A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maurício [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005
http://hdl.handle.net/11449/29842
Resumo: Este artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo<A NAME=top1></A><A HREF=#back1>1</A> à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu.
id UNSP_ab6307f100c468f893a9ff071926ca3d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29842
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A avaliação vista sob o aspecto da educação a distânciaLa evaluación bajo el aspecto de la educación a distanciaEvaluation from an EAD perspectiveAvaliação formativaConstrucionismoEducação a distânciaEvaluación formativaConstruccionismoEducación a distanciaFormative evaluationConstructionismDistance educationEste artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo<A NAME=top1></A><A HREF=#back1>1</A> à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu.Este artículo trata de la evaluación como un aspecto muy destacado en la educación, y que debe ser discutido en el marco de la Educación a Distancia (EaD). Luego, con base en nuestra experiencia como docentes y en el marco de un curso realizado totalmente a distancia, investigamos algunas interacciones ocurridas a lo largo del curso que se desarrolló teniendo en cuenta la teoría educacional Construccionista. Empleamos también esta teoría al elaborar nuestras ideas respecto al carácter de la evaluación frente a una concepción formativa, en un ambiente de EaD, en el que se valoro a todo tipo de interacciones. de hecho, unimos el Construccionismo a la Evaluación Formativa buscando el mejor desarrollo del proceso de aprendizaje en lugar de buscar una medida de aquello que un alumno pueda haber aprendido.This paper presents the assessment as an aspect, sufficiently important for the education in general, that also it must be thought and be discuss in front of the Distance Education. Thus, from our experience as professors and having for context a course fulfilled totally at distance, we analyzed some interactions that occurred during the course, which was developed having as north the constructionist educational theory. We also used this theory to elaborate our ideas regarding the character of the evaluation front of a formative conception, in an environment of Distance Education, which valued all the types of interaction. Then, we united the Constructionism with the Formative Evaluation, which aims to perfect the learning process of the pupil instead of measure what this learned.UNESPUNESPFundação CESGRANRIOUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Maurício [UNESP]Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]2014-05-20T15:15:58Z2014-05-20T15:15:58Z2006-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article57-76application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006.0104-4036http://hdl.handle.net/11449/2984210.1590/S0104-40362006000100005S0104-40362006000100005S0104-40362006000100005.pdf5990590753771856SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:24:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-16T06:24:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
La evaluación bajo el aspecto de la educación a distancia
Evaluation from an EAD perspective
title A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
spellingShingle A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
Rosa, Maurício [UNESP]
Avaliação formativa
Construcionismo
Educação a distância
Evaluación formativa
Construccionismo
Educación a distancia
Formative evaluation
Constructionism
Distance education
title_short A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
title_full A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
title_fullStr A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
title_full_unstemmed A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
title_sort A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
author Rosa, Maurício [UNESP]
author_facet Rosa, Maurício [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
author_role author
author2 Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maurício [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Construcionismo
Educação a distância
Evaluación formativa
Construccionismo
Educación a distancia
Formative evaluation
Constructionism
Distance education
topic Avaliação formativa
Construcionismo
Educação a distância
Evaluación formativa
Construccionismo
Educación a distancia
Formative evaluation
Constructionism
Distance education
description Este artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo<A NAME=top1></A><A HREF=#back1>1</A> à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
2014-05-20T15:15:58Z
2014-05-20T15:15:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006.
0104-4036
http://hdl.handle.net/11449/29842
10.1590/S0104-40362006000100005
S0104-40362006000100005
S0104-40362006000100005.pdf
5990590753771856
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005
http://hdl.handle.net/11449/29842
identifier_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006.
0104-4036
10.1590/S0104-40362006000100005
S0104-40362006000100005
S0104-40362006000100005.pdf
5990590753771856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
0,254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57-76
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650005258469376