Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3829 |
Resumo: | O presente trabalho consiste num projecto social de intervenção comunitária que prevê a construção de uma Ludoteca em Estarreja, destinada à actividade lúdica de crianças dos 0 aos 3 anos e seus familiares. Na infância, importa assegurar um ambiente familiar e social onde predomina um clima de segurança, afecto, alegria, responsabilidade e liberdade. Importa propiciar estímulos variados e reforçar as conquistas da criança. As brincadeiras são fonte de estímulo ao desenvolvimento da criança e também uma forma de expressão motora, cognitiva, afectiva e social podendo ser utilizadas como meio de aproximação nas relações entre pais e filhos. Embora exista um consenso social de que a actividade lúdica é fulcral no desenvolvimento humano, hoje existe cada vez mais entraves ao tempo de brincadeira das crianças em interacção com as figuras que lhe são mais significativas, normalmente pai e mãe. A ludoteca pode assumir-se como um espaço convivencial que permite o brincar, facilitando o fortalecimento de relações interpessoais positivas com essas figuras, bem como espaço de suporte às famílias, sobretudo as mais vulneráveis. |
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Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiarEducação pré-escolarDesenvolvimento das criançasCrianças em idade pré-escolarComportamento lúdico infantilRelações pais-filhosLudotecas - Estarreja (Portugal)O presente trabalho consiste num projecto social de intervenção comunitária que prevê a construção de uma Ludoteca em Estarreja, destinada à actividade lúdica de crianças dos 0 aos 3 anos e seus familiares. Na infância, importa assegurar um ambiente familiar e social onde predomina um clima de segurança, afecto, alegria, responsabilidade e liberdade. Importa propiciar estímulos variados e reforçar as conquistas da criança. As brincadeiras são fonte de estímulo ao desenvolvimento da criança e também uma forma de expressão motora, cognitiva, afectiva e social podendo ser utilizadas como meio de aproximação nas relações entre pais e filhos. Embora exista um consenso social de que a actividade lúdica é fulcral no desenvolvimento humano, hoje existe cada vez mais entraves ao tempo de brincadeira das crianças em interacção com as figuras que lhe são mais significativas, normalmente pai e mãe. A ludoteca pode assumir-se como um espaço convivencial que permite o brincar, facilitando o fortalecimento de relações interpessoais positivas com essas figuras, bem como espaço de suporte às famílias, sobretudo as mais vulneráveis.This work is a draft social community intervention that involves the building, in Estarreja, of a toy library for the recreational activity of children from zero to three years and their family. It should be ensured, in childhood, a family and social environment dominated a climate of security, affection, joy, freedom and responsibility. It provides various stimuli and reinforces the achievements of the child. The games are a source of stimulus to the development of the child and also a form of motor expression, cognitive, affective and social can be used as a means of rapprochement in relations between parents and children. Although there is a social consensus that the recreational activity is central to human development, today there is increasing barriers to children´s playtime interacting with the figures they are most significant, usually parents. The toy library can position itself as a convivial space that allows for play in facilitating the strengthening of positive interpersonal relationships with these figures, so as space and support to families, especially the most vulnerable.Universidade de Aveiro2011-07-20T15:55:11Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3829porEspanha, Ana Sofia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:48Zoai:ria.ua.pt:10773/3829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:56.092426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho consiste num projecto social de intervenção comunitária que prevê a construção de uma Ludoteca em Estarreja, destinada à actividade lúdica de crianças dos 0 aos 3 anos e seus familiares. Na infância, importa assegurar um ambiente familiar e social onde predomina um clima de segurança, afecto, alegria, responsabilidade e liberdade. Importa propiciar estímulos variados e reforçar as conquistas da criança. As brincadeiras são fonte de estímulo ao desenvolvimento da criança e também uma forma de expressão motora, cognitiva, afectiva e social podendo ser utilizadas como meio de aproximação nas relações entre pais e filhos. Embora exista um consenso social de que a actividade lúdica é fulcral no desenvolvimento humano, hoje existe cada vez mais entraves ao tempo de brincadeira das crianças em interacção com as figuras que lhe são mais significativas, normalmente pai e mãe. A ludoteca pode assumir-se como um espaço convivencial que permite o brincar, facilitando o fortalecimento de relações interpessoais positivas com essas figuras, bem como espaço de suporte às famílias, sobretudo as mais vulneráveis. |
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