A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitelli, Ricardo Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fritsch, Rosangela, Silva, Rodrigo Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095
Resumo: Este artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORSAbstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence. LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALESResumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia.
id UFMA-5_94feb1cd89ae2959093b602199fd79c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11095
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAISEducaçãoDesigualdades EducacionaisAcessoPermanênciaEste artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORSAbstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence. LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALESResumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia.Universidade Federal do Maranhão2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1109510.18764/2178-2229.v26n1p31-49Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 31-492178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095/6346Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVitelli, Ricardo FerreiraFritsch, RosangelaSilva, Rodrigo Dias da2019-07-11T18:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11095Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:02.923012Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
title A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
spellingShingle A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Vitelli, Ricardo Ferreira
Educação
Desigualdades Educacionais
Acesso
Permanência
title_short A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
title_full A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
title_fullStr A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
title_sort A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
author Vitelli, Ricardo Ferreira
author_facet Vitelli, Ricardo Ferreira
Fritsch, Rosangela
Silva, Rodrigo Dias da
author_role author
author2 Fritsch, Rosangela
Silva, Rodrigo Dias da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitelli, Ricardo Ferreira
Fritsch, Rosangela
Silva, Rodrigo Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desigualdades Educacionais
Acesso
Permanência
topic Educação
Desigualdades Educacionais
Acesso
Permanência
description Este artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORSAbstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence. LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALESResumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095
10.18764/2178-2229.v26n1p31-49
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n1p31-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095/6346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 31-49
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879780028416