BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Borghi, Raquel Fontes, Souza Neto, Samuel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11094
Resumo: Tendo em vista a importância da Língua Inglesa nos mais diversos âmbitos da sociedade contemporânea, podemos observar uma grande expansão do ensino dessa língua estrangeira nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto públicas quanto privadas. A falta de diretrizes oficiais nacionais que orientem a formação e o trabalho do professor, oriunda do caráter facultativo da inclusão de línguas estrangeiras na matriz curricular desses níveis de ensino, traz implicações para a qualidade do ensino de Inglês para crianças. Assim, considerando a importância de se regulamentar esse ensino, este trabalho teve por objetivos identificar e analisar, na primeira e última versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as referências ao ensino de Língua Inglesa para crianças e os encaminhamentos para o trabalho docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo documental, considerando-se a análise documental da BNCC. A análise mostrou que os documentos não abrangem o ensino de Inglês para crianças, de forma que a lacuna na legislação vigente permanece perpetuando a forma, muitas vezes inadequada, como o ensino vem sendo incluído e conduzido nas escolas regulares brasileiras.COMMON CORE NATIONAL CURRICULUM AND THE LACK IN THE TEACHING OF ENGLISH TO YOUNG LEARNERS IN BRAZILAbstract: We can observe a great expansion of the teaching of English in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School in Brazil, once this language is very important in a wide range of fields of contemporary society. The teaching of foreign languages in these levels of education is optional in our context, so there are no official guidelines to the teacher's education and the teaching work, which can influence the quality of the teaching of English to young learners. Since it is important to regulate the teaching of English to young learners in Brazil, this article aims to identify and analyze references to this process in the first and the last versions of the Common Core National Curriculum reference to this process, guiding the teaching work with foreign languages in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School. A qualitative research, characterized as a documentary study of the Common Core National Curriculum has been developed. The document analysis has shown that the Common Core National Curriculum does not mention the teaching of English to young learners. This way, the lack in the current legislation remains, perpetuating the inappropriate way the foreign language has been included and teaching to children in Brazil.Keywords: English Language Teaching. Early Childhood Education. First Years of Elementary School. Common Core National Curriculum.BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y LA AUSENCIA DE LA ENSEÑANZA DE INGLÉS PARA NIÑOS EN BRASILResumen: Teniendo en cuenta la importancia de la Lengua Inglesa en los más distintos ámbitos de la sociedad contemporánea, podemos observar una gran expansión de la enseñanza de esa lengua extranjera en las escuelas de Educación Infantil y Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental, tanto públicas cuanto. La falta de directrices oficiales que orienten la formación y el trabajo del profesor, originada del carácter facultativo de la inclusión de lenguas extranjeras en la matriz curricular de esos niveles de enseñanza, trae implicaciones para la calidad de la enseñanza de inglés para niños. Considerando la importancia de la reglamentación de ese nivel de enseñanza, este trabajo, mediante un análisis documental, pretende verificar si la primera y última versiones de la Base Nacional Común Curricular hacen referencia a la enseñanza de Lengua inglesa para niños, apuntando encaminamientos para el trabajo docente en la Educación Infantil y en la Enseñanza Fundamental I. Desarrollamos una pesquisa cualitativa, caracterizada como un estudio documental de la Base Nacional Común Curricular. El análisis mostró que los documentos no abarcan la enseñanza de Inglés para niños, de modo que la ausencia en la legislación vigente continúa, perpetuando la manera, muchas veces inadecuada, de cómo la enseñanza está siendo incluida y conducida en las escuelas regulares brasileñas.Palabra-clave: Enseñanza de Lengua Inglesa. Educación Infantil. Enseñanza Fundamental I. Base Nacional Común Curricular.
id UFMA-5_8fe45a0aa7524a71967867cc84376ae0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11094
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASILEnsino de InglêsEducação InfantilEnsino Fundamental IBase Nacional Comum CurricularTendo em vista a importância da Língua Inglesa nos mais diversos âmbitos da sociedade contemporânea, podemos observar uma grande expansão do ensino dessa língua estrangeira nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto públicas quanto privadas. A falta de diretrizes oficiais nacionais que orientem a formação e o trabalho do professor, oriunda do caráter facultativo da inclusão de línguas estrangeiras na matriz curricular desses níveis de ensino, traz implicações para a qualidade do ensino de Inglês para crianças. Assim, considerando a importância de se regulamentar esse ensino, este trabalho teve por objetivos identificar e analisar, na primeira e última versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as referências ao ensino de Língua Inglesa para crianças e os encaminhamentos para o trabalho docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo documental, considerando-se a análise documental da BNCC. A análise mostrou que os documentos não abrangem o ensino de Inglês para crianças, de forma que a lacuna na legislação vigente permanece perpetuando a forma, muitas vezes inadequada, como o ensino vem sendo incluído e conduzido nas escolas regulares brasileiras.COMMON CORE NATIONAL CURRICULUM AND THE LACK IN THE TEACHING OF ENGLISH TO YOUNG LEARNERS IN BRAZILAbstract: We can observe a great expansion of the teaching of English in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School in Brazil, once this language is very important in a wide range of fields of contemporary society. The teaching of foreign languages in these levels of education is optional in our context, so there are no official guidelines to the teacher's education and the teaching work, which can influence the quality of the teaching of English to young learners. Since it is important to regulate the teaching of English to young learners in Brazil, this article aims to identify and analyze references to this process in the first and the last versions of the Common Core National Curriculum reference to this process, guiding the teaching work with foreign languages in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School. A qualitative research, characterized as a documentary study of the Common Core National Curriculum has been developed. The document analysis has shown that the Common Core National Curriculum does not mention the teaching of English to young learners. This way, the lack in the current legislation remains, perpetuating the inappropriate way the foreign language has been included and teaching to children in Brazil.Keywords: English Language Teaching. Early Childhood Education. First Years of Elementary School. Common Core National Curriculum.BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y LA AUSENCIA DE LA ENSEÑANZA DE INGLÉS PARA NIÑOS EN BRASILResumen: Teniendo en cuenta la importancia de la Lengua Inglesa en los más distintos ámbitos de la sociedad contemporánea, podemos observar una gran expansión de la enseñanza de esa lengua extranjera en las escuelas de Educación Infantil y Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental, tanto públicas cuanto. La falta de directrices oficiales que orienten la formación y el trabajo del profesor, originada del carácter facultativo de la inclusión de lenguas extranjeras en la matriz curricular de esos niveles de enseñanza, trae implicaciones para la calidad de la enseñanza de inglés para niños. Considerando la importancia de la reglamentación de ese nivel de enseñanza, este trabajo, mediante un análisis documental, pretende verificar si la primera y última versiones de la Base Nacional Común Curricular hacen referencia a la enseñanza de Lengua inglesa para niños, apuntando encaminamientos para el trabajo docente en la Educación Infantil y en la Enseñanza Fundamental I. Desarrollamos una pesquisa cualitativa, caracterizada como un estudio documental de la Base Nacional Común Curricular. El análisis mostró que los documentos no abarcan la enseñanza de Inglés para niños, de modo que la ausencia en la legislación vigente continúa, perpetuando la manera, muchas veces inadecuada, de cómo la enseñanza está siendo incluida y conducida en las escuelas regulares brasileñas.Palabra-clave: Enseñanza de Lengua Inglesa. Educación Infantil. Enseñanza Fundamental I. Base Nacional Común Curricular.Universidade Federal do Maranhão2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1109410.18764/2178-2229.v26n1p9-29Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 9-292178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11094/6344Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Paula deBorghi, Raquel FontesSouza Neto, Samuel de2019-07-11T18:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11094Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:02.865292Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
title BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
spellingShingle BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
Lima, Ana Paula de
Ensino de Inglês
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Base Nacional Comum Curricular
title_short BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
title_full BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
title_fullStr BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
title_full_unstemmed BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
title_sort BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LACUNA NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS NO BRASIL
author Lima, Ana Paula de
author_facet Lima, Ana Paula de
Borghi, Raquel Fontes
Souza Neto, Samuel de
author_role author
author2 Borghi, Raquel Fontes
Souza Neto, Samuel de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Paula de
Borghi, Raquel Fontes
Souza Neto, Samuel de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Base Nacional Comum Curricular
topic Ensino de Inglês
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Base Nacional Comum Curricular
description Tendo em vista a importância da Língua Inglesa nos mais diversos âmbitos da sociedade contemporânea, podemos observar uma grande expansão do ensino dessa língua estrangeira nas escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto públicas quanto privadas. A falta de diretrizes oficiais nacionais que orientem a formação e o trabalho do professor, oriunda do caráter facultativo da inclusão de línguas estrangeiras na matriz curricular desses níveis de ensino, traz implicações para a qualidade do ensino de Inglês para crianças. Assim, considerando a importância de se regulamentar esse ensino, este trabalho teve por objetivos identificar e analisar, na primeira e última versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as referências ao ensino de Língua Inglesa para crianças e os encaminhamentos para o trabalho docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo documental, considerando-se a análise documental da BNCC. A análise mostrou que os documentos não abrangem o ensino de Inglês para crianças, de forma que a lacuna na legislação vigente permanece perpetuando a forma, muitas vezes inadequada, como o ensino vem sendo incluído e conduzido nas escolas regulares brasileiras.COMMON CORE NATIONAL CURRICULUM AND THE LACK IN THE TEACHING OF ENGLISH TO YOUNG LEARNERS IN BRAZILAbstract: We can observe a great expansion of the teaching of English in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School in Brazil, once this language is very important in a wide range of fields of contemporary society. The teaching of foreign languages in these levels of education is optional in our context, so there are no official guidelines to the teacher's education and the teaching work, which can influence the quality of the teaching of English to young learners. Since it is important to regulate the teaching of English to young learners in Brazil, this article aims to identify and analyze references to this process in the first and the last versions of the Common Core National Curriculum reference to this process, guiding the teaching work with foreign languages in Early Childhood Education and in the first years of Elementary School. A qualitative research, characterized as a documentary study of the Common Core National Curriculum has been developed. The document analysis has shown that the Common Core National Curriculum does not mention the teaching of English to young learners. This way, the lack in the current legislation remains, perpetuating the inappropriate way the foreign language has been included and teaching to children in Brazil.Keywords: English Language Teaching. Early Childhood Education. First Years of Elementary School. Common Core National Curriculum.BASE NACIONAL COMÚN CURRICULAR Y LA AUSENCIA DE LA ENSEÑANZA DE INGLÉS PARA NIÑOS EN BRASILResumen: Teniendo en cuenta la importancia de la Lengua Inglesa en los más distintos ámbitos de la sociedad contemporánea, podemos observar una gran expansión de la enseñanza de esa lengua extranjera en las escuelas de Educación Infantil y Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental, tanto públicas cuanto. La falta de directrices oficiales que orienten la formación y el trabajo del profesor, originada del carácter facultativo de la inclusión de lenguas extranjeras en la matriz curricular de esos niveles de enseñanza, trae implicaciones para la calidad de la enseñanza de inglés para niños. Considerando la importancia de la reglamentación de ese nivel de enseñanza, este trabajo, mediante un análisis documental, pretende verificar si la primera y última versiones de la Base Nacional Común Curricular hacen referencia a la enseñanza de Lengua inglesa para niños, apuntando encaminamientos para el trabajo docente en la Educación Infantil y en la Enseñanza Fundamental I. Desarrollamos una pesquisa cualitativa, caracterizada como un estudio documental de la Base Nacional Común Curricular. El análisis mostró que los documentos no abarcan la enseñanza de Inglés para niños, de modo que la ausencia en la legislación vigente continúa, perpetuando la manera, muchas veces inadecuada, de cómo la enseñanza está siendo incluida y conducida en las escuelas regulares brasileñas.Palabra-clave: Enseñanza de Lengua Inglesa. Educación Infantil. Enseñanza Fundamental I. Base Nacional Común Curricular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11094
10.18764/2178-2229.v26n1p9-29
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11094
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n1p9-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11094/6344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 9-29
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879775834112