CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Margareth Rocha Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Crusoé, Nilma Margarida Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15343
Resumo: Este estudo se insere nas discussões sobre corpo, no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre concepções de corpo, pelas professoras dessa fase escolar. Utilizou-se para a realização dessa pesquisa uma abordagem qualitativa/interpretativa. O campo empírico deste estudo é uma escola do Ensino Fundamental, de uma cidade do interior da Bahia. Foram entrevistadas 5 (cinco) professoras, responsáveis pelas cinco turmas existentes. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados indicaram que o corpo é reconhecido como importante, para essas educadoras. A dimensão do cuidado com a saúde e a estética, foram elementos fortes na concepção bem como, sua relação e interferência na aprendizagem.CONCEPTIONS ATTRIBUTED TO THE BODY BY THE TEACHERS OF THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATIONAbstractThis study is part of the discussions about the body, in the first year of elementary school, more specifically, about body conceptions, by the teachers of that school stage. A qualitative / interpretative approach was used to carry out this research. The empirical field of this study is a primary school in a city in the interior of Bahia. Five (5) teachers were interviewed, responsible for the five existing classes. Semi-structured interviews and content analysis were used for data analysis.The results indicated that the body is recognized as important for these educators. The dimension of health care and aesthetics were strong elements in conception as well as their relation and interference in learning.Keywords: Body. Elementary School. Teachers.CONCEPCIONES ATRIBUIDAS AL CUERPO POR LAS PROFESORAS DEL PRIMER AÑO DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTALResumenEste estudio se inserta en las discusiones sobre el cuerpo, en el primer año de la Enseñanza Fundamental, más específicamente, sobre concepciones de cuerpo, por las profesoras de esa fase escolar. Se utilizó para la realización de esta investigación un abordaje cualitativo / interpretativo. El campo empírico de este estudio es una escuela de la Enseñanza Fundamental, de una ciudad del interior de Bahía. Se entrevistaron 5 (cinco) profesoras, responsables de las cinco clases existentes. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados indicaron que el cuerpo es reconocido como importante, para esas educadoras. La dimensión del cuidado con la salud y la estética, fueron elementos fuertes en la concepción así como, su relación e interferencia en el aprendizaje.Palabras clave: Cuerpo. Enseñanza fundamental. Maestros.  
id UFMA-5_b4a57f5ed6f9319e90a305be183daf8c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15343
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALCorpoEnsino FundamentalProfessorasPratica escolarEste estudo se insere nas discussões sobre corpo, no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre concepções de corpo, pelas professoras dessa fase escolar. Utilizou-se para a realização dessa pesquisa uma abordagem qualitativa/interpretativa. O campo empírico deste estudo é uma escola do Ensino Fundamental, de uma cidade do interior da Bahia. Foram entrevistadas 5 (cinco) professoras, responsáveis pelas cinco turmas existentes. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados indicaram que o corpo é reconhecido como importante, para essas educadoras. A dimensão do cuidado com a saúde e a estética, foram elementos fortes na concepção bem como, sua relação e interferência na aprendizagem.CONCEPTIONS ATTRIBUTED TO THE BODY BY THE TEACHERS OF THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATIONAbstractThis study is part of the discussions about the body, in the first year of elementary school, more specifically, about body conceptions, by the teachers of that school stage. A qualitative / interpretative approach was used to carry out this research. The empirical field of this study is a primary school in a city in the interior of Bahia. Five (5) teachers were interviewed, responsible for the five existing classes. Semi-structured interviews and content analysis were used for data analysis.The results indicated that the body is recognized as important for these educators. The dimension of health care and aesthetics were strong elements in conception as well as their relation and interference in learning.Keywords: Body. Elementary School. Teachers.CONCEPCIONES ATRIBUIDAS AL CUERPO POR LAS PROFESORAS DEL PRIMER AÑO DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTALResumenEste estudio se inserta en las discusiones sobre el cuerpo, en el primer año de la Enseñanza Fundamental, más específicamente, sobre concepciones de cuerpo, por las profesoras de esa fase escolar. Se utilizó para la realización de esta investigación un abordaje cualitativo / interpretativo. El campo empírico de este estudio es una escuela de la Enseñanza Fundamental, de una ciudad del interior de Bahía. Se entrevistaron 5 (cinco) profesoras, responsables de las cinco clases existentes. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados indicaron que el cuerpo es reconocido como importante, para esas educadoras. La dimensión del cuidado con la salud y la estética, fueron elementos fuertes en la concepción así como, su relación e interferencia en el aprendizaje.Palabras clave: Cuerpo. Enseñanza fundamental. Maestros.  Universidade Federal do Maranhão2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1534310.18764/2178-2229.v27n4p174-196Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 174-1962178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15343/8472Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Margareth Rocha LimaCrusoé, Nilma Margarida Castro2021-04-30T14:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15343Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:14.232091Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Matos, Margareth Rocha Lima
Corpo
Ensino Fundamental
Professoras
Pratica escolar
title_short CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CONCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO CORPO PELAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Matos, Margareth Rocha Lima
author_facet Matos, Margareth Rocha Lima
Crusoé, Nilma Margarida Castro
author_role author
author2 Crusoé, Nilma Margarida Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Margareth Rocha Lima
Crusoé, Nilma Margarida Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Ensino Fundamental
Professoras
Pratica escolar
topic Corpo
Ensino Fundamental
Professoras
Pratica escolar
description Este estudo se insere nas discussões sobre corpo, no primeiro ano do Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre concepções de corpo, pelas professoras dessa fase escolar. Utilizou-se para a realização dessa pesquisa uma abordagem qualitativa/interpretativa. O campo empírico deste estudo é uma escola do Ensino Fundamental, de uma cidade do interior da Bahia. Foram entrevistadas 5 (cinco) professoras, responsáveis pelas cinco turmas existentes. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados indicaram que o corpo é reconhecido como importante, para essas educadoras. A dimensão do cuidado com a saúde e a estética, foram elementos fortes na concepção bem como, sua relação e interferência na aprendizagem.CONCEPTIONS ATTRIBUTED TO THE BODY BY THE TEACHERS OF THE FIRST YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATIONAbstractThis study is part of the discussions about the body, in the first year of elementary school, more specifically, about body conceptions, by the teachers of that school stage. A qualitative / interpretative approach was used to carry out this research. The empirical field of this study is a primary school in a city in the interior of Bahia. Five (5) teachers were interviewed, responsible for the five existing classes. Semi-structured interviews and content analysis were used for data analysis.The results indicated that the body is recognized as important for these educators. The dimension of health care and aesthetics were strong elements in conception as well as their relation and interference in learning.Keywords: Body. Elementary School. Teachers.CONCEPCIONES ATRIBUIDAS AL CUERPO POR LAS PROFESORAS DEL PRIMER AÑO DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTALResumenEste estudio se inserta en las discusiones sobre el cuerpo, en el primer año de la Enseñanza Fundamental, más específicamente, sobre concepciones de cuerpo, por las profesoras de esa fase escolar. Se utilizó para la realización de esta investigación un abordaje cualitativo / interpretativo. El campo empírico de este estudio es una escuela de la Enseñanza Fundamental, de una ciudad del interior de Bahía. Se entrevistaron 5 (cinco) profesoras, responsables de las cinco clases existentes. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido para el análisis de datos. Los resultados indicaron que el cuerpo es reconocido como importante, para esas educadoras. La dimensión del cuidado con la salud y la estética, fueron elementos fuertes en la concepción así como, su relación e interferencia en el aprendizaje.Palabras clave: Cuerpo. Enseñanza fundamental. Maestros.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15343
10.18764/2178-2229.v27n4p174-196
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15343
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v27n4p174-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15343/8472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v.27, n.4, out./dez. 2020 (Dossiê: A articulação da Educação Superior com a Educação Básica para o respeito às diversidades); 174-196
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881044611072