OLODUM: cosmopolitismo híbrido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2922 |
Resumo: | O foco deste trabalho é o Bloco-Afro Olodum da Bahia, Brasil e a relação de sua música com o conceito de híbrido de García Canclini e a diáspora. Para essa análise são usadas gravações em CDs que vão de 1987 a 1995 onde melodia, ritmo e letras das músicas são tomadas como signos da posição africana do Olodum. Dentro desta análise outros conceitos vêm à tona como cosmopolitismo, exotismo e word beat que são trabalhados conjuntamente com o objetivo de entender melhor os processos inerentes a produção musical no contexto social. O embrião do presente trabalho foi elaborado dentro do programa de doutoramento em etnomusicologia da Universidade de Illlinois sob orientação do Dr. Thomas Turino, em um sentimento sobre diáspora. Palavras-chave: Hiridismo. Cosmopolitismo. Diáspora Africana. OlodumResumen El núcleo de este artículo es el Grupo Afro Olodum de Bahía, Brazil y la relación de su música con la diáspora y con el concepto híbrido de García Canclini. Para este análisis son utilizadas músicas en CDs de 1987 a 1995 en las cuales melodía, ritmo y letra son tomadas como signos de la posición africanista de Olodum. Dentro de este análisis otros conceptos como cosmopolitismo, exotismo, y world beat son trabajados conjuntamente con el objetivo de entender mejor los procesos inherentes a la producción musical en su contexto social. El embrión del presente artículo fue elaborado en el programa de doctorado en etnomusicologia de la Universidad de Illlinois, bajo la orientación del Dr. Thomas Turino, en el seminario sobre diásporas. Palabras claves: Hibridismo. Cosmopolitismo. Diáspora Africana. OlodumAbstract The focus in this pape ris the Bloco-afro Olodum from Bahía, Brazil and the relationship of its music with García Canclini’s concept of hybrid and the diaspora. In this case, recordings on Cd’s from 1987 to 1995 are used, which melody, rhythm and lyrics of the songs are taken as signs of Olodum’s Africanist position. In this analysis, others concepts come up such as cosmopolitanism, exoticism and world beat that are worked entirely with the goal to better understand the inherent process to the musical production in the social context. The sketch of this work was drawn in Ph.D Programo f Entnomusicology of the University of Illlinois under Dr. Thomas Turino’s supervision, in a seminary about Diasporas. Keywords: Hybridism. Cosmopolitanism. African Diaspora. Olodum |
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