A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095 |
Resumo: | Este artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORSAbstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence. LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALESResumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia. |
id |
UFMA-5_94feb1cd89ae2959093b602199fd79c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11095 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAISEducaçãoDesigualdades EducacionaisAcessoPermanênciaEste artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORSAbstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence. LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALESResumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia.Universidade Federal do Maranhão2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1109510.18764/2178-2229.v26n1p31-49Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 31-492178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095/6346Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessVitelli, Ricardo FerreiraFritsch, RosangelaSilva, Rodrigo Dias da2019-07-11T18:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11095Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:02.923012Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
title |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS Vitelli, Ricardo Ferreira Educação Desigualdades Educacionais Acesso Permanência |
title_short |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
title_full |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
title_sort |
A DESIGUALDADE BRASILEIRA REVELADA PELO RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONAIS |
author |
Vitelli, Ricardo Ferreira |
author_facet |
Vitelli, Ricardo Ferreira Fritsch, Rosangela Silva, Rodrigo Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Fritsch, Rosangela Silva, Rodrigo Dias da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitelli, Ricardo Ferreira Fritsch, Rosangela Silva, Rodrigo Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desigualdades Educacionais Acesso Permanência |
topic |
Educação Desigualdades Educacionais Acesso Permanência |
description |
Este artigo se constitui em um diagnóstico da educação brasileira na década (2004-2014), a partir de informações disponíveis em bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, especificamente a partir da análise de dados da área educacional. Apresenta políticase programas educacionais promovidos durante os períodos de gestão presidencial de Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016). A metodologia se baseou em uma pesquisa em fontes secundárias com tratamento estatístico dos dados, bem como suas análises foram desenvolvidas à luz de referenciais teóricos inspirados no Pensamento Social Contemporâneo. Os principais resultados do estudo apontam para um crescimento no acesso à educação para estudantes declarados como pretos ou pardos, assim como na redução das diferenças no acesso à educação entre famílias menos favorecidas economicamente. Contudo, ainda revelama persistência das desigualdades brasileiras, conservando e reproduzindo processos socialmente excludentes para grande parte da população.THE BRAZILIAN INEQUALITY REVEALED BY THE RESULT OF EDUCATIONAL INDICATORSAbstract: This article is a diagnosis of Brazilian education in decade (2004-2014), from information available in databases of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, raised by the National survey by sample of households, specifically from the data analysis from educational area. Present educational policies and programs promoted during the periods of presidential management Lula (2003-2010) and Dilma (2011-2016). The methodology was based on a research in secondary sources with data statistical treatment, as well as their analyses were developed in light of theoretical references inspired by contemporary social thought. The main results of the study point to a growth in access to education for students declared as black or brown, as well as reducing differences in access to education among economically disadvantaged families. However, they still reveal the persistence of Brazilian inequalities, preserving and reproducing socially excluding processes for a large part of population.Keywords: Education. Educational inequalities. Access. Permanence. LA DESIGUALDADE BRASILEÑA REVELADA POR EL RESULTADO DE INDICADORES EDUCACIONALESResumen: Este artículo se constituye en un diagnóstico de la educación brasileña en la década (2004-2014), a partir de informaciones disponibles en bancos de datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, levantadas por la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, específicamente a partir del análisis de datos del área educativa. Presenta políticas y programas educativos promovidos durante los períodos de gestión presidencial de Lula (2003-2010) y Dilma (2011-2016). La metodología se basó en una investigación en fuentes secundarias con tratamiento estadístico de los datos, así como sus análisis fueron desarrolladas a la luz de referenciales teóricos inspirados en el Pensamiento Social Contemporáneo. Los principales resultados del estudio apuntan a para un crecimiento en el acceso a la educación para estudiantes declarados como negros o pardos, así como en la reducción de las diferencias en el acceso a la educación entre familias menos favorecidas económicamente. Sin embargo, todavía revelan la persistencia de las desigualdades brasileñas, conservando y reproduciendo procesos socialmente excluyentes para gran parte de la población.Palabras-clave: Educación. Desigualdades Educacionales. Acceso. Permanencia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095 10.18764/2178-2229.v26n1p31-49 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v26n1p31-49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11095/6346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 1, jan./mar. 2019; 31-49 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874879780028416 |