VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Neil
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Beatriz Gomes de, Paiva, Annelise Gomes de, Oliveira, Anderson José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744
Resumo: Este estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF.  Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. 
id UFMA-5_8817c7929105a902f1e4e60a45162e20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15744
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO¿VAMOS A BAILAR? EL BAILE, LA EDUCACIÓN FÍSICA Y LA EDUCACIÓN SHALL WE DANCE? BALLROOM DANCES, PHYSICAL EDUCATION AND EDUCATIONBallroom DancesPhysical EducationState of the ArtEducationDanças de SalãoEducação FísicaRevisão de LiteraturaEducaçãoRelação dança de salão e educaçãoBaileEducación FísicaEstado del arteEducaciónEste estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF.  Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. This study contextualizes the meanings attributed to ballroom dances an investigative theme in Brazilian periodicals specific to Physical Education, between 1979 and 2019, with special emphasis on the educational fi eld. This research presents a quantitative and qualitative approach that is structured in the correlation of bibliographic and documentary sources, theoretically anchored in the fi eld of Dance, Ballroom Dances, and Physical Education. In the 14 investigated journals, we found 22 articles that were organized into 05 categories: literature review, sports, leisure, health, and education. The most evident category was “education” with08 articles, which does not represent that the school context was the emphasis on the publications. Dancepresents itself timidly in the universe of Physical Education, indicating that this discussion represents a long trajectory that is still in its first steps.Este estudio contextualiza los significados atribuidos al baile como tema de investigación en periódicos brasileños específicos de la Educación Física, entre 1979 y 2019, con especial énfasis en el campo educativo. Es una investigación con un enfoque cuanti-cualitativo que está estructurada en la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, teóricamente anclada en el campo de la danza, el baile y la educación física. En los 14 periódicos investigados encontramos 22 artículos que se organizaron en 05 categorías:revisión de literatura, deportes, ocio, salud y educación. La categoría más evidente fue “educación” con 08 artículos, lo que no representa que el contexto escolar fuera el énfasis en las publicaciones. La danza se presenta tímidamente en el universo de la Educación Física, lo que indica que esta discusión representa una larga trayectoria que aún está en sus primeros pasos. Universidade Federal do Maranhão2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1574410.18764/2178-2229v29n3.2022.56Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"2178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744/11571Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, NeilSouza, Beatriz Gomes dePaiva, Annelise Gomes deOliveira, Anderson José de2022-12-29T04:06:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15744Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:15.714803Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
¿VAMOS A BAILAR? EL BAILE, LA EDUCACIÓN FÍSICA Y LA EDUCACIÓN
SHALL WE DANCE? BALLROOM DANCES, PHYSICAL EDUCATION AND EDUCATION
title VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
spellingShingle VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
Franco, Neil
Ballroom Dances
Physical Education
State of the Art
Education
Danças de Salão
Educação Física
Revisão de Literatura
Educação
Relação dança de salão e educação
Baile
Educación Física
Estado del arte
Educación
title_short VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
title_full VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
title_fullStr VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
title_sort VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
author Franco, Neil
author_facet Franco, Neil
Souza, Beatriz Gomes de
Paiva, Annelise Gomes de
Oliveira, Anderson José de
author_role author
author2 Souza, Beatriz Gomes de
Paiva, Annelise Gomes de
Oliveira, Anderson José de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Neil
Souza, Beatriz Gomes de
Paiva, Annelise Gomes de
Oliveira, Anderson José de
dc.subject.por.fl_str_mv Ballroom Dances
Physical Education
State of the Art
Education
Danças de Salão
Educação Física
Revisão de Literatura
Educação
Relação dança de salão e educação
Baile
Educación Física
Estado del arte
Educación
topic Ballroom Dances
Physical Education
State of the Art
Education
Danças de Salão
Educação Física
Revisão de Literatura
Educação
Relação dança de salão e educação
Baile
Educación Física
Estado del arte
Educación
description Este estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF.  Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744
10.18764/2178-2229v29n3.2022.56
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v29n3.2022.56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15744/11571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 29, n. 3, jul./set. 2022 - INCLUI O DOSSIÊ "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS NEOLIBERAIS: Retrocessos, Desafios e Perspectivas"
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881120108544