INTELECTUAIS E CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DEBATE EDUCACIONAL: a perspectiva do sujeito mulher professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Diomar das Graças
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6210
Resumo: Eventos que abordam pesquisas e experiências tem se multiplicado atualmente. Uns poucos têm mostrado os seus atores, dentre estes os intelectuais, presentes na construção do debate educacional. Quando mostrados, a ausência da mulher-professora é sentida. Esta ausência tem conduzido nossos estudos. Na oportunidade, destacamos os elementos que lhe excluem deste contingente, apresentando sua voz, em fontes pouco usuais, na pesquisa histórica. Os estudos de Bourdieu (1993) e Boudon (1993) nos ajudam a dar vez ao sujeito mulher- professora, enquanto intelectual, no debate educacional maranhense a partir do século XIX. Sua incursão neste debate, ainda que muitas das vezes como coadjuvante, decorre de fatores científico, social e político. Fatores possibilitados, graças aos movimentos libertários, que deram ênfase a liberdade, a independência e a igualdadeda mulher, ensejando sua participação intelectual na construção historiográfica das questões educacionais. Quer como intelectual por qualificação, ou por atributos que lhe conferem um mínimo de consciência e de identidade.Palavras-chave: Intelectuais. Mulher - professora. Debate educacional. Construção histórica.INTELLECTUAL AND HISTORICAL CONSTRUCTION OF THE EDUCATIONAL DEBATE: the perspective of the female teacherAbstract: Events that address research and experiments have recently multiplied.. A few have shown their actors, among them, intellectuals, present in the construction of the educational debate. When shown, the absence ofthe female teacher is felt. This absence has led our studies. In the opportunity, we highlight elements that exclude her from this contingent, presenting her voice, in unusual sources, in historical research. Bourdieu’s (1993) and Boudon’s (1993) studies help us to give the female teacher subject, as an intellectual, space in the educational debate in Maranhão from as of the 19th century. Her incursion in this debate, although often as an adjunct, stems from scientific, social and political factors. Possible factors, thanks to libertarian movements, which emphasized the freedom, independence and equality of women, allowing their intellectual participation in the historiographic construction of educational issues. Whether as an intellectual by qualification, or by attributes that give them a minimum of consciousness and identity.Keywords: Intellectuals. Woman – Teacher. Educational Debate. Historical Construction.INTELECTUALES Y CONSTRUCCIÓN HISTORICA DEL DEBATE EDUCATIVO: la perspectiva del sujeto mujer profesoraResumen: Eventos que enfocan investigaciones y experiencias se han multiplicado actualmente. Unos pocos han mostrado sus actores, entre ellos intelectuales, presentes en la construcción del debate educativo. Cuando semuestra, se siente la ausencia de la mujer-profesora. Esta ausencia ha llevado a nuestros estudios. En esa ocasión, destacamos los elementos que la excluyen de este contingente, presentando su voz, en las fuentes inusuales, en la investigación histórica. Los estudios de Bourdieu (1993) y Boudon (1993) nos ayudará a dar voz al sujeto mujer-maestra, como intelectual, en el debate educacional en Maranhão a partir del siglo XIX. Su incursión en este debate, aunque a menudo como segundona, resulta de factores científicos, sociales y políticos. Factores posibles gracias a los movimientos de liberación que enfatizaban la libertad, la independencia y la igualdad de las mujeres, permitiendo su participación intelectual en la construcción historiográfica de las cuestiones educacionales. Ya sea como intelectual por la cualificación, o los atributos que le dan un mínimo de conciencia y de identidad.Palabras clave: Intelectuales. Mujer-profesora. Debate educativo. Construcción histórica. 
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Fatores possibilitados, graças aos movimentos libertários, que deram ênfase a liberdade, a independência e a igualdadeda mulher, ensejando sua participação intelectual na construção historiográfica das questões educacionais. Quer como intelectual por qualificação, ou por atributos que lhe conferem um mínimo de consciência e de identidade.Palavras-chave: Intelectuais. Mulher - professora. Debate educacional. Construção histórica.INTELLECTUAL AND HISTORICAL CONSTRUCTION OF THE EDUCATIONAL DEBATE: the perspective of the female teacherAbstract: Events that address research and experiments have recently multiplied.. A few have shown their actors, among them, intellectuals, present in the construction of the educational debate. When shown, the absence ofthe female teacher is felt. This absence has led our studies. In the opportunity, we highlight elements that exclude her from this contingent, presenting her voice, in unusual sources, in historical research. 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Unos pocos han mostrado sus actores, entre ellos intelectuales, presentes en la construcción del debate educativo. Cuando semuestra, se siente la ausencia de la mujer-profesora. Esta ausencia ha llevado a nuestros estudios. En esa ocasión, destacamos los elementos que la excluyen de este contingente, presentando su voz, en las fuentes inusuales, en la investigación histórica. Los estudios de Bourdieu (1993) y Boudon (1993) nos ayudará a dar voz al sujeto mujer-maestra, como intelectual, en el debate educacional en Maranhão a partir del siglo XIX. Su incursión en este debate, aunque a menudo como segundona, resulta de factores científicos, sociales y políticos. Factores posibles gracias a los movimientos de liberación que enfatizaban la libertad, la independencia y la igualdad de las mujeres, permitiendo su participación intelectual en la construcción historiográfica de las cuestiones educacionales. 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