INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200 |
Resumo: | A integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoINTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflectionsAbstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relationsbetween teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation. INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexionesResumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación. |
id |
UFMA-5_af607cc6e20abeae28c23bd079769d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6200 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexõesIntegeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoA integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoINTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflectionsAbstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relationsbetween teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation. INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexionesResumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620010.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 57-662178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200/3744Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Iran de Maria LeitãoRamos, Maria Natália Pereira2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6200Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.092986Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
title |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
spellingShingle |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões Nunes, Iran de Maria Leitão Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação |
title_short |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
title_full |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
title_fullStr |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
title_sort |
INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões |
author |
Nunes, Iran de Maria Leitão |
author_facet |
Nunes, Iran de Maria Leitão Ramos, Maria Natália Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Maria Natália Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Iran de Maria Leitão Ramos, Maria Natália Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação |
topic |
Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação |
description |
A integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoINTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflectionsAbstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relationsbetween teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation. INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexionesResumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200/3744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 57-66 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874878589894656 |