O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesqui, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4088
Resumo: Resumo: A busca pela definição de elementos que estabelecessem padrões mínimos do que consistiria qualidade da educação básica nacional ocupou lugar de destaque no campo educacional brasileiro por décadas. Este artigo tem o objetivo de destacar que o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 desestimula esta busca ao estabelecer legalmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como parâmetro de qualidade da educação básica nacional. Para desenvolver este argumento são analisadas, num primeiro procedimento, produções acadêmicas que antecedem o atual PNE e que têm por objeto de estudo desdobramentos do uso de indicadores estatísticos no campo educacional. Num segundo procedimento é analisada a meta 7 do atual PNE e algumas de suas estratégias cotejando-as com resultados de recentes pesquisas cujos objetivos se assemelham aos objetivos propostos pelas referidas estratégias. Os resultados das análises realizadas apontam para uma ampla desconsideração da produção acadêmica referente à qualidade da educação elaborada no período que antecede aprovação do atual PNE e que algumas práticas escolares cujos objetivos se assemelham aos objetivos propostos pelas estratégias analisadas tem produzido desdobramentos que não contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica. Palavras-chave: IDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica. THE IDEB AS BASIC EDUCATION QUALITY PARAMETER IN BRASIL: some concernsAbstract: The search for the definition of elements that establish minimum standards which would consist quality of the national basic education occupied a prominent place in the Brazilian educational field for decades. This article aims to highlight that the National Education Plan (PNE) 2014-2024 discourages this search to legally establish the Basic Education Development Index (IDEB) as a quality parameter of the national basic education. To develop this argument are analyzed in a first procedure, academic productions that precede the current PNE and who has study object the use of statistical indicators in the educational field. In a second procedure it has been analysed the goal 7 of the current PNE and some of their strategies comparing them with results of recent research whose objectives are similar to the objectives proposed by these strategies. The results of analyzes indicate a wide disregard of academic production related to the quality of the elaborate education in the period before approval of the current PNE and that some school practices whose goals are similar to those proposed by the strategies analyzed goals has produced outcomes that do not contribute to improving the quality of basic education.Keywords: IDEB. PNE. Educational quality. Basic education. El IDEB COMO PARÁMETRO DE CALIDAD DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN BRASIL: algunas preocupacionesResumen: La búsqueda de la definición de los elementos que establecen normas mínimas de calidad que consistiría en la educación básica nacional ocupó un lugar destacado en el campo de la educación brasileña durante décadas. Este artículo tiene como objetivo destacar que el Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024 desalienta esta busca por establecer legalmente el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB) como parámetro de calidad de la educación básica nacional. Para desarrollar este argumento se analizan en un primer procedimiento, producciones académicas que preceden al PNE actual y que poseen objeto de estudio por el uso de indicadores estadísticos en el campo educativo. En un segundo procedimiento es analizada la meta 7 del PNE actual y algunas de sus estrategias comparándolas con los resultados de recientes investigaciones cuyos objetivos son similares a los objetivos propuestos por estas estrategias. Los resultados de los análisis indican una gran desprecio de la producción académica relacionada con la calidad de la educación elaborada en el período antes de la aprobación del PNE actual y que algunas prácticas escolares cuyos objetivos son similares a los propuestos por las estrategias analizadas metas han producido resultados que no contribuyen a la mejora de la calidad de la educación básica.Palabras clave: IDEB. PNE. Calidad de educación. La educación básica.
id UFMA-5_fa0606107a35f72ae02d15e06a45ca68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4088
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupaçõesIDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica.Qualidade da educação básica nacionalResumo: A busca pela definição de elementos que estabelecessem padrões mínimos do que consistiria qualidade da educação básica nacional ocupou lugar de destaque no campo educacional brasileiro por décadas. Este artigo tem o objetivo de destacar que o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 desestimula esta busca ao estabelecer legalmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como parâmetro de qualidade da educação básica nacional. Para desenvolver este argumento são analisadas, num primeiro procedimento, produções acadêmicas que antecedem o atual PNE e que têm por objeto de estudo desdobramentos do uso de indicadores estatísticos no campo educacional. Num segundo procedimento é analisada a meta 7 do atual PNE e algumas de suas estratégias cotejando-as com resultados de recentes pesquisas cujos objetivos se assemelham aos objetivos propostos pelas referidas estratégias. Os resultados das análises realizadas apontam para uma ampla desconsideração da produção acadêmica referente à qualidade da educação elaborada no período que antecede aprovação do atual PNE e que algumas práticas escolares cujos objetivos se assemelham aos objetivos propostos pelas estratégias analisadas tem produzido desdobramentos que não contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica. Palavras-chave: IDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica. THE IDEB AS BASIC EDUCATION QUALITY PARAMETER IN BRASIL: some concernsAbstract: The search for the definition of elements that establish minimum standards which would consist quality of the national basic education occupied a prominent place in the Brazilian educational field for decades. This article aims to highlight that the National Education Plan (PNE) 2014-2024 discourages this search to legally establish the Basic Education Development Index (IDEB) as a quality parameter of the national basic education. To develop this argument are analyzed in a first procedure, academic productions that precede the current PNE and who has study object the use of statistical indicators in the educational field. In a second procedure it has been analysed the goal 7 of the current PNE and some of their strategies comparing them with results of recent research whose objectives are similar to the objectives proposed by these strategies. The results of analyzes indicate a wide disregard of academic production related to the quality of the elaborate education in the period before approval of the current PNE and that some school practices whose goals are similar to those proposed by the strategies analyzed goals has produced outcomes that do not contribute to improving the quality of basic education.Keywords: IDEB. PNE. Educational quality. Basic education. El IDEB COMO PARÁMETRO DE CALIDAD DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN BRASIL: algunas preocupacionesResumen: La búsqueda de la definición de los elementos que establecen normas mínimas de calidad que consistiría en la educación básica nacional ocupó un lugar destacado en el campo de la educación brasileña durante décadas. Este artículo tiene como objetivo destacar que el Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024 desalienta esta busca por establecer legalmente el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB) como parámetro de calidad de la educación básica nacional. Para desarrollar este argumento se analizan en un primer procedimiento, producciones académicas que preceden al PNE actual y que poseen objeto de estudio por el uso de indicadores estadísticos en el campo educativo. En un segundo procedimiento es analizada la meta 7 del PNE actual y algunas de sus estrategias comparándolas con los resultados de recientes investigaciones cuyos objetivos son similares a los objetivos propuestos por estas estrategias. Los resultados de los análisis indican una gran desprecio de la producción académica relacionada con la calidad de la educación elaborada en el período antes de la aprobación del PNE actual y que algunas prácticas escolares cuyos objetivos son similares a los propuestos por las estrategias analizadas metas han producido resultados que no contribuyen a la mejora de la calidad de la educación básica.Palabras clave: IDEB. PNE. Calidad de educación. La educación básica.Universidade Federal do Maranhão2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumentalapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/408810.18764/2178-2229.v23n3p88-99Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 88-992178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n3reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4088/3537Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessGesqui, Luiz Carlos2017-01-25T15:49:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4088Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:46.050803Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
title O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
spellingShingle O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
Gesqui, Luiz Carlos
IDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica.
Qualidade da educação básica nacional
title_short O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
title_full O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
title_fullStr O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
title_full_unstemmed O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
title_sort O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações
author Gesqui, Luiz Carlos
author_facet Gesqui, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesqui, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv IDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica.
Qualidade da educação básica nacional
topic IDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica.
Qualidade da educação básica nacional
description Resumo: A busca pela definição de elementos que estabelecessem padrões mínimos do que consistiria qualidade da educação básica nacional ocupou lugar de destaque no campo educacional brasileiro por décadas. Este artigo tem o objetivo de destacar que o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 desestimula esta busca ao estabelecer legalmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como parâmetro de qualidade da educação básica nacional. Para desenvolver este argumento são analisadas, num primeiro procedimento, produções acadêmicas que antecedem o atual PNE e que têm por objeto de estudo desdobramentos do uso de indicadores estatísticos no campo educacional. Num segundo procedimento é analisada a meta 7 do atual PNE e algumas de suas estratégias cotejando-as com resultados de recentes pesquisas cujos objetivos se assemelham aos objetivos propostos pelas referidas estratégias. Os resultados das análises realizadas apontam para uma ampla desconsideração da produção acadêmica referente à qualidade da educação elaborada no período que antecede aprovação do atual PNE e que algumas práticas escolares cujos objetivos se assemelham aos objetivos propostos pelas estratégias analisadas tem produzido desdobramentos que não contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica. Palavras-chave: IDEB. PNE. Qualidade educacional. Educação básica. THE IDEB AS BASIC EDUCATION QUALITY PARAMETER IN BRASIL: some concernsAbstract: The search for the definition of elements that establish minimum standards which would consist quality of the national basic education occupied a prominent place in the Brazilian educational field for decades. This article aims to highlight that the National Education Plan (PNE) 2014-2024 discourages this search to legally establish the Basic Education Development Index (IDEB) as a quality parameter of the national basic education. To develop this argument are analyzed in a first procedure, academic productions that precede the current PNE and who has study object the use of statistical indicators in the educational field. In a second procedure it has been analysed the goal 7 of the current PNE and some of their strategies comparing them with results of recent research whose objectives are similar to the objectives proposed by these strategies. The results of analyzes indicate a wide disregard of academic production related to the quality of the elaborate education in the period before approval of the current PNE and that some school practices whose goals are similar to those proposed by the strategies analyzed goals has produced outcomes that do not contribute to improving the quality of basic education.Keywords: IDEB. PNE. Educational quality. Basic education. El IDEB COMO PARÁMETRO DE CALIDAD DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN BRASIL: algunas preocupacionesResumen: La búsqueda de la definición de los elementos que establecen normas mínimas de calidad que consistiría en la educación básica nacional ocupó un lugar destacado en el campo de la educación brasileña durante décadas. Este artículo tiene como objetivo destacar que el Plan Nacional de Educación (PNE) 2014-2024 desalienta esta busca por establecer legalmente el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB) como parámetro de calidad de la educación básica nacional. Para desarrollar este argumento se analizan en un primer procedimiento, producciones académicas que preceden al PNE actual y que poseen objeto de estudio por el uso de indicadores estadísticos en el campo educativo. En un segundo procedimiento es analizada la meta 7 del PNE actual y algunas de sus estrategias comparándolas con los resultados de recientes investigaciones cuyos objetivos son similares a los objetivos propuestos por estas estrategias. Los resultados de los análisis indican una gran desprecio de la producción académica relacionada con la calidad de la educación elaborada en el período antes de la aprobación del PNE actual y que algunas prácticas escolares cuyos objetivos son similares a los propuestos por las estrategias analizadas metas han producido resultados que no contribuyen a la mejora de la calidad de la educación básica.Palabras clave: IDEB. PNE. Calidad de educación. La educación básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4088
10.18764/2178-2229.v23n3p88-99
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4088
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v23n3p88-99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4088/3537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. 3, set./dez. 2016; 88-99
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v23n3
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878386470912