PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
DOI: | 10.18764/2178-2229.v21.n2.p.52-66 |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2968 |
Resumo: | Este estudo objetiva aprofundar a discussão da cultura escolar como uma dimensão da aprendizagemda docência dos professores que trabalham nos cursos de Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada é denatureza qualitativa, com abordagem narrativa sociocultural. Tomamos por base, para a discussão da narrativa socioculturalos estudos de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para a discussão da aprendizagem da docência nos cursostécnicos de Ensino Médio integrado utilizamos os estudos de Forquin (1993) e Julia (2001). Nesta perspectiva, apartir da análise das narrativas docentes evidenciamos as dimensões da cultura escolar e da cultura docente comoconstituintes da Aprendizagem da docência. Neste ensaio procuramos aprofundar as discussões relativas à culturaescolar destacando seus eixos articuladores e elementos categoriais. Assim, é possível constatar, com base nasnarrativas, a existência de um habitus docente na cultura do professor que está constantemente problematizando ereorganizando a cultura escolar, consolidando a aprendizagem da docência.Palavras-chave: Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. INVESTIGATIVE PATHWAYS LEARNING ABOUT TEACHING IN INTEGRATEDSECONDARY EDUCATIONAbstract: This issue aims to deepen the discussion of school culture as a dimension of teachers’ learning thatwork in integrated high school courses. The methodology is qualitative in nature with sociocultural narrative approach.We take a basis for discussion about sociocultural narrative, based on Vygotsky’s studies (1995, 2003,2007). For a discussion of learning in teaching technical courses in high school we used integrated studies Forquin(1993) and Julia (2001). In this perspective, from the narratives teachers evidenced dimensions of school culture andteaching culture as a constituent of Learning of teaching. In this essay we seek to deepen discussions on schoolculture emphasizing their axes articulators and categorical elements Thus, it can be understood throught the studyof the narratives the existence of a teacher habitus in the culture of the teacher who is constantly questioning andrearranging the school culture, consolidating the learning of teaching.Keywords: Learning of teaching. Vocational Education. Technical courses. Sociocultural narrative. PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DEL APRENDIZAJE DE LA DOCENCIAEN LA ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADAResumen: Este estudio objetiva profundizar la discusión de la cultura escolar como una dimensión del aprendizajede la docencia de los profesores que trabajan en los cursos de enseñanza media integrada. La metodología utilizadaes de naturaleza cualitativa con abordaje narrativa sociocultural. Tomamos por base, para la discusión de la narrativasociocultural los estudios de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para la discusión del aprendizaje de la docencia enlos cursos técnicos de enseñanza media integrada utilizamos los estudios de Forquin (1993) y Julia (2001). En estaperspectiva, a partir del análisis de las narrativas docentes evidenciamos las dimensiones de la cultura escolar yde la cultura docente como constituyentes del Aprendizaje de la Docencia. En este ensayo procuramos profundizarlas discusiones relativas a la cultura escolar destacando sus ejes articuladores y elementos categoriales. Así, esposible constatar, con base en las narrativas, la existencia de un habitus docente en la cultura del profesor que estáconstantemente problematizando y reorganizando la cultura escolar, consolidando el aprendizaje de la docencia.Palabras clave: Aprendizaje de la Docencia. Educación Profesional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. |
id |
UFMA-5_dcc154d0a1bab6150ad3f85568425310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2968 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
spelling |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOAprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural.Este estudo objetiva aprofundar a discussão da cultura escolar como uma dimensão da aprendizagemda docência dos professores que trabalham nos cursos de Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada é denatureza qualitativa, com abordagem narrativa sociocultural. Tomamos por base, para a discussão da narrativa socioculturalos estudos de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para a discussão da aprendizagem da docência nos cursostécnicos de Ensino Médio integrado utilizamos os estudos de Forquin (1993) e Julia (2001). Nesta perspectiva, apartir da análise das narrativas docentes evidenciamos as dimensões da cultura escolar e da cultura docente comoconstituintes da Aprendizagem da docência. Neste ensaio procuramos aprofundar as discussões relativas à culturaescolar destacando seus eixos articuladores e elementos categoriais. Assim, é possível constatar, com base nasnarrativas, a existência de um habitus docente na cultura do professor que está constantemente problematizando ereorganizando a cultura escolar, consolidando a aprendizagem da docência.Palavras-chave: Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. INVESTIGATIVE PATHWAYS LEARNING ABOUT TEACHING IN INTEGRATEDSECONDARY EDUCATIONAbstract: This issue aims to deepen the discussion of school culture as a dimension of teachers’ learning thatwork in integrated high school courses. The methodology is qualitative in nature with sociocultural narrative approach.We take a basis for discussion about sociocultural narrative, based on Vygotsky’s studies (1995, 2003,2007). For a discussion of learning in teaching technical courses in high school we used integrated studies Forquin(1993) and Julia (2001). In this perspective, from the narratives teachers evidenced dimensions of school culture andteaching culture as a constituent of Learning of teaching. In this essay we seek to deepen discussions on schoolculture emphasizing their axes articulators and categorical elements Thus, it can be understood throught the studyof the narratives the existence of a teacher habitus in the culture of the teacher who is constantly questioning andrearranging the school culture, consolidating the learning of teaching.Keywords: Learning of teaching. Vocational Education. Technical courses. Sociocultural narrative. PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DEL APRENDIZAJE DE LA DOCENCIAEN LA ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADAResumen: Este estudio objetiva profundizar la discusión de la cultura escolar como una dimensión del aprendizajede la docencia de los profesores que trabajan en los cursos de enseñanza media integrada. La metodología utilizadaes de naturaleza cualitativa con abordaje narrativa sociocultural. Tomamos por base, para la discusión de la narrativasociocultural los estudios de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para la discusión del aprendizaje de la docencia enlos cursos técnicos de enseñanza media integrada utilizamos los estudios de Forquin (1993) y Julia (2001). En estaperspectiva, a partir del análisis de las narrativas docentes evidenciamos las dimensiones de la cultura escolar yde la cultura docente como constituyentes del Aprendizaje de la Docencia. En este ensayo procuramos profundizarlas discusiones relativas a la cultura escolar destacando sus ejes articuladores y elementos categoriales. Así, esposible constatar, con base en las narrativas, la existencia de un habitus docente en la cultura del profesor que estáconstantemente problematizando y reorganizando la cultura escolar, consolidando el aprendizaje de la docencia.Palabras clave: Aprendizaje de la Docencia. Educación Profesional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural.Universidade Federal do Maranhão2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/296810.18764/2178-2229.v21.n2.p.52-66Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 52-662178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2968/1568Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptaglin, Leila AdrianaBolzan, Doris Pires Vargas2017-01-23T13:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2968Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:42.567738Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
spellingShingle |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Baptaglin, Leila Adriana Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. Baptaglin, Leila Adriana Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. |
title_short |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_full |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_fullStr |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_full_unstemmed |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_sort |
PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
author |
Baptaglin, Leila Adriana |
author_facet |
Baptaglin, Leila Adriana Baptaglin, Leila Adriana Bolzan, Doris Pires Vargas Bolzan, Doris Pires Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Bolzan, Doris Pires Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptaglin, Leila Adriana Bolzan, Doris Pires Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. |
topic |
Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. |
description |
Este estudo objetiva aprofundar a discussão da cultura escolar como uma dimensão da aprendizagemda docência dos professores que trabalham nos cursos de Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada é denatureza qualitativa, com abordagem narrativa sociocultural. Tomamos por base, para a discussão da narrativa socioculturalos estudos de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para a discussão da aprendizagem da docência nos cursostécnicos de Ensino Médio integrado utilizamos os estudos de Forquin (1993) e Julia (2001). Nesta perspectiva, apartir da análise das narrativas docentes evidenciamos as dimensões da cultura escolar e da cultura docente comoconstituintes da Aprendizagem da docência. Neste ensaio procuramos aprofundar as discussões relativas à culturaescolar destacando seus eixos articuladores e elementos categoriais. Assim, é possível constatar, com base nasnarrativas, a existência de um habitus docente na cultura do professor que está constantemente problematizando ereorganizando a cultura escolar, consolidando a aprendizagem da docência.Palavras-chave: Aprendizagem da Docência. Educação Profissional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. INVESTIGATIVE PATHWAYS LEARNING ABOUT TEACHING IN INTEGRATEDSECONDARY EDUCATIONAbstract: This issue aims to deepen the discussion of school culture as a dimension of teachers’ learning thatwork in integrated high school courses. The methodology is qualitative in nature with sociocultural narrative approach.We take a basis for discussion about sociocultural narrative, based on Vygotsky’s studies (1995, 2003,2007). For a discussion of learning in teaching technical courses in high school we used integrated studies Forquin(1993) and Julia (2001). In this perspective, from the narratives teachers evidenced dimensions of school culture andteaching culture as a constituent of Learning of teaching. In this essay we seek to deepen discussions on schoolculture emphasizing their axes articulators and categorical elements Thus, it can be understood throught the studyof the narratives the existence of a teacher habitus in the culture of the teacher who is constantly questioning andrearranging the school culture, consolidating the learning of teaching.Keywords: Learning of teaching. Vocational Education. Technical courses. Sociocultural narrative. PERCURSOS INVESTIGATIVOS ACERCA DEL APRENDIZAJE DE LA DOCENCIAEN LA ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADAResumen: Este estudio objetiva profundizar la discusión de la cultura escolar como una dimensión del aprendizajede la docencia de los profesores que trabajan en los cursos de enseñanza media integrada. La metodología utilizadaes de naturaleza cualitativa con abordaje narrativa sociocultural. Tomamos por base, para la discusión de la narrativasociocultural los estudios de Vygotski (1995, 2003, 2007). Para la discusión del aprendizaje de la docencia enlos cursos técnicos de enseñanza media integrada utilizamos los estudios de Forquin (1993) y Julia (2001). En estaperspectiva, a partir del análisis de las narrativas docentes evidenciamos las dimensiones de la cultura escolar yde la cultura docente como constituyentes del Aprendizaje de la Docencia. En este ensayo procuramos profundizarlas discusiones relativas a la cultura escolar destacando sus ejes articuladores y elementos categoriales. Así, esposible constatar, con base en las narrativas, la existencia de un habitus docente en la cultura del profesor que estáconstantemente problematizando y reorganizando la cultura escolar, consolidando el aprendizaje de la docencia.Palabras clave: Aprendizaje de la Docencia. Educación Profesional. Cursos Técnicos. Narrativa Sociocultural. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2968 10.18764/2178-2229.v21.n2.p.52-66 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2968 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v21.n2.p.52-66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2968/1568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 52-66 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v21.n2 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1822181549825589248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18764/2178-2229.v21.n2.p.52-66 |