DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Malusá, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12765
Resumo: Discutir a Docência Universitária nos cursos de Publicidade e Propaganda é poder contribuir para a formação profissional dos docentes publicitários. A presente pesquisa tem por objetivo estudar e analisar o grau de importância do processo de ensino e aprendizagem para os professores universitários de 22 universidades públicas que lecionam nos cursos de Publicidade e Propaganda.  Como aporte metodológico, dentro das abordagens quantitativas e qualitativas,  aplicou-se um instrumento de pesquisa dividido em três partes: I- Identificação dos sujeitos; II – Categoria de análise: Ensino e Aprendizagem e III – composta pela questão aberta “Como você facilita o ensino e aprendizagem de seus alunos?”. O resultado mostrou que o uso das abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem (Cognitivismo, humanismo e sócio-cultural) ilustra a prática docente dos professores que levam em conta os alunos para articular e o processo de ensino e aprendizagem. São indícios de que o professor publicitário busca conhecer as inovações que ocorrem na área, além de obter conhecimentos para saber ensinar.UNIVERSITY TEACHING: the process of teaching and learning in the Advertising and Propaganda coursesAbstractTo discuss University Teaching in the Advertising and Propaganda courses is to be able to contribute to the professional training of advertising teachers. This research  aims to study the importance of the teaching and learning process for university professors from 22 public universities in Brazil that teach in Advertising and Propaganda courses. As a methodological contribution, within the quantitative and qualitative approaches, a research instrument was applied in three parts: I- Identification of the subjects; II - Category of analysis: Teaching and Learning and III - composed by the open question "How do you facilitate the teaching and learning for your students?". The result showed that the use of innovative approaches to teaching and learning (Cognitivism, humanism and sociocultural) illustrates the teaching practice of teachers that take into account students to articulate and the process of teaching and learning. They are indications that the advertising teacher seeks to know the innovations that occur in the area, besides obtaining knowledge to know how to teach.Keywords: University Teaching; Advertising teacher; Teaching and Learning.DOCENCIA UNIVERSITARIA: el proceso de enseñanza y aprendizaje en los cursos de Publicidad y PropagandaResumenDiscutir la Docencia Universitaria en los cursos de Publicidad y Propaganda es poder contribuir para la formación profesional de los docentes publicitarios. La presente investigación tiene por objetivo estudiar y analizar el grado de importancia del proceso de enseñanza y aprendizaje para los profesores universitarios de 22 universidades públicas que enseñan en los cursos de Publicidad y Propaganda. Como aporte metodológico, dentro de los enfoques cuantitativos y cualitativos, se aplicó un instrumento de investigación dividido en tres partes: I- Identificación de los sujetos; II - Categoría de análisis: Enseñanza y Aprendizaje y III - compuesta por la cuestión abierta "¿Cómo usted facilita la enseñanza y el aprendizaje de sus alumnos?". El resultado mostró que el uso de los enfoques innovadores de enseñanza y aprendizaje (Cognitivismo, humanismo y sociocultural) ilustran la práctica docente de los profesores que tienen en cuenta sus alumnos para articular  el proceso de enseñanza y aprendizaje. Son indicios de que el profesor publicitario busca conocer las innovaciones que ocurren en el área, además de obtener conocimientos para saber enseñar.Palabras clave: Docencia Universitaria; Profesor publicitario; Enseñanza y Aprendizaje.
id UFMA-5_ef3831f0ec8a0cf468306edefaa4708e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12765
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e PropagandaDocência UniversitáriaProfessor-publicitárioEnsino e aprendizagemDiscutir a Docência Universitária nos cursos de Publicidade e Propaganda é poder contribuir para a formação profissional dos docentes publicitários. A presente pesquisa tem por objetivo estudar e analisar o grau de importância do processo de ensino e aprendizagem para os professores universitários de 22 universidades públicas que lecionam nos cursos de Publicidade e Propaganda.  Como aporte metodológico, dentro das abordagens quantitativas e qualitativas,  aplicou-se um instrumento de pesquisa dividido em três partes: I- Identificação dos sujeitos; II – Categoria de análise: Ensino e Aprendizagem e III – composta pela questão aberta “Como você facilita o ensino e aprendizagem de seus alunos?”. O resultado mostrou que o uso das abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem (Cognitivismo, humanismo e sócio-cultural) ilustra a prática docente dos professores que levam em conta os alunos para articular e o processo de ensino e aprendizagem. São indícios de que o professor publicitário busca conhecer as inovações que ocorrem na área, além de obter conhecimentos para saber ensinar.UNIVERSITY TEACHING: the process of teaching and learning in the Advertising and Propaganda coursesAbstractTo discuss University Teaching in the Advertising and Propaganda courses is to be able to contribute to the professional training of advertising teachers. This research  aims to study the importance of the teaching and learning process for university professors from 22 public universities in Brazil that teach in Advertising and Propaganda courses. As a methodological contribution, within the quantitative and qualitative approaches, a research instrument was applied in three parts: I- Identification of the subjects; II - Category of analysis: Teaching and Learning and III - composed by the open question "How do you facilitate the teaching and learning for your students?". The result showed that the use of innovative approaches to teaching and learning (Cognitivism, humanism and sociocultural) illustrates the teaching practice of teachers that take into account students to articulate and the process of teaching and learning. They are indications that the advertising teacher seeks to know the innovations that occur in the area, besides obtaining knowledge to know how to teach.Keywords: University Teaching; Advertising teacher; Teaching and Learning.DOCENCIA UNIVERSITARIA: el proceso de enseñanza y aprendizaje en los cursos de Publicidad y PropagandaResumenDiscutir la Docencia Universitaria en los cursos de Publicidad y Propaganda es poder contribuir para la formación profesional de los docentes publicitarios. La presente investigación tiene por objetivo estudiar y analizar el grado de importancia del proceso de enseñanza y aprendizaje para los profesores universitarios de 22 universidades públicas que enseñan en los cursos de Publicidad y Propaganda. Como aporte metodológico, dentro de los enfoques cuantitativos y cualitativos, se aplicó un instrumento de investigación dividido en tres partes: I- Identificación de los sujetos; II - Categoría de análisis: Enseñanza y Aprendizaje y III - compuesta por la cuestión abierta "¿Cómo usted facilita la enseñanza y el aprendizaje de sus alumnos?". El resultado mostró que el uso de los enfoques innovadores de enseñanza y aprendizaje (Cognitivismo, humanismo y sociocultural) ilustran la práctica docente de los profesores que tienen en cuenta sus alumnos para articular  el proceso de enseñanza y aprendizaje. Son indicios de que el profesor publicitario busca conocer las innovaciones que ocurren en el área, además de obtener conocimientos para saber enseñar.Palabras clave: Docencia Universitaria; Profesor publicitario; Enseñanza y Aprendizaje.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1276510.18764/2178-2229.v26n3p187-206Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 187-2062178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12765/6907Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrini, Igor Aparecido DallaquaMalusá, Silvana2019-11-25T19:28:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12765Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.605477Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
title DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
spellingShingle DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Docência Universitária
Professor-publicitário
Ensino e aprendizagem
title_short DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
title_full DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
title_fullStr DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
title_full_unstemmed DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
title_sort DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
author Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
author_facet Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Malusá, Silvana
author_role author
author2 Malusá, Silvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Malusá, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária
Professor-publicitário
Ensino e aprendizagem
topic Docência Universitária
Professor-publicitário
Ensino e aprendizagem
description Discutir a Docência Universitária nos cursos de Publicidade e Propaganda é poder contribuir para a formação profissional dos docentes publicitários. A presente pesquisa tem por objetivo estudar e analisar o grau de importância do processo de ensino e aprendizagem para os professores universitários de 22 universidades públicas que lecionam nos cursos de Publicidade e Propaganda.  Como aporte metodológico, dentro das abordagens quantitativas e qualitativas,  aplicou-se um instrumento de pesquisa dividido em três partes: I- Identificação dos sujeitos; II – Categoria de análise: Ensino e Aprendizagem e III – composta pela questão aberta “Como você facilita o ensino e aprendizagem de seus alunos?”. O resultado mostrou que o uso das abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem (Cognitivismo, humanismo e sócio-cultural) ilustra a prática docente dos professores que levam em conta os alunos para articular e o processo de ensino e aprendizagem. São indícios de que o professor publicitário busca conhecer as inovações que ocorrem na área, além de obter conhecimentos para saber ensinar.UNIVERSITY TEACHING: the process of teaching and learning in the Advertising and Propaganda coursesAbstractTo discuss University Teaching in the Advertising and Propaganda courses is to be able to contribute to the professional training of advertising teachers. This research  aims to study the importance of the teaching and learning process for university professors from 22 public universities in Brazil that teach in Advertising and Propaganda courses. As a methodological contribution, within the quantitative and qualitative approaches, a research instrument was applied in three parts: I- Identification of the subjects; II - Category of analysis: Teaching and Learning and III - composed by the open question "How do you facilitate the teaching and learning for your students?". The result showed that the use of innovative approaches to teaching and learning (Cognitivism, humanism and sociocultural) illustrates the teaching practice of teachers that take into account students to articulate and the process of teaching and learning. They are indications that the advertising teacher seeks to know the innovations that occur in the area, besides obtaining knowledge to know how to teach.Keywords: University Teaching; Advertising teacher; Teaching and Learning.DOCENCIA UNIVERSITARIA: el proceso de enseñanza y aprendizaje en los cursos de Publicidad y PropagandaResumenDiscutir la Docencia Universitaria en los cursos de Publicidad y Propaganda es poder contribuir para la formación profesional de los docentes publicitarios. La presente investigación tiene por objetivo estudiar y analizar el grado de importancia del proceso de enseñanza y aprendizaje para los profesores universitarios de 22 universidades públicas que enseñan en los cursos de Publicidad y Propaganda. Como aporte metodológico, dentro de los enfoques cuantitativos y cualitativos, se aplicó un instrumento de investigación dividido en tres partes: I- Identificación de los sujetos; II - Categoría de análisis: Enseñanza y Aprendizaje y III - compuesta por la cuestión abierta "¿Cómo usted facilita la enseñanza y el aprendizaje de sus alumnos?". El resultado mostró que el uso de los enfoques innovadores de enseñanza y aprendizaje (Cognitivismo, humanismo y sociocultural) ilustran la práctica docente de los profesores que tienen en cuenta sus alumnos para articular  el proceso de enseñanza y aprendizaje. Son indicios de que el profesor publicitario busca conocer las innovaciones que ocurren en el área, además de obtener conocimientos para saber enseñar.Palabras clave: Docencia Universitaria; Profesor publicitario; Enseñanza y Aprendizaje.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12765
10.18764/2178-2229.v26n3p187-206
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12765
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p187-206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12765/6907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 187-206
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880420708352