Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090 |
Resumo: | Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional. |
id |
UFMT-3_ded479edf08758f97ce3c03cf3c86a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4090 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantesFormação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação NarrativaAnalisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais.Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresInvestigação Narrativa e da Formação de Professoresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409010.29286/rep.v25i60.4090Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 631-6562238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090/2830Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Rosa Maria Moraes AnunciatoSOUZA, Ana Paula GestosoMAGALHÃES, Elisa GomesMONTEIRO, Filomena Maria Arruda2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4090Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
title |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
spellingShingle |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa Analisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais. |
title_short |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
title_full |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
title_fullStr |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
title_full_unstemmed |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
title_sort |
Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes |
author |
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato |
author_facet |
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato SOUZA, Ana Paula Gestoso MAGALHÃES, Elisa Gomes MONTEIRO, Filomena Maria Arruda |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Ana Paula Gestoso MAGALHÃES, Elisa Gomes MONTEIRO, Filomena Maria Arruda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato SOUZA, Ana Paula Gestoso MAGALHÃES, Elisa Gomes MONTEIRO, Filomena Maria Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa Analisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais. |
topic |
Formação de Professores. Trajetórias de Formação Docente. Investigação Narrativa Analisa a perspecitivas das professoras licenciandas nos anos iniciais. |
description |
Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vivenciadas no início da carreira docente. As reflexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investigação Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Investigação Narrativa e da Formação de Professores |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090 10.29286/rep.v25i60.4090 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i60.4090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4090/2830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 631-656 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i60 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216330866688 |