Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Darlan Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
Resumo: This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.
id UPM_8836b184ef7037da13f3560609b8882d
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24976
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-12-14T17:03:09Z2020-05-28T18:11:24Z2020-05-28T18:11:24Z2015-08-24ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino técnicotrajetórias de aprendizagem da docênciaformação docentedesenvolvimento profissional de docentesdocênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTrajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMizukami, Maria da Graca Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Andrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389http://lattes.cnpq.br/1443588837028100Rocha, Darlan Oliveirahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12048/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2942/5/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdftechnical educationteaching learning trajectoriesteacher trainingteachingreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/249762020-05-28 15:11:24.221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
spellingShingle Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
Rocha, Darlan Oliveira
ensino técnico
trajetórias de aprendizagem da docência
formação docente
desenvolvimento profissional de docentes
docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_full Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_fullStr Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_full_unstemmed Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
title_sort Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
author Rocha, Darlan Oliveira
author_facet Rocha, Darlan Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121396261196481
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272192785424412
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pagotto, Maria Dalva Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9325110092518389
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1443588837028100
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Darlan Oliveira
contributor_str_mv Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Pagotto, Maria Dalva Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ensino técnico
trajetórias de aprendizagem da docência
formação docente
desenvolvimento profissional de docentes
docência
topic ensino técnico
trajetórias de aprendizagem da docência
formação docente
desenvolvimento profissional de docentes
docência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-14T17:03:09Z
2020-05-28T18:11:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
identifier_str_mv ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177222333988864