OLHARES SOBRE A LUDOTECA UNIVERSITÁRIA UFG/RC: mais do que um lugar em que crianças brincam
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11246 |
Resumo: | Neste artigo socializamos os resultados de uma pesquisa que tomou como objeto a Ludoteca do Curso de Educação Física na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC). A intenção foi compreendê-la a partir da tríplice visão de espaço de Henri Lefebvre (concebido, percebido e vivido). O percurso metodológico baseou-se na realização de uma pesquisa documental nos arquivos da Ludoteca e de entrevistas narrativas com duas ludotecárias, a quem chamamos de Ana e de Bia, e com a coordenadora, que denominamos Lua. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) e os resultados nos permitem compreender que os sentidos produzidos sobre a Ludoteca UFG possibilitam reconhecê-la como espaço que traz, na dimensão do concebido, marcas da universidade que a acolhe como política de extensão, mas que introjetam nela as possibilidades próprias do ensino e da pesquisa, enriquecendo-a e tornando-a espaço de formação. Pela dimensão do percebido o espaço da Ludoteca tem como marcas a coletividade, a partilha e a produção de subjetividades que transitam e exploram a reprodução do espaço social pela via da transmissão da cultura lúdica, das tradições e do repertório da infância quanto à produção do espaço que tem na transgressão, nas táticas e nas artes de fazer a chance de criação de novos roteiros de pessoa e de sociedade. Pela dimensão do vivido ela se estabelece como laboratório vivo, complexo, que tem em sua gênese a formação pela presença, pela memória, pela partilha e pela ludicidade que, incorporando os valores da universidade pública, alargam o entendimento da Ludoteca para muito além de ser meramente um “lugar em que criança brinca”.Palavras-chave: ludoteca universitária; espaço; educação.LOOKS ABOUT UNIVERSITY LODOTECA UFG/RC: more than where children place to playAbstractIn this article we socialized the results of a research that took place as a discipline of the Physical Education Course at the Federal University of Goias - Catalão. The intention was to understand from the vision of space of Henri Lefebvre (conceived, perceived and lived). The methodological course was based on the accomplishment of a documentary research in the archives of the Ludoteca and the accomplishment of narrative interviews with the playroom workers and the coordinator. The data were analyzed through content analysis (BARDIN, 1997) and the results allow us to perceive the senses produced on the UFG Playroom as a space that brings, in the dimension of the conceived, marks of the university that welcomes it as a extension policy, but which introduce in it the possibilities of teaching and research, enriching it and making it a space for formation. By the dimension of the perceived the space of the playroom has as collective marks the collective, the sharing and the production of subjectivities that transit and explore the reproduction of the social space by means of the transmission of the ludic culture, the traditions and the repertory of the childhood as the production of the space that has in the transgression, tactics and arts to make the chance to create new scripts of person and society. By the dimension of the lived it establishes itself as a living, complex laboratory that has in its genesis the formation by the presence, memory, sharing and playfulness that incorporating the values of the public university extend the understanding of the Labyrinth much more than merely being a "place in what a child plays. "Keywords: playroom; space; education.MIRADAS SOBRE LA LUDOTECA UNIVERSITARIA UFG \ RG: más que un lugar donde juegan los niñosResumenEn este artículo socializamos los resultados de una investigación que tomó como objeto la Ludoteca del Curso de Educación Física en la Universidad Federal de Goiás-Regional Catalán. La intención fue de comprenderla a partir de la triple visión de espacio de Henri Lefebvre (concebido, percibido y vivido). El recorrido metodológico se basó en la realización de una investigación documental en los archivos de la Ludoteca y en la realización de entrevistas narrativas con 02 ludotecas y la coordinadora. Los datos fueron analizados por medio del análisis de contenido (BARDIN, 1997) y los resultados nos permiten que los sentidos producidos sobre la Ludoteca UFG posibilitan reconocerla como espacio que trae, en la dimensión del concebido, marcas de la universidad que la acoge como política de extensión, pero que, introducen en ella las posibilidades propias de la enseñanza y de la investigación enriqueciéndola y haciéndola espacio de formación. Por la dimensión de lo percibido el espacio de la Ludoteca tiene como marcas la colectividad, el compartir y la producción de subjetividades que transitan y exploran la reproducción del espacio social por la vía de la transmisión de la cultura lúdica, de las tradiciones y del repertorio de la niñez en cuanto a la producción del espacio que tiene en la transgresión, en las tácticas y artes de hacer la oportunidad de crear nuevos itinerarios de persona y sociedad. Por la dimensión de lo vivido se establece como un laboratorio vivo, complejo, que tiene en su génesis la formación por la presencia, memoria, compartir y ludicidad que incorporando los valores de la universidad pública amplían el entendimiento de la Ludoteca para mucho más allá de ser meramente un "lugar en que niño juega ".Palabras clave: ludoteca universitaria; Espacio; educación. |
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Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) e os resultados nos permitem compreender que os sentidos produzidos sobre a Ludoteca UFG possibilitam reconhecê-la como espaço que traz, na dimensão do concebido, marcas da universidade que a acolhe como política de extensão, mas que introjetam nela as possibilidades próprias do ensino e da pesquisa, enriquecendo-a e tornando-a espaço de formação. Pela dimensão do percebido o espaço da Ludoteca tem como marcas a coletividade, a partilha e a produção de subjetividades que transitam e exploram a reprodução do espaço social pela via da transmissão da cultura lúdica, das tradições e do repertório da infância quanto à produção do espaço que tem na transgressão, nas táticas e nas artes de fazer a chance de criação de novos roteiros de pessoa e de sociedade. 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The data were analyzed through content analysis (BARDIN, 1997) and the results allow us to perceive the senses produced on the UFG Playroom as a space that brings, in the dimension of the conceived, marks of the university that welcomes it as a extension policy, but which introduce in it the possibilities of teaching and research, enriching it and making it a space for formation. By the dimension of the perceived the space of the playroom has as collective marks the collective, the sharing and the production of subjectivities that transit and explore the reproduction of the social space by means of the transmission of the ludic culture, the traditions and the repertory of the childhood as the production of the space that has in the transgression, tactics and arts to make the chance to create new scripts of person and society. 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Los datos fueron analizados por medio del análisis de contenido (BARDIN, 1997) y los resultados nos permiten que los sentidos producidos sobre la Ludoteca UFG posibilitan reconocerla como espacio que trae, en la dimensión del concebido, marcas de la universidad que la acoge como política de extensión, pero que, introducen en ella las posibilidades propias de la enseñanza y de la investigación enriqueciéndola y haciéndola espacio de formación. Por la dimensión de lo percibido el espacio de la Ludoteca tiene como marcas la colectividad, el compartir y la producción de subjetividades que transitan y exploran la reproducción del espacio social por la vía de la transmisión de la cultura lúdica, de las tradiciones y del repertorio de la niñez en cuanto a la producción del espacio que tiene en la transgresión, en las tácticas y artes de hacer la oportunidad de crear nuevos itinerarios de persona y sociedad. 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