Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976 |
Resumo: | This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied. |
id |
UPM_8836b184ef7037da13f3560609b8882d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24976 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-12-14T17:03:09Z2020-05-28T18:11:24Z2020-05-28T18:11:24Z2015-08-24ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.O presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessensino técnicotrajetórias de aprendizagem da docênciaformação docentedesenvolvimento profissional de docentesdocênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTrajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMizukami, Maria da Graca Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Andrade, Maria de Fátima Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389http://lattes.cnpq.br/1443588837028100Rocha, Darlan Oliveirahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12048/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2942/5/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdftechnical educationteaching learning trajectoriesteacher trainingteachingreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/249762020-05-28 15:11:24.221Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
spellingShingle |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio Rocha, Darlan Oliveira ensino técnico trajetórias de aprendizagem da docência formação docente desenvolvimento profissional de docentes docência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_full |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_fullStr |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
title_sort |
Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio |
author |
Rocha, Darlan Oliveira |
author_facet |
Rocha, Darlan Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121396261196481 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2272192785424412 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pagotto, Maria Dalva Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9325110092518389 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1443588837028100 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Darlan Oliveira |
contributor_str_mv |
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti Andrade, Maria de Fátima Ramos de Pagotto, Maria Dalva Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino técnico trajetórias de aprendizagem da docência formação docente desenvolvimento profissional de docentes docência |
topic |
ensino técnico trajetórias de aprendizagem da docência formação docente desenvolvimento profissional de docentes docência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-14T17:03:09Z 2020-05-28T18:11:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:11:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177222333988864 |