PHYSICAL EDUCATION AND EDUCATION |
title |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO Franco, Neil Ballroom Dances Physical Education State of the Art Education Danças de Salão Educação Física Revisão de Literatura Educação Relação dança de salão e educação Baile Educación Física Estado del arte Educación |
title_short |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO |
title_full |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO |
title_sort |
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO |
author |
Franco, Neil |
author_facet |
Franco, Neil Souza, Beatriz Gomes de Paiva, Annelise Gomes de Oliveira, Anderson José de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Beatriz Gomes de Paiva, Annelise Gomes de Oliveira, Anderson José de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Neil Souza, Beatriz Gomes de Paiva, Annelise Gomes de Oliveira, Anderson José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ballroom Dances Physical Education State of the Art Education Danças de Salão Educação Física Revisão de Literatura Educação Relação dança de salão e educação Baile Educación Física Estado del arte Educación |
topic |
Ballroom Dances Physical Education State of the Art Education Danças de Salão Educação Física Revisão de Literatura Educação Relação dança de salão e educação Baile Educación Física Estado del arte Educación |
description |
Este estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF. Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744 10.18764/2178-2229v29n3.2022.56 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v29n3.2022.56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744/11571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas" 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881120108544 |