A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, hélio Márcio Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16804
Resumo: Este artigo pretende investigar as relações entre memória, ficção e história no romance Eu, Tituba Bruxa Negra de Salém, de Maryse Condé (2020). Em nossa perspectiva, consideramos a literatura como possibilidade de narrar a vida de sujeitos que foram silenciados pelos registros oficiais (RAMOS; MELO, 2013). Assim, face ao silêncio que recai sobre os sujeitos escravizados, nossa hipótese é a de que a literatura de Maryse Condé mobiliza elementos ficcionais para preencher algumas lacunas da história, em busca da memória desses sujeitos silenciados no processo de colonização. Para tanto, toma alguns registros oficiais como ponto de partida e, ao fazê-lo, desloca certezas e questiona as narrativas oficiais sobre o passado, já cristalizadas, elaboradas a partir da visão dos colonizadores. Maryse Condé debruça-se sobre os vazios da memória para, por meio do exercício da ficção, preenchê-los de narrativa e existência, o que nos parece uma hipótese razoável para a obra selecionada. Assim, nossos objetivos são: 1) analisar a produção ficcional que questiona a história oficial; 2) investigar a representação de Tituba; e 3) discutir a relação entre memória, ficção e história em Condé (2020). Nosso trabalho se inscreve no campo dos Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, a partir de Quijano (2009), Maldonado-Torres (2009), Said (1995; 2007), Roeber (2004) e Ramos e Melo (2013). Os resultados apontam para uma releitura dos processos coloniais como possiblidade de questionar as narrativas hegemônicas a partir da literatura.Palavras-Chave: Literatura. Tituba. Memória.Abstract:This essay aims to analyze the relations among fiction, history and memory based on the novel I, Tituba Black Witch of Salem, by Maryse Condé. Here, literature is understood as a way of creating new reading about the colonial past in order to contest the official narrative. This way, considering the silence upon enslaved subjects’ history, my hypothesis takes into account Maryse Conde’s literature as a possible fictional element producer in order to rescue African-Descendants memory. For achieving this, Condé uses official registered information as an initial writing marker. Through this strategic work she makes questions and brings other interpretation about the past related by colonizers’ point of view. Maryse Condé’s perspective puts the focus of her masterpiece on an enslaved black woman to narrate her history since her own voice. This way, my goals are: 1) analyzing Condé’s fiction writing uses to fill the gap about the history of enslaved African descendants’ people; 2) investigating the relation among fiction, memory and history; and 3) discussing Tituba’s representation in the novel. It is a bibliographic work based on the Post-Colonial and Decolonial studies since Quijano (2009); Maldonado-Torres (2009); Said (1995; 2007); Roeber (2004); Ramos & Melo (2013). This way, the results suggest an emergent re-reading perspective about the colonial process able to question some crystallized truths upon the slavery period since the fiction in order to consider black people’s perspective as a central one for understanding that period.Keywords: Literature. Tituba. Memory.
id UFMA-6_e8e6f532ef1168421fc79d2db19a1a36
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16804
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonialLiteraturaTitubaMemória.Este artigo pretende investigar as relações entre memória, ficção e história no romance Eu, Tituba Bruxa Negra de Salém, de Maryse Condé (2020). Em nossa perspectiva, consideramos a literatura como possibilidade de narrar a vida de sujeitos que foram silenciados pelos registros oficiais (RAMOS; MELO, 2013). Assim, face ao silêncio que recai sobre os sujeitos escravizados, nossa hipótese é a de que a literatura de Maryse Condé mobiliza elementos ficcionais para preencher algumas lacunas da história, em busca da memória desses sujeitos silenciados no processo de colonização. Para tanto, toma alguns registros oficiais como ponto de partida e, ao fazê-lo, desloca certezas e questiona as narrativas oficiais sobre o passado, já cristalizadas, elaboradas a partir da visão dos colonizadores. Maryse Condé debruça-se sobre os vazios da memória para, por meio do exercício da ficção, preenchê-los de narrativa e existência, o que nos parece uma hipótese razoável para a obra selecionada. Assim, nossos objetivos são: 1) analisar a produção ficcional que questiona a história oficial; 2) investigar a representação de Tituba; e 3) discutir a relação entre memória, ficção e história em Condé (2020). Nosso trabalho se inscreve no campo dos Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, a partir de Quijano (2009), Maldonado-Torres (2009), Said (1995; 2007), Roeber (2004) e Ramos e Melo (2013). Os resultados apontam para uma releitura dos processos coloniais como possiblidade de questionar as narrativas hegemônicas a partir da literatura.Palavras-Chave: Literatura. Tituba. Memória.Abstract:This essay aims to analyze the relations among fiction, history and memory based on the novel I, Tituba Black Witch of Salem, by Maryse Condé. Here, literature is understood as a way of creating new reading about the colonial past in order to contest the official narrative. This way, considering the silence upon enslaved subjects’ history, my hypothesis takes into account Maryse Conde’s literature as a possible fictional element producer in order to rescue African-Descendants memory. For achieving this, Condé uses official registered information as an initial writing marker. Through this strategic work she makes questions and brings other interpretation about the past related by colonizers’ point of view. Maryse Condé’s perspective puts the focus of her masterpiece on an enslaved black woman to narrate her history since her own voice. This way, my goals are: 1) analyzing Condé’s fiction writing uses to fill the gap about the history of enslaved African descendants’ people; 2) investigating the relation among fiction, memory and history; and 3) discussing Tituba’s representation in the novel. It is a bibliographic work based on the Post-Colonial and Decolonial studies since Quijano (2009); Maldonado-Torres (2009); Said (1995; 2007); Roeber (2004); Ramos & Melo (2013). This way, the results suggest an emergent re-reading perspective about the colonial process able to question some crystallized truths upon the slavery period since the fiction in order to consider black people’s perspective as a central one for understanding that period.Keywords: Literature. Tituba. Memory.Universidade Federal do Maranhão2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16804Revista Brasileira do Caribe; v. 20, n. 38, jan./jun. 2019: DOSSIÊ: A terceira margem do grande Caribe1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16804/9015Copyright (c) 2021 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, hélio Márcio Nunes2021-05-10T14:04:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16804Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2021-05-10T14:04:22Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
title A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
spellingShingle A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
Lacerda, hélio Márcio Nunes
Literatura
Tituba
Memória.
title_short A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
title_full A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
title_fullStr A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
title_full_unstemmed A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
title_sort A FICÇÃO DO CARIBE: Tituba e a invenção do mundo colonial
author Lacerda, hélio Márcio Nunes
author_facet Lacerda, hélio Márcio Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, hélio Márcio Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Tituba
Memória.
topic Literatura
Tituba
Memória.
description Este artigo pretende investigar as relações entre memória, ficção e história no romance Eu, Tituba Bruxa Negra de Salém, de Maryse Condé (2020). Em nossa perspectiva, consideramos a literatura como possibilidade de narrar a vida de sujeitos que foram silenciados pelos registros oficiais (RAMOS; MELO, 2013). Assim, face ao silêncio que recai sobre os sujeitos escravizados, nossa hipótese é a de que a literatura de Maryse Condé mobiliza elementos ficcionais para preencher algumas lacunas da história, em busca da memória desses sujeitos silenciados no processo de colonização. Para tanto, toma alguns registros oficiais como ponto de partida e, ao fazê-lo, desloca certezas e questiona as narrativas oficiais sobre o passado, já cristalizadas, elaboradas a partir da visão dos colonizadores. Maryse Condé debruça-se sobre os vazios da memória para, por meio do exercício da ficção, preenchê-los de narrativa e existência, o que nos parece uma hipótese razoável para a obra selecionada. Assim, nossos objetivos são: 1) analisar a produção ficcional que questiona a história oficial; 2) investigar a representação de Tituba; e 3) discutir a relação entre memória, ficção e história em Condé (2020). Nosso trabalho se inscreve no campo dos Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, a partir de Quijano (2009), Maldonado-Torres (2009), Said (1995; 2007), Roeber (2004) e Ramos e Melo (2013). Os resultados apontam para uma releitura dos processos coloniais como possiblidade de questionar as narrativas hegemônicas a partir da literatura.Palavras-Chave: Literatura. Tituba. Memória.Abstract:This essay aims to analyze the relations among fiction, history and memory based on the novel I, Tituba Black Witch of Salem, by Maryse Condé. Here, literature is understood as a way of creating new reading about the colonial past in order to contest the official narrative. This way, considering the silence upon enslaved subjects’ history, my hypothesis takes into account Maryse Conde’s literature as a possible fictional element producer in order to rescue African-Descendants memory. For achieving this, Condé uses official registered information as an initial writing marker. Through this strategic work she makes questions and brings other interpretation about the past related by colonizers’ point of view. Maryse Condé’s perspective puts the focus of her masterpiece on an enslaved black woman to narrate her history since her own voice. This way, my goals are: 1) analyzing Condé’s fiction writing uses to fill the gap about the history of enslaved African descendants’ people; 2) investigating the relation among fiction, memory and history; and 3) discussing Tituba’s representation in the novel. It is a bibliographic work based on the Post-Colonial and Decolonial studies since Quijano (2009); Maldonado-Torres (2009); Said (1995; 2007); Roeber (2004); Ramos & Melo (2013). This way, the results suggest an emergent re-reading perspective about the colonial process able to question some crystallized truths upon the slavery period since the fiction in order to consider black people’s perspective as a central one for understanding that period.Keywords: Literature. Tituba. Memory.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16804
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/16804/9015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 20, n. 38, jan./jun. 2019: DOSSIÊ: A terceira margem do grande Caribe
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321224287256576