Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malusá, Silvana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Saramago de, Carcanholo, Flávia Pimenta, Mundim, Joice Silva Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370
Resumo: ResumoO artigo em questão tem, como foco principal, a docência universitária, enfatizando as concepções e dilemas dos docentes do Curso de Pedagogia em relação ao ensino da Matemática. O objetivo desse trabalho é estudar, identificar, analisar e descrever as principais ideias dos docentes do curso de Pedagogia a respeito da formação dos futuros professores que atuaram no ensino da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia do ensino da Matemática depende de uma formação qualificada, das práticas pedagógicas e de como é conduzido o processo educativo. Para essas questões, foi realizada uma entrevista com cinco docentes que atuam no Curso de Pedagogia, que responderam a seguinte questão: Quais são os saberes necessários que os alunos do Curso de Pedagogia precisam adquirir na sua formação para ensinar adequadamente Matemática na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir das respostas dos cinco sujeitos e de um contexto teórico, foi construída uma discussão sobre as concepções dos professores, em relação ao ensino da Matemática, no Curso de Pedagogia e realizadas algumas reflexões sobre o tema em questão. Esse trabalho, fruto da disciplina Docência no Ensino Superior (PGED032) ofertada pela Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Desenvolvimento profissional e docência universitária – saberes e práticas educativas.Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada. AbstractThe article in question has college teaching as the main focus, emphasizing the concepts and dilemmas of teachers in Education courses regarding the teaching of Mathematics. The goal of this article is to study, identify, analyze and describe the main ideas of teachers in Education courses regarding the training of future teachers that have taught Mathematics in Elementary school. The teaching methodology of Mathematics depends of qualified training of teaching practices and how the educational process is conducted. For these issues, an interview was conducted with five teachers in the Education course, who answered the following question: What is the necessary knowledge that students in Education courses must acquire in order to properly teach Mathematics during the first years of Elementary school? From the answers obtained from the five subjects and a theoretical context, a discussion was developed about teachers’ concepts regarding teaching Mathematics in elementary schools, and certain reflections were made about the theme in question. This study is fruit of the Higher Education Teaching (PGED032) discipline offered by the Research, Knowledge and Educational Practices Line linked to the Research Group, Professional development and college teaching – knowledge and educational practices. Keywords: College teaching. Professor training. Mathematics.  
id EDUL-1_91862573392d955bdfe162233add552a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/370
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy CoursesDocência UniversitáriaFormação de ProfessoresMatemática.Docência UniversitáriamatemáticaResumoO artigo em questão tem, como foco principal, a docência universitária, enfatizando as concepções e dilemas dos docentes do Curso de Pedagogia em relação ao ensino da Matemática. O objetivo desse trabalho é estudar, identificar, analisar e descrever as principais ideias dos docentes do curso de Pedagogia a respeito da formação dos futuros professores que atuaram no ensino da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia do ensino da Matemática depende de uma formação qualificada, das práticas pedagógicas e de como é conduzido o processo educativo. Para essas questões, foi realizada uma entrevista com cinco docentes que atuam no Curso de Pedagogia, que responderam a seguinte questão: Quais são os saberes necessários que os alunos do Curso de Pedagogia precisam adquirir na sua formação para ensinar adequadamente Matemática na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir das respostas dos cinco sujeitos e de um contexto teórico, foi construída uma discussão sobre as concepções dos professores, em relação ao ensino da Matemática, no Curso de Pedagogia e realizadas algumas reflexões sobre o tema em questão. Esse trabalho, fruto da disciplina Docência no Ensino Superior (PGED032) ofertada pela Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Desenvolvimento profissional e docência universitária – saberes e práticas educativas.Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada. AbstractThe article in question has college teaching as the main focus, emphasizing the concepts and dilemmas of teachers in Education courses regarding the teaching of Mathematics. The goal of this article is to study, identify, analyze and describe the main ideas of teachers in Education courses regarding the training of future teachers that have taught Mathematics in Elementary school. The teaching methodology of Mathematics depends of qualified training of teaching practices and how the educational process is conducted. For these issues, an interview was conducted with five teachers in the Education course, who answered the following question: What is the necessary knowledge that students in Education courses must acquire in order to properly teach Mathematics during the first years of Elementary school? From the answers obtained from the five subjects and a theoretical context, a discussion was developed about teachers’ concepts regarding teaching Mathematics in elementary schools, and certain reflections were made about the theme in question. This study is fruit of the Higher Education Teaching (PGED032) discipline offered by the Research, Knowledge and Educational Practices Line linked to the Research Group, Professional development and college teaching – knowledge and educational practices. Keywords: College teaching. Professor training. Mathematics.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 382-4032177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370/pdfMalusá, SilvanaOliveira, Guilherme Saramago deCarcanholo, Flávia PimentaMundim, Joice Silva Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/370Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
title Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
spellingShingle Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
Malusá, Silvana
Docência Universitária
Formação de Professores
Matemática.
Docência Universitária
matemática
title_short Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
title_full Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
title_fullStr Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
title_full_unstemmed Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
title_sort Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
author Malusá, Silvana
author_facet Malusá, Silvana
Oliveira, Guilherme Saramago de
Carcanholo, Flávia Pimenta
Mundim, Joice Silva Marques
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Saramago de
Carcanholo, Flávia Pimenta
Mundim, Joice Silva Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malusá, Silvana
Oliveira, Guilherme Saramago de
Carcanholo, Flávia Pimenta
Mundim, Joice Silva Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária
Formação de Professores
Matemática.
Docência Universitária
matemática
topic Docência Universitária
Formação de Professores
Matemática.
Docência Universitária
matemática
description ResumoO artigo em questão tem, como foco principal, a docência universitária, enfatizando as concepções e dilemas dos docentes do Curso de Pedagogia em relação ao ensino da Matemática. O objetivo desse trabalho é estudar, identificar, analisar e descrever as principais ideias dos docentes do curso de Pedagogia a respeito da formação dos futuros professores que atuaram no ensino da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia do ensino da Matemática depende de uma formação qualificada, das práticas pedagógicas e de como é conduzido o processo educativo. Para essas questões, foi realizada uma entrevista com cinco docentes que atuam no Curso de Pedagogia, que responderam a seguinte questão: Quais são os saberes necessários que os alunos do Curso de Pedagogia precisam adquirir na sua formação para ensinar adequadamente Matemática na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir das respostas dos cinco sujeitos e de um contexto teórico, foi construída uma discussão sobre as concepções dos professores, em relação ao ensino da Matemática, no Curso de Pedagogia e realizadas algumas reflexões sobre o tema em questão. Esse trabalho, fruto da disciplina Docência no Ensino Superior (PGED032) ofertada pela Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Desenvolvimento profissional e docência universitária – saberes e práticas educativas.Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada. AbstractThe article in question has college teaching as the main focus, emphasizing the concepts and dilemmas of teachers in Education courses regarding the teaching of Mathematics. The goal of this article is to study, identify, analyze and describe the main ideas of teachers in Education courses regarding the training of future teachers that have taught Mathematics in Elementary school. The teaching methodology of Mathematics depends of qualified training of teaching practices and how the educational process is conducted. For these issues, an interview was conducted with five teachers in the Education course, who answered the following question: What is the necessary knowledge that students in Education courses must acquire in order to properly teach Mathematics during the first years of Elementary school? From the answers obtained from the five subjects and a theoretical context, a discussion was developed about teachers’ concepts regarding teaching Mathematics in elementary schools, and certain reflections were made about the theme in question. This study is fruit of the Higher Education Teaching (PGED032) discipline offered by the Research, Knowledge and Educational Practices Line linked to the Research Group, Professional development and college teaching – knowledge and educational practices. Keywords: College teaching. Professor training. Mathematics.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 382-403
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351743762432