Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SOUZA, Ana Paula Gestoso, MAGALHÃES, Elisa Gomes, MONTEIRO, Filomena Maria Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090
Resumo: Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.
id UFMT-3_ded479edf08758f97ce3c03cf3c86a10
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4090
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantesFormação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação NarrativaAnalisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais.Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresInvestigação Narrativa e da Formação de Professoresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409010.29286/rep.v25i60.4090Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 631-6562238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090/2830Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Rosa Maria Moraes AnunciatoSOUZA, Ana Paula GestosoMAGALHÃES, Elisa GomesMONTEIRO, Filomena Maria Arruda2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4090Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
title Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
spellingShingle Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato
Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa
Analisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais.
title_short Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
title_full Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
title_fullStr Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
title_full_unstemmed Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
title_sort Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
author OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato
author_facet OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato
SOUZA, Ana Paula Gestoso
MAGALHÃES, Elisa Gomes
MONTEIRO, Filomena Maria Arruda
author_role author
author2 SOUZA, Ana Paula Gestoso
MAGALHÃES, Elisa Gomes
MONTEIRO, Filomena Maria Arruda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato
SOUZA, Ana Paula Gestoso
MAGALHÃES, Elisa Gomes
MONTEIRO, Filomena Maria Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa
Analisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais.
topic Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa
Analisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais.
description Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Investigação Narrativa e da Formação de Professores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090
10.29286/rep.v25i60.4090
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i60.4090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090/2830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 631-656
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i60
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216330866688