INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Iran de Maria Leitão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Maria Natália Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200
Resumo: A integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoINTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflectionsAbstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relationsbetween teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation. INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexionesResumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación.
id UFMA-5_af607cc6e20abeae28c23bd079769d50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6200
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexõesIntegeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoA integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoINTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflectionsAbstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relationsbetween teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation. INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexionesResumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620010.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 57-662178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200/3744Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Iran de Maria LeitãoRamos, Maria Natália Pereira2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6200Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.092986Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
title INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
spellingShingle INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
Nunes, Iran de Maria Leitão
Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação
title_short INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
title_full INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
title_fullStr INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
title_full_unstemmed INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
title_sort INTERGERACIONALIDADE E DOCÊNCIA: algumas reflexões
author Nunes, Iran de Maria Leitão
author_facet Nunes, Iran de Maria Leitão
Ramos, Maria Natália Pereira
author_role author
author2 Ramos, Maria Natália Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Iran de Maria Leitão
Ramos, Maria Natália Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação
topic Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - Coeducação
description A integeracionalidade está presente no âmbito dos espaços formais e informais de educação, notadamente nas relações entre discentes e docentes. Entretanto, no presente artigo, voltamo-nos para seu reconhecimento nas relações entre docentes em suas diferentes fases do ciclo de vida profissional. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa, na construção identitária profissional dos/as docentes. Ancoramos-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) e Ramos (2005, 2012, 2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano no exercício da docência, requer desconstruirmos verdades estanques e padronizantes para nos abrirmos ao que Paulo Freire nos provocou ao longo de suas obras e de sua vida: à abertura à diversidade e alteridade, à mudança, ao diálogo, a assumimos uma postura dialógica junto aos nossos pares em tempos de vida pessoal e profissional diferentes e diversos.Palavras-chave: Integeracionalidade - Docência - Ciclo de vida profissional - CoeducaçãoINTERGERATIONALITY AND TEACHING: some reflectionsAbstract: Intergenerationality is present within the scope of systematic and unsystematic educational spaces., especially in relations between students and teachers. However, in this article, we turn to its recognition of relationsbetween teachers in different phases of their professional life cycle. We start by understanding the term generation to relate intergenerationality to the styles of knowledge transmission, in peaceful or conflictive coexistence, in professional identity construction of teachers. Our base is in the productions of Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) and Ramos (2014). Recognizing it in our daily teaching practice requires deconstruction of watertight and staunch truths in order to open ourselves up to what Paulo Freire has provoked throughout his works and his life: to dialogue, take a dialogical stance with our peers at differentl and diverse times in personal and professional liveslife.Keywords: Intergenerationality. Teaching. Professional life cycle. Coeducation. INTERGENERACIONALIDAD Y DOCENCIA: algunas reflexionesResumen: La integeracionalidad está presente en el ámbito de las áreas sistemáticas y no sistemáticas de educación, especialmente en las relaciones entre los estudiantes y profesores. Sin embargo, en este artículo, nos dirigimos a su reconocimiento en las relaciones entre los profesores de las diferentes fases del ciclo de vida profesional. Partimos de la comprensión del término generación para relacionar la integeracionalidad a las modalidades transmisión de saberes, en coexistencia pacífica o conflictiva, en la construcción de identidad profesional de los/ las docentes. Nos anclamos en las producciones de Claudine Attias-Donfut (1988), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1996), Huberman (2000), Mannheim (1982) y Ramos (2014). Reconocerla en nuestra vida diaria, en la profesión docente, requiere que se deconstruya verdades cerradas y padronizantes para que se abra a lo que Paulo Freire provocó a lo largo de sus obras y su vida: al diálogo, a asumir un enfoque dialógico con nuestros pares en el tiempo la vida personal y profesional diferente y diversa.Palabras clave: Integeracionalidad. Docencia. Ciclo de Vida Profesional. Coeducación.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p57-66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6200/3744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 57-66
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878589894656