O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5347 |
Resumo: | O artigo aborda o desenvolvimento do pensamento proporcional nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Em meados de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas. Estas escolas estavam inseridas num projeto comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Baseando-se na história cultural e na análise de conteúdo, analisaram-se a Segunda e a Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas paroquiais. Verificou-se que no estudo da regra de três simples direta foi explorada a dedução da unidade para a multiplicidade, a dedução da multiplicidade para a unidade e a dedução da multiplicidade para a multiplicidade. Estas formas de desenvolvimento do pensamento proporcional foram aplicadas na regra de três simples inversa, na regra de três composta, na repartição proporcional e na regra de companhia ou regra de sociedade. Observou-se ainda que a proposta pedagógica da Terceira Aritmética traz o estudo da regra de três simples e composta antes de desenvolver os conceitos de razão e de proporção.Palavras-chave: Pensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas.THE DEVELOPMENT OF THE PROPORTIONAL THINKING IN THE LUTHERAN PAROCHIAL SCHOOLS OF RIO GRANDE DO SUL IN THE FIRST HALF OF THE TWENTIETH CENTURYAbstract: The article discusses the development of the proportional thinking in the Lutheran parochial schools of Rio Grande do Sul in the first half of the twentieth century. In mid-1900, the Synod Evangelical Lutheran German of Missouri German, today Evangelical Lutheran Church of Brazil, started his mission in the gaucho German colonies, founding religious congregations and schools. These schools were included in a community project that sought to teach the mother tongue, the Mathematics, and cultural, social, and principally religious values. Based on the cultural history and content analysis, analyzing the Second and the Third Arithmetic of the Concordia series, edited by the Lutheran Church for their parochial schools. Verifying that in the study of three simple direct rule was exploited the deduction of the unit for the multiplicity, the deduction of the multiplicity for the unity and the deduction of the multiplicity for the multiplicity. These forms of development of the proportional thinking were applied in the three simple inverse rule, in the three composite rule, in the proportional apportioning and in the company rule or rule of society. It was also observed that the pedagogical proposal of the Third Arithmetic brings the study of the three simple rule and composed before developing the concepts of ratio and proportion.Keywords: Proportional Thinking. Mathematics Teaching. Lutheran Parochial Schools. EL DESARROLLO DEL PENSAMIENTO PROPORCIONAL EN LAS ESCUELAS PARROQUIALES LUTERANAS DEL RIO GRANDE DEL SUL EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XXResumen: El artículo aborda el desarrollo del pensamiento proporcional en las escuelas parroquiales luteranas del Rio Grande do Sul, en la primera mitad del siglo XX. En mediados de 1900, el Sínodo Evangelico Luterano Alemana del Missouri, hoy Iglesia Evangelica Luterana del Brasil, comenzó su misión en las colonias alemanas gauchas, fundando congregaciones religiosas y escuelas. Estas escuelas estaban incluidas en un proyecto comunitario que trataba de enseñar la lengua materna, la matemática, los valores sociales, los culturales y sobre todo los religiosos. Balseándose de la historia cultural y el análisis de contenido, se analizó la Segunda y la Tercera Aritmética de la serie Concordia, editado por la Iglesia Luterana para suyas escuelas parroquiales. Se encontró en esto estudio de la regla de tres simple directa fue explotado la deducción de la unidad a la multiplicidad, la deducción de la multiplicidad a la unidad y la deducción de la multiplicidad a la multiplicidad. Estas formas de desarrollo del pensamiento proporcional fueron aplicadas en la regla de tres simple inversa, en la regla de tres compuesta, en la repartición proporcional y en la regla de compañía o regla de la sociedad. Se observó todavía que la propuesta pedagógica de la Tercera Aritmética aporta el estudio de la regla de tres simple y compuesta antes de desarrollar los conceptos de razón y proporción.Palabras clave: Pensamiento Proporcional. Enseñanza de la Matemática. Escuelas Parroquiales Luteranas. |
id |
UFMA-5_fb54a98e88dd921383ba5242426a5671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5347 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXPensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas.O artigo aborda o desenvolvimento do pensamento proporcional nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Em meados de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas. Estas escolas estavam inseridas num projeto comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Baseando-se na história cultural e na análise de conteúdo, analisaram-se a Segunda e a Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas paroquiais. Verificou-se que no estudo da regra de três simples direta foi explorada a dedução da unidade para a multiplicidade, a dedução da multiplicidade para a unidade e a dedução da multiplicidade para a multiplicidade. Estas formas de desenvolvimento do pensamento proporcional foram aplicadas na regra de três simples inversa, na regra de três composta, na repartição proporcional e na regra de companhia ou regra de sociedade. Observou-se ainda que a proposta pedagógica da Terceira Aritmética traz o estudo da regra de três simples e composta antes de desenvolver os conceitos de razão e de proporção.Palavras-chave: Pensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas.THE DEVELOPMENT OF THE PROPORTIONAL THINKING IN THE LUTHERAN PAROCHIAL SCHOOLS OF RIO GRANDE DO SUL IN THE FIRST HALF OF THE TWENTIETH CENTURYAbstract: The article discusses the development of the proportional thinking in the Lutheran parochial schools of Rio Grande do Sul in the first half of the twentieth century. In mid-1900, the Synod Evangelical Lutheran German of Missouri German, today Evangelical Lutheran Church of Brazil, started his mission in the gaucho German colonies, founding religious congregations and schools. These schools were included in a community project that sought to teach the mother tongue, the Mathematics, and cultural, social, and principally religious values. Based on the cultural history and content analysis, analyzing the Second and the Third Arithmetic of the Concordia series, edited by the Lutheran Church for their parochial schools. Verifying that in the study of three simple direct rule was exploited the deduction of the unit for the multiplicity, the deduction of the multiplicity for the unity and the deduction of the multiplicity for the multiplicity. These forms of development of the proportional thinking were applied in the three simple inverse rule, in the three composite rule, in the proportional apportioning and in the company rule or rule of society. It was also observed that the pedagogical proposal of the Third Arithmetic brings the study of the three simple rule and composed before developing the concepts of ratio and proportion.Keywords: Proportional Thinking. Mathematics Teaching. Lutheran Parochial Schools. EL DESARROLLO DEL PENSAMIENTO PROPORCIONAL EN LAS ESCUELAS PARROQUIALES LUTERANAS DEL RIO GRANDE DEL SUL EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XXResumen: El artículo aborda el desarrollo del pensamiento proporcional en las escuelas parroquiales luteranas del Rio Grande do Sul, en la primera mitad del siglo XX. En mediados de 1900, el Sínodo Evangelico Luterano Alemana del Missouri, hoy Iglesia Evangelica Luterana del Brasil, comenzó su misión en las colonias alemanas gauchas, fundando congregaciones religiosas y escuelas. Estas escuelas estaban incluidas en un proyecto comunitario que trataba de enseñar la lengua materna, la matemática, los valores sociales, los culturales y sobre todo los religiosos. Balseándose de la historia cultural y el análisis de contenido, se analizó la Segunda y la Tercera Aritmética de la serie Concordia, editado por la Iglesia Luterana para suyas escuelas parroquiales. Se encontró en esto estudio de la regla de tres simple directa fue explotado la deducción de la unidad a la multiplicidad, la deducción de la multiplicidad a la unidad y la deducción de la multiplicidad a la multiplicidad. Estas formas de desarrollo del pensamiento proporcional fueron aplicadas en la regla de tres simple inversa, en la regla de tres compuesta, en la repartición proporcional y en la regla de compañía o regla de la sociedad. Se observó todavía que la propuesta pedagógica de la Tercera Aritmética aporta el estudio de la regla de tres simple y compuesta antes de desarrollar los conceptos de razón y proporción.Palabras clave: Pensamiento Proporcional. Enseñanza de la Matemática. Escuelas Parroquiales Luteranas.Universidade Federal do Maranhão2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/534710.18764/2178-2229.v23n2p89-106Cadernos de Pesquisa; v, 23, n. 2, maio/ago. 2016; 89-1062178-22290102-417510.18764/2178-2229.v23n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5347/3270Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2017-01-23T13:54:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5347Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:49.418737Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
title |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Kuhn, Malcus Cassiano Pensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas. |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
author |
Kuhn, Malcus Cassiano |
author_facet |
Kuhn, Malcus Cassiano Bayer, Arno |
author_role |
author |
author2 |
Bayer, Arno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Malcus Cassiano Bayer, Arno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas. |
topic |
Pensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas. |
description |
O artigo aborda o desenvolvimento do pensamento proporcional nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Em meados de 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas. Estas escolas estavam inseridas num projeto comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Baseando-se na história cultural e na análise de conteúdo, analisaram-se a Segunda e a Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas paroquiais. Verificou-se que no estudo da regra de três simples direta foi explorada a dedução da unidade para a multiplicidade, a dedução da multiplicidade para a unidade e a dedução da multiplicidade para a multiplicidade. Estas formas de desenvolvimento do pensamento proporcional foram aplicadas na regra de três simples inversa, na regra de três composta, na repartição proporcional e na regra de companhia ou regra de sociedade. Observou-se ainda que a proposta pedagógica da Terceira Aritmética traz o estudo da regra de três simples e composta antes de desenvolver os conceitos de razão e de proporção.Palavras-chave: Pensamento Proporcional. Ensino da Matemática. Escolas Paroquiais Luteranas.THE DEVELOPMENT OF THE PROPORTIONAL THINKING IN THE LUTHERAN PAROCHIAL SCHOOLS OF RIO GRANDE DO SUL IN THE FIRST HALF OF THE TWENTIETH CENTURYAbstract: The article discusses the development of the proportional thinking in the Lutheran parochial schools of Rio Grande do Sul in the first half of the twentieth century. In mid-1900, the Synod Evangelical Lutheran German of Missouri German, today Evangelical Lutheran Church of Brazil, started his mission in the gaucho German colonies, founding religious congregations and schools. These schools were included in a community project that sought to teach the mother tongue, the Mathematics, and cultural, social, and principally religious values. Based on the cultural history and content analysis, analyzing the Second and the Third Arithmetic of the Concordia series, edited by the Lutheran Church for their parochial schools. Verifying that in the study of three simple direct rule was exploited the deduction of the unit for the multiplicity, the deduction of the multiplicity for the unity and the deduction of the multiplicity for the multiplicity. These forms of development of the proportional thinking were applied in the three simple inverse rule, in the three composite rule, in the proportional apportioning and in the company rule or rule of society. It was also observed that the pedagogical proposal of the Third Arithmetic brings the study of the three simple rule and composed before developing the concepts of ratio and proportion.Keywords: Proportional Thinking. Mathematics Teaching. Lutheran Parochial Schools. EL DESARROLLO DEL PENSAMIENTO PROPORCIONAL EN LAS ESCUELAS PARROQUIALES LUTERANAS DEL RIO GRANDE DEL SUL EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XXResumen: El artículo aborda el desarrollo del pensamiento proporcional en las escuelas parroquiales luteranas del Rio Grande do Sul, en la primera mitad del siglo XX. En mediados de 1900, el Sínodo Evangelico Luterano Alemana del Missouri, hoy Iglesia Evangelica Luterana del Brasil, comenzó su misión en las colonias alemanas gauchas, fundando congregaciones religiosas y escuelas. Estas escuelas estaban incluidas en un proyecto comunitario que trataba de enseñar la lengua materna, la matemática, los valores sociales, los culturales y sobre todo los religiosos. Balseándose de la historia cultural y el análisis de contenido, se analizó la Segunda y la Tercera Aritmética de la serie Concordia, editado por la Iglesia Luterana para suyas escuelas parroquiales. Se encontró en esto estudio de la regla de tres simple directa fue explotado la deducción de la unidad a la multiplicidad, la deducción de la multiplicidad a la unidad y la deducción de la multiplicidad a la multiplicidad. Estas formas de desarrollo del pensamiento proporcional fueron aplicadas en la regla de tres simple inversa, en la regla de tres compuesta, en la repartición proporcional y en la regla de compañía o regla de la sociedad. Se observó todavía que la propuesta pedagógica de la Tercera Aritmética aporta el estudio de la regla de tres simple y compuesta antes de desarrollar los conceptos de razón y proporción.Palabras clave: Pensamiento Proporcional. Enseñanza de la Matemática. Escuelas Parroquiales Luteranas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5347 10.18764/2178-2229.v23n2p89-106 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5347 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v23n2p89-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5347/3270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v, 23, n. 2, maio/ago. 2016; 89-106 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v23n2 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874878522785792 |