Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276 |
Resumo: | O Brasil apresenta um cenário educacional muito preocupante devido às gradativas mudanças estruturais que podem ser percebidas nessa área, gerando grandes desafios e empecilhos. Esse cenário caótico tem levado os docentes a um adoecimento físico e mental cada vez mais notável. Fatores como o desgaste pela falta de habilidade ou preparo adequado para o exercício da profissão, família desestruturada, baixa remuneração e jornadas duplas de trabalho podem ser apontados como os principais desencadeadores de doenças nessa categoria de profissionais. A inserção do profissional de Psicologia no âmbito escolar e ou educacional é urgente e necessária, pois este profissional está treinado para lidar com as demandas típicas desse ambiente, gerindo conflitos, identificando e encaminhando os indivíduos para o atendimento psicoterápico adequado. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, com o objetivo de ressaltar a importância do papel da Psicologia no crescimento pessoal e profissional dos professores, com reflexões para articulação de medidas que influenciem as práticas docentes e promovam o acolhimento de toda demanda escolar, direcionando o atendimento. |
id |
Krot_d3fcb3f8af835cf38907ebce75c0341a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38276 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionaisDocentesAdoecimentoPsicologiaO Brasil apresenta um cenário educacional muito preocupante devido às gradativas mudanças estruturais que podem ser percebidas nessa área, gerando grandes desafios e empecilhos. Esse cenário caótico tem levado os docentes a um adoecimento físico e mental cada vez mais notável. Fatores como o desgaste pela falta de habilidade ou preparo adequado para o exercício da profissão, família desestruturada, baixa remuneração e jornadas duplas de trabalho podem ser apontados como os principais desencadeadores de doenças nessa categoria de profissionais. A inserção do profissional de Psicologia no âmbito escolar e ou educacional é urgente e necessária, pois este profissional está treinado para lidar com as demandas típicas desse ambiente, gerindo conflitos, identificando e encaminhando os indivíduos para o atendimento psicoterápico adequado. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, com o objetivo de ressaltar a importância do papel da Psicologia no crescimento pessoal e profissional dos professores, com reflexões para articulação de medidas que influenciem as práticas docentes e promovam o acolhimento de toda demanda escolar, direcionando o atendimento.2022-03-18T13:51:07Z2022-03-18T13:51:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276SILVA, Janaína Dias daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-18T13:51:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38276Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-18T13:51:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-18T13:51:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
title |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
spellingShingle |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais SILVA, Janaína Dias da Docentes Adoecimento Psicologia |
title_short |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
title_full |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
title_fullStr |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
title_full_unstemmed |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
title_sort |
Adoecimento dos docentes: a contribuição da psicologia para estes profissionais |
author |
SILVA, Janaína Dias da |
author_facet |
SILVA, Janaína Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Janaína Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Adoecimento Psicologia |
topic |
Docentes Adoecimento Psicologia |
description |
O Brasil apresenta um cenário educacional muito preocupante devido às gradativas mudanças estruturais que podem ser percebidas nessa área, gerando grandes desafios e empecilhos. Esse cenário caótico tem levado os docentes a um adoecimento físico e mental cada vez mais notável. Fatores como o desgaste pela falta de habilidade ou preparo adequado para o exercício da profissão, família desestruturada, baixa remuneração e jornadas duplas de trabalho podem ser apontados como os principais desencadeadores de doenças nessa categoria de profissionais. A inserção do profissional de Psicologia no âmbito escolar e ou educacional é urgente e necessária, pois este profissional está treinado para lidar com as demandas típicas desse ambiente, gerindo conflitos, identificando e encaminhando os indivíduos para o atendimento psicoterápico adequado. Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, com o objetivo de ressaltar a importância do papel da Psicologia no crescimento pessoal e profissional dos professores, com reflexões para articulação de medidas que influenciem as práticas docentes e promovam o acolhimento de toda demanda escolar, direcionando o atendimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-03-18T13:51:07Z 2022-03-18T13:51:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672950990176256 |