Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Janaína Dias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276
Resumo: O Brasil apresenta um cenário educacional muito preocupante devido às gradativas mudanças estruturais que podem ser percebidas nessa área, gerando grandes desafios e empecilhos. Esse cenário caótico tem levado os docentes a um adoecimento físico e mental cada vez mais notável. Fatores como o desgaste pela falta de habilidade ou preparo adequado para o exercício da profissão, família desestruturada, baixa remuneração e jornadas duplas de trabalho podem ser apontados como os principais desencadeadores de doenças nessa categoria de profissionais. A inserção do profissional de Psicologia no âmbito escolar e ou educacional é urgente e necessária, pois este profissional está treinado para lidar com as demandas típicas desse ambiente, gerindo conflitos, identificando e encaminhando os indivíduos para o atendimento psicoterápico adequado. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, com o objetivo de ressaltar a importância do papel da Psicologia no crescimento pessoal e profissional dos professores, com reflexões para articulação de medidas que influenciem as práticas docentes e promovam o acolhimento de toda demanda escolar, direcionando o atendimento.
id Krot_d3fcb3f8af835cf38907ebce75c0341a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38276
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionaisDocentesAdoecimentoPsicologiaO Brasil apresenta um cenário educacional muito preocupante devido às gradativas mudanças estruturais que podem ser percebidas nessa área, gerando grandes desafios e empecilhos. Esse cenário caótico tem levado os docentes a um adoecimento físico e mental cada vez mais notável. Fatores como o desgaste pela falta de habilidade ou preparo adequado para o exercício da profissão, família desestruturada, baixa remuneração e jornadas duplas de trabalho podem ser apontados como os principais desencadeadores de doenças nessa categoria de profissionais. A inserção do profissional de Psicologia no âmbito escolar e ou educacional é urgente e necessária, pois este profissional está treinado para lidar com as demandas típicas desse ambiente, gerindo conflitos, identificando e encaminhando os indivíduos para o atendimento psicoterápico adequado. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, com o objetivo de ressaltar a importância do papel da Psicologia no crescimento pessoal e profissional dos professores, com reflexões para articulação de medidas que influenciem as práticas docentes e promovam o acolhimento de toda demanda escolar, direcionando o atendimento.2022-03-18T13:51:07Z2022-03-18T13:51:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276SILVA, Janaína Dias daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-18T13:51:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38276Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-18T13:51:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-18T13:51:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
title Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
spellingShingle Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
SILVA, Janaína Dias da
Docentes
Adoecimento
Psicologia
title_short Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
title_full Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
title_fullStr Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
title_full_unstemmed Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
title_sort Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
author SILVA, Janaína Dias da
author_facet SILVA, Janaína Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Janaína Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Adoecimento
Psicologia
topic Docentes
Adoecimento
Psicologia
description O Brasil apresenta um cenário educacional muito preocupante devido às gradativas mudanças estruturais que podem ser percebidas nessa área, gerando grandes desafios e empecilhos. Esse cenário caótico tem levado os docentes a um adoecimento físico e mental cada vez mais notável. Fatores como o desgaste pela falta de habilidade ou preparo adequado para o exercício da profissão, família desestruturada, baixa remuneração e jornadas duplas de trabalho podem ser apontados como os principais desencadeadores de doenças nessa categoria de profissionais. A inserção do profissional de Psicologia no âmbito escolar e ou educacional é urgente e necessária, pois este profissional está treinado para lidar com as demandas típicas desse ambiente, gerindo conflitos, identificando e encaminhando os indivíduos para o atendimento psicoterápico adequado. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, com o objetivo de ressaltar a importância do papel da Psicologia no crescimento pessoal e profissional dos professores, com reflexões para articulação de medidas que influenciem as práticas docentes e promovam o acolhimento de toda demanda escolar, direcionando o atendimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-18T13:51:07Z
2022-03-18T13:51:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672950990176256