EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Luzia Roseli da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
DOI: 10.18764/2178-2229v30n3.2023.40
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19890
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente a literatura no Brasil, por meio de artigos científicos, livros ou capítulos de livro, monografias e dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, que utilizaram ou criaram livros paradidáticos para o ensino de estatística no ensino fundamental. Os bancos de dados pesquisados foram: o Portal de Domínio Público, Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, a partir do sistema de palavras-chave, Livro Paradidático como primeira opção (E) Estatística (E) Ensino Fundamental (E) Educação. Treze estudos foram considerados como resultados, no período de 2002 até 2021, e o software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise multidimensional a partir da organização em textos (corpus). Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa, a metodologia ou enfoque metodológico utilizado, o contexto em que foi desenvolvido e os tipos de estudo e áreas envolvidas e os principais resultados e conclusões. As pesquisas são voltadas a alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e desenvolvidas em programas de pós-graduação e seus respectivos grupos de pesquisa. Reforçamos que as pesquisas ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Além disso, é indicado tendência nas relações com o conhecimento experiencial e com o cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos conscientes do desenvolvimento da estatística.
id UFMA-5_e57307c7473c537f08b92e380b350c14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19890
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
spelling EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASILTHE USE AND CREATION OF PARADIDATIC FOR THE TEACHING OF STATISTICS IN ELEMENTARY SCHOOL IN BRAZILA UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASILLivro ParadidáticoEnsino de EstatísticaEnsino FundamentalPublicações CientíficasRevisão Sistemática de LiteraturaLibro paradidácticoEnseñanza de la EstadísticaEnseñanza fundamentalPublicaciones científicasRevisión Sistemática de la LiteraturaParadidactic BookTeaching StatisticsElementary SchoolScientific publicationsSystematic Review of LiteratureO objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente a literatura no Brasil, por meio de artigos científicos, livros ou capítulos de livro, monografias e dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, que utilizaram ou criaram livros paradidáticos para o ensino de estatística no ensino fundamental. Os bancos de dados pesquisados foram: o Portal de Domínio Público, Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, a partir do sistema de palavras-chave, Livro Paradidático como primeira opção (E) Estatística (E) Ensino Fundamental (E) Educação. Treze estudos foram considerados como resultados, no período de 2002 até 2021, e o software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise multidimensional a partir da organização em textos (corpus). Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa, a metodologia ou enfoque metodológico utilizado, o contexto em que foi desenvolvido e os tipos de estudo e áreas envolvidas e os principais resultados e conclusões. As pesquisas são voltadas a alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e desenvolvidas em programas de pós-graduação e seus respectivos grupos de pesquisa. Reforçamos que as pesquisas ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Além disso, é indicado tendência nas relações com o conhecimento experiencial e com o cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos conscientes do desenvolvimento da estatística.El objetivo de este trabajo fue analizar sistemáticamente la literatura en Brasil, a través de artículos científicos, libros o capítulos de libros, monografías y disertaciones y tesis de posgrado stricto sensu, que utilizaron o crearon libros paradidácticos para la enseñanza de la estadística en la escuela primaria. Las bases de datos investigadas fueron: Portal de Dominio Público, Scielo, Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) y Google Scholar, a partir de la palabra clave sistema, Libro Paradidáctico como primera opción (E) Estadística (E) Educación Primaria (E) Educación. Se consideraron como resultados trece estudios, de 2002 a 2021, y se utilizó el software IRaMuTeQ para el análisis multidimensional de la organización en textos (corpus). Cada texto fue elaborado considerando lo que se enfatizó en la investigación, la metodología o enfoque metodológico utilizado, el contexto en el que se desarrolló y los tipos de estudio y áreas involucradas y los principales resultados y conclusiones. Las encuestas están dirigidas a estudiantes y docentes de los años inicial y final de la enseñanza básica y se desarrollan en los programas de posgrado y sus respectivos grupos de investigación. Reforzamos que la investigación aún es incipiente, destacando la necesidad de más investigación. Además, se indica una tendencia en las relaciones con el conocimiento experiencial y con la vida cotidiana, contribuyendo a la formación de ciudadanos conscientes del desarrollo de la estadística.The objective of this work was to systematically analyze the literature in Brazil, through scientific articles, books or book chapters, monographs and dissertations and stricto sensu postgraduate theses, which used or created paradidactic books for the teaching of statistics in elementary school. The databases researched were: the Public Domain Portal, Scielo, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Google Scholar, from of the keyword system, Paradidactic Book as the first option (E) Statistics (E) Elementary School (E) Education. Thirteen studies were considered as results, from 2002 to 2021, and the IRaMuTeQ software was used for the multidimensional analysis from the organization in texts (corpus). Each text was prepared considering what was emphasized in the research, the methodology or methodological approach used, the context in which it was developed and the types of study and areas involved and the main results and conclusions. The surveys are aimed at students and teachers in the initial and final years of elementary school and developed in graduate programs and their respective research groups. We reinforce that research is still incipient, highlighting the need for more research. In addition, a trend is indicated in the relationships with experiential knowledge and with everyday life, contributing to the formation of citizens aware of the development of statistics.Universidade Federal do Maranhão2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1989010.18764/2178-2229v30n3.2023.40Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 55-802178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19890/12305http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Ailton Paulo deSantos, Luzia Roseli da Silva2024-03-02T13:15:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19890Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:25.949392Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
THE USE AND CREATION OF PARADIDATIC FOR THE TEACHING OF STATISTICS IN ELEMENTARY SCHOOL IN BRAZIL
A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
title EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
spellingShingle EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Livro Paradidático
Ensino de Estatística
Ensino Fundamental
Publicações Científicas
Revisão Sistemática de Literatura
Libro paradidáctico
Enseñanza de la Estadística
Enseñanza fundamental
Publicaciones científicas
Revisión Sistemática de la Literatura
Paradidactic Book
Teaching Statistics
Elementary School
Scientific publications
Systematic Review of Literature
Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Livro Paradidático
Ensino de Estatística
Ensino Fundamental
Publicações Científicas
Revisão Sistemática de Literatura
Libro paradidáctico
Enseñanza de la Estadística
Enseñanza fundamental
Publicaciones científicas
Revisión Sistemática de la Literatura
Paradidactic Book
Teaching Statistics
Elementary School
Scientific publications
Systematic Review of Literature
title_short EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
title_full EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
title_fullStr EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
title_full_unstemmed EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
title_sort EL USO Y CREACIÓN DE PARADIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL
author Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
author_facet Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Santos, Luzia Roseli da Silva
Santos, Luzia Roseli da Silva
author_role author
author2 Santos, Luzia Roseli da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Santos, Luzia Roseli da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Paradidático
Ensino de Estatística
Ensino Fundamental
Publicações Científicas
Revisão Sistemática de Literatura
Libro paradidáctico
Enseñanza de la Estadística
Enseñanza fundamental
Publicaciones científicas
Revisión Sistemática de la Literatura
Paradidactic Book
Teaching Statistics
Elementary School
Scientific publications
Systematic Review of Literature
topic Livro Paradidático
Ensino de Estatística
Ensino Fundamental
Publicações Científicas
Revisão Sistemática de Literatura
Libro paradidáctico
Enseñanza de la Estadística
Enseñanza fundamental
Publicaciones científicas
Revisión Sistemática de la Literatura
Paradidactic Book
Teaching Statistics
Elementary School
Scientific publications
Systematic Review of Literature
description O objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente a literatura no Brasil, por meio de artigos científicos, livros ou capítulos de livro, monografias e dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, que utilizaram ou criaram livros paradidáticos para o ensino de estatística no ensino fundamental. Os bancos de dados pesquisados foram: o Portal de Domínio Público, Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, a partir do sistema de palavras-chave, Livro Paradidático como primeira opção (E) Estatística (E) Ensino Fundamental (E) Educação. Treze estudos foram considerados como resultados, no período de 2002 até 2021, e o software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise multidimensional a partir da organização em textos (corpus). Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa, a metodologia ou enfoque metodológico utilizado, o contexto em que foi desenvolvido e os tipos de estudo e áreas envolvidas e os principais resultados e conclusões. As pesquisas são voltadas a alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e desenvolvidas em programas de pós-graduação e seus respectivos grupos de pesquisa. Reforçamos que as pesquisas ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Além disso, é indicado tendência nas relações com o conhecimento experiencial e com o cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos conscientes do desenvolvimento da estatística.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19890
10.18764/2178-2229v30n3.2023.40
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19890
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v30n3.2023.40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19890/12305
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 3, jul./set. 2023; 55-80
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1822181550740996096
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18764/2178-2229v30n3.2023.40